Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Deputado Arthur Lira em 2016 (cropped)

— O presidente da Câmara, Rodrigo Maia , e o candidato do PP a sua sucessão, Arthur Lira, que levantou o tom, , bateram boca durante reunião de líderes nesta segunda-feira após a Mesa ter aceitado o registro do bloco de Baleia Rossi . Segundo Lira, Baleia perdeu o prazo, que era até o meio-dia, para fazer o registro. Ainda que o PT, que aderiu ao bloco de Baleia, só registrou seu suporte seis minutos após o prazo expirar, o candidato apoiado pelo Planalto afirma. O PP chegou a ameaçar ir ao Supremo, mas após o Republicanos, que apoia Lira, abrir mão de uma vaga na Mesa, a ação não será protocolada. Bela Megale: Rodrigo Maia declara a aliados que tem que deixar partido Durante a reunião de líderes, da qual participaram Lira e Maia, houve bate-boca, segundo relato de presentes., e Rodrigo Maia perguntou se o oponente «pensava que estava em Alagoas». Ao que Lira respondeu: — E você está pensando que está no morro de Cariacica? O líder do PL e aliado de Lira, Wellington Roberto , bateu na mesa e declarou que eles não iriam participar do debate naqueles termos. Os apoiadores do candidato do PP abandonaram a reunião em seguida. — O presidente Rodrigo Maia não é proprietário brasileiro. Rodrigo perdeu a condição moral, ética e pessoal de governar esse processo. Ele tem que ser afastado urgentemente pelo STF do processo . Lógico que não vou pedir o deferimento da votação – declarou Lira, visto como favorito no pleito. Leia: Como o novo domo do Congresso vai influir governo e política Presidente nacional do Republicanos, que integra o bloco de Lira, Marcos Pereira endossou as críticas. — Como é que um presidente preside uma votação com total parcialidade? O que Rodrigo está fazendo é um achaque à democracia bde Brasil Tanto que ele declara: «o nosso bloco». Eles perderam o prazo para registrar o bloco. O PT só aderiu ao bloco 12h06m, após o prazo expirar. Nós saímos todos da votação em protesto. Não aceitaremos desse jeito. Vamos nos reunir para decidir o que fazer. O STF é uma alternativa. A não oficialização do bloco de Baleia faria com que, além de deixar de contar com o suporte oficial do PT, maior partido da Casa, Baleia não possa selecionar que posições seus aliados vão ocupar na mesa diretora da Câmara em caso de triunfo. A eleição para a presidência da Câmara é secreta e está calculada para acontecer na noite desta segunda-feira.

Faz 1 mês, os dois conservaram a postura de a campanha, ontem. Pacheco esteve em um almoço com outros 30 parlamentares promovido pelo senador Weverton Rocha , líder do oposicionista PDT. Simone, por sua vez, passou o tempo com a família, mais reclusa, e conversou com o ex-senador Pedro Simon por telefone.Rodrigo Pacheco recebeu uma declaração pública de “camaradagem” de Bolsonaro e teve integrantes do governo articulando em seu favor, mas recebeu também o apoio da oposição. Sua liderança ficou tão folgada em relação a Simone Tebet que o partido dela decidiu na semana passada liberar a bancada para negociar posições na Mesa Diretora. info-senado-apoios-08-01-2021A informação foi publicada na noite deste domingo pelo G1 e confirmada ao GLOBO por parlamentares que presenciaram o diálogo.Desde analisar processos de impeachment contra ele até controlar a pauta de eleições, os poderes de um presidente da Câmara são capazes de definir a herança de um presidente da República. Lira disputa com Baleia Rossi , candidato de Rodrigo Maia . No Senado, Rodrigo Pacheco tem o respaldo do Planalto no enfrentamento com Simone Tebet .

Na quarta-feira 20 de janeiro Dos 46 deputados da bancada federal do Rio de Janeiro, 22 estiveram presentes no acontecimento do governador em exercício Cláudio Castro em suporte à candidatura de Arthur Lira à presidência da Câmara, , no Palácio Guanabara.

Arthur César Pereira de Lira é um advogado, agropecuarista, empresário e político brasileiro, filiado ao Progressistas .

A Maia é um município de Portugal pertencente ao distrito do Porto, Região Norte e sub-região da Área Metropolitana do Porto, com 40 134 moradores no seu perímetro urbano .

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Presidência da Câmara: Maia e Lira batem boca em reunião após bloco de Baleia ser aceito
>>>>>Aliados de Bolsonaro, Lira e Pacheco chegam com vantagem para a eleição no Congresso nesta segunda-feira – February 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Bolsonaro recua e diz que não pretende criar novos ministérios para abrigar aliados do Centrão – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Após revés no DEM, Maia diz que pode abrir impeachment contra Bolsonaro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Entenda em 5 pontos por que Bolsonaro se empenha para eleger Arthur Lira presidente da Câmara – February 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Baleia Rossi diz que quer ser presidente de uma Câmara ‘que não se vende por 30 moedas’ – January 28, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Após Bolsonaro admitir interferência, Lira diz que ‘ninguém influi’ na presidência da Câmara – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ministros de Bolsonaro são exonerados para votarem em eleição na Câmara – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Arthur Lira 98 0 PERSON 10 (tacit) ele/ela (referent: Lira): 3, Arthur_Lira: 2, Lira: 5
2 Rodrigo Pacheco 110 0 PERSON 7 Pacheco: 2, Rodrigo_Pacheco: 1, ele (referent: Rodrigo): 1, Rodrigo: 1, O presidente Rodrigo_Maia: 1, Rodrigo_Maia: 1
3 eu 0 0 NONE 7 (tacit) eu: 7
4 Maia 0 0 PLACE 6 (tacit) ele/ela (referent: Maia): 3, Maia: 2, A Maia: 1
5 Simone Tebet 0 50 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Simone): 1, Simone: 1, Simone_Tebet: 2, (tacit) ele/ela (referent: Simone_Tebet): 1
6 prazo 0 0 NONE 4 o prazo: 4
7 Baleia 0 0 PERSON 3 Baleia_Rossi: 1, Baleia: 2
8 PT 0 0 ORGANIZATION 3 o PT: 2, O PT: 1
9 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 2, Nós: 1
10 PP 0 30 ORGANIZATION 2 O PP: 1, o PP: 1