Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Leda Nagle

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro , desembargador Claudio de Mello Tavares, que a ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro na segunda-feira dava o prazo de dez dias para a prefeitura fazer as adequações necessárias, atendeu a um pedido da prefeitura de Niterói e interrompeu a liminar que determinava a imedita volta às aulas presenciais de todas as escolas do município da Região Metropolitana. A resolução do desembargador vigorará até o tráfego em julgado da resolução de mérito na ação principal.

Ao recorrer da medida na primeira instância, a prefeitura de Niterói afirmou que o regresso às atividades escolares acarretaria noaaampliaçãossignificativae ddescontroladade casos de Covid-19, o que poderia «gerar o esgotamento do Sistema de Saúde Municipal e o óbito de pessoas».

A análise dos dados foi feita a partir do levantamento do consórcio de veículos de jornalismo formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde.

Covid-19: Estado assumirá Hospital de Campanha do Riocentro, declara ‘RJTV’

RJTV, conhecido por RJ1 e Rj2, é um telejornal local das cidades brasileiro e do mundo apresentado pela TV Globo Internacional em duas edições nos horários destinados ao Praça TV, horário dedicado aa imprensa local gerada por emissoras próprias e afiliadas veiculado de segunda a sábado, ao meio-dia e nas 19h10min.

Tavares evidenciou na resolução, que «o guerrazinha à pandemia e o ônus da política de cguerrazinhaà Covid-19 é do Poder Executivo» e derealçou auampliaçãoe casos da doenfermidadeo estado como argumento para adprotelar reregresso»O Município de Niterói – assim como a Capital e todo o Estado do Rio de Janeiro – vem observando uma ampliação substancial no número de casos registrados de Covid e, sobretudo, de internações nas clínicas públicas e privadas no Município, tendo em conta que o número de leitos hospitalares de UTI ocupados no último mês ampliou em 72% , e o de leitos clínicos, em 106%».

A resolução sobre a volta das atividades presenciais nas escolas não é consenso também entre os profissionais da área. O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro declara que consente com o MPRJ e que a dinâmica vigente da flexibilização na cidade não condiz com a prioridade que a educação teria que ter. «Esperamos que os outros municípios do Estado sigam esse mesmo percurso. Senão pela vontade das prefeituras, pela resolução da Justiça», declara a nota.

Alerta: Demanda por exames de Covid-19 amplia em até 80% nos laboratórios do Rio

A demanda por leito na rede saltou 93% em quatro semanas: entre 18 e 24 de outubro, tinham sido requisitadas 540 vagas. Desde que não sejam oncológicas ou bariátricas, o quadro constatado pelo jornal foi o que levou as autoridades federais, estaduais e municipais a deflagrarem nesta segunda-feira um plano de ação rápida, em que interrompem cirurgias eletivas — entre outras — e ofertam mais 214 vagas para pacientes com a enfermidade.

— Nada mudou: ventilação, estratégias para distanciamento, toalete adaptados, monitoramento e vigilância, inspeção sanitária e desinfecção. Os equipamentos de proteção têm que ser somente mais uma promessa. A realidade da escola pública é ausência de papel higiênico, sabão líquido e papel para secar as mãos durante todo ano letivo. Voltar como? — questiona.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Presidente do TJRJ interrompe volta às aulas presenciais em Niterói
>>>>>Covid-19: Rio já tem demanda de pacientes para UTI maior do que a quantidade de leitos – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 desembargador Claudio_de_Mello_Tavares 0 0 OTHER 4 (tacit) ele/ela (referent: desembargador Claudio_de_Mello_Tavares): 3, desembargador Claudio_de_Mello_Tavares: 1
2 Paulo O Estado de S. 0 0 PERSON 3 O_GLOBO: 1, (tacit) ele/ela (referent: O_GLOBO): 1, O_Estado_de_S._Paulo: 1
3 ação 130 0 NONE 2 ação rápida: 1, a ação principal: 1
4 prioridade 60 0 NONE 2 a prioridade: 2
5 RJTV 0 0 ORGANIZATION 2 RJTV: 2
6 Tavares 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Tavares): 1, Tavares: 1
7 decisão 0 0 NONE 2 A decisão: 1, a decisão: 1
8 estado 0 0 PLACE 2 o Estado: 1, Estado: 1
9 imprensa 0 0 NONE 2 imprensa: 1, o jornalismo local gerado: 1
10 liminar 0 0 NONE 2 liminar: 2