Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Claudio Castro como Vice Governador do Rio de Janeiro

Nos últimos dias o governador do Rio, Cláudio Castro , se reuniu com prefeitos que o apoiam na disputa eleitoral e concedeu reajuste para policiais, agilizando a pré-campanha à reeleição. Agora correligionário de Jair Bolsonaro, Castro, que tentava se posicionar como candidato de centro, sem vinculação direta com o presidente, posou exclusivamente ao lado de políticos de partidos que conservam afinidade com o titular palatino.

Faz 3 meses, como O GLOBO publicou, integrantes de o Ministério da Economia avaliam que o pacote de austeridade aprovado tem problemas que atrapalham as negociações com a União. Um dos pontos realçados pelos integrantes do Ministério da Economia é a maneira como fixou-se o telhado de gastos, uma pré-requisito para aderir a o regime. Outra questão diz respeito às recomposições salariais. Em entrevista realizada no mês passado, Castro alegou não acreditar que o estado vá encontrar obstáculos para aderir ao novo RRF.

Faz 2 anos, se afastou Wilson Witzel À frente de o governo de o Rio desde agosto de 2020, quando, Cláudio Castro assumiu o posto definitivamente em o último mês de maio. Agora, pré-candidato à reeleição no ano que vem, ele recebeu O GLOBO no Palácio Guanabara, onde fez um balanço deste ano e avaliou a acoalizãocom Jair Bolsonaro na disputa pelo voto em 2022. Ele, que firma posição diferente da de seu correligionário declarava: “Quem não desejava o presidente da República em seu partido?”, porém, quanto à vacinação contra a Covid. Já sobre os planos para o fim do mandato, ele punha o foco na segurança pública. E adiantava pontos de uma reorganização nas áreas cobertas pelos regimentos da PM, com a abertura de novas unidades.

Cláudio Bonfim de Castro e Silva é um advogado e político brasileiro, atual governador do Rio de Janeiro filiado ao Partido Liberal .

O governador se reuniu na noite desta terça-feira com 11 prefeitos. Ao lado dele, em registro feito no Palácio Laranjeiras, aparecem nomes como os prefeitos de São Gonçalo, Capitão Nelson, de Itaboraí, Marcelo Delaroli, e de Mesquita, Jorge Miranda, todos do PL. Chefes do Executivo em Teresópolis e Miguel Pereira, Vinicius Claussen e André Português, ambos do PSC, também participaram do encontro. Os prefeitos de Duque de Caxias, Washington Reis , de Magé e de Nova Iguaçu, Renato Cozzolino e Rogério Lisboa, ambos do PP, e de Belford Roxo, Waguinho , também marcaram presença. Completam a lista de participantes do encontro dois nomes filiados ao DEM: Dr. João, prefeito de São João de Meriti, e Rodrigo Drable, de Barra Mansa.

Com este arco, estima-se que o governador concentre suportes de prefeitos de aproximadamente 38% do eleitorado estadual.

A fotografia ao lado de chefes do Executivo da Baixada Fluminense e do interior do estado ocorreu na semana em que Castro deu uma mostra de sua força nos bastidores da Assembleia Legislativa do Rio , além de ter feito anúncios que comprazem a uma categoria cara aos bolsonaristas: os policiais.

Depois de frear uma disputa política com parte dos deputados da Assembleia e vetar trechos do projeto de lei que reajustaria a Gratificação de Regime Especial de Trabalho dos praças do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar em dois anos, o governador publicou um decreto ampliando a vantagem, que vai ser correspondente a 150% do soldo já na folha salarial de janeiro, que vai ser paga em fevereiro. Atualmente, a Gret de praças é de 122,5%. Mais de 46 mil militares ativos vão passar a ter direito à gratificação, paga a título de estresse e periculosidade provocados pelaopofício A vantagem vai ter um efeito anual de R$ 278,4 milhões nos cofres públicos, de acordo com a Secretaria estadual da Casa Civil.

Por outro lado, — O regime é um processo de negociação dura. Não há temor de não ocorrer no ano que vem. As diferenças ocorreram. Mas é importante frisar: mandei para a Alerj um pacote mais austero do que o que foi aprovado. Declarou, se não passar no ministério, a Alerj precisa assumir essa responsabilidade, discuti novamente esses pontos, já que o processo pode ser judicializado —.O projeto, de autoria do presidente da Casa, André Ceciliano , bloqueia a licença que permite a construção sobre a Baía de Guanabara, com o uso de estacas a serem fixadas nas duas cabeceiras, o que seria proibido por lei. Mas na prática, o embargo da obra significa a suspensão de todo o processo de concessão do aeroporto para a iniciativa privada.Entre os novos nomes da legenda, o ex-deputado federal e hoje secretário em São Gonçalo Ricardo Pericar; e Guilherme Delaroli, irmão do prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli.

Faz 1 dia, o governo informou que servidores ativos, inativos e pensionistas de o estado vão ter direito a o pagamento de a recomposição inflacionária de %13 sobre os seus salários. O percentual corresponde 50% das perdas inflacionárias acumuladas entre 6 de setembro de 2017 a 31 de dezembro de 2021, que chegou a 26%, de acordo com dados do IBGE. Os outros 50% referentes às perdas acumuladas serão pagos em duas parcelas iguais, em 2023 e 2024.

Questionado sobre o registro ao lado de políticos alinhados ao bolsonarismo e sobre a ausência de nomes de centro, dos quais tentava se aproximar antes da filiação de Bolsonaro ao PL, Castro desconversou.

Facezinha pouco conhecido pelo eleitorado na Baixada Fluminense e na capital, o governador tenta aumentar o seu leque de aliados. Pesquisas feitas pelo Palácio Guanabara assinalam que a associação a Bolsonaro faz com que Castro perca votos. Com posições distribuídas a membros de 16 diferentes partidos no primeiro escalão do governo, Castro tem satisfeito agendas no interior, onde distribui cheques com valores obtidos graças ao leilão da Cedae.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Teresopolis, Sao Joao De Meriti, Sao Goncalo, Mage, Duque De Caxias, Belford Roxo, Barra Mansa

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Pressionado, Cláudio Castro dá gratificação a policiais, se reúne com prefeitos e agiliza pré-campanha
>>>>>Castro concede 150% de gratificação a militares após vetar projeto de lei na Alerj – January 11, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Alerj publica decreto que impede obras e trava leilão do Santos Dumont – (Extraoglobo-pt)
>>>>>PL reforça quadro de filiados no Rio para a disputa eleitoral de outubro – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Cláudio Castro 75 35 PERSON 8 (tacit) ele/ela (referent: Castro): 1, Cláudio_Castro: 2, Castro: 5
2 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 5 Jair_Bolsonaro: 2, Bolsonaro: 2, ele (referent: Jair_Bolsonaro): 1
3 benefício 150 0 NONE 3 O benefício: 1, o benefício: 2
4 prefeitos 96 0 NONE 3 11 prefeitos: 1, prefeitos: 2
5 o Rio 60 0 PLACE 3 o Rio: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Rio): 1, o (referent: o Rio): 1
6 disputa 0 0 NONE 3 a disputa: 1, uma disputa política: 1, a disputa eleitoral: 1
7 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
8 governador 0 0 NONE 3 o governador: 2, O governador: 1
9 nomes 0 0 NONE 3 os novos nomes: 1, dois nomes filiados: 1, nomes: 1
10 problemas 0 232 NONE 2 problemas: 2