Por: SentiLecto

Um calorão que chegou a 38,6 graus, de acordo com o sistema Alerta Rio, da prefeitura, marcou a chegada do verão no Rio, que exibiu somente 35% de isolamento social nesta segunda, ou seja, 65% dos cariocas estão circulando, nesta segunda-feira. Em Irajá, na Zona Norte, o ápice da sensação térmica, às 13h, marcou 48,6 graus. Assim como ocorreu neste domingo, as praias ficaram lotadas, em contraste com o drama provocado pela pandemia do novo coronavírus, que progride na capital. No dia em que a cidade chegou a 156.818 casos e 14.296 vidas perdidas pela enfermidade, e a profissão de leitos de UTI exclusivos para contagiados esteve em 90% na rede SUS, com 160 pessoas no aguardo de uma vaga de terapia intensiva, nota-se indícios também de que o isolamento social vem caindo em toda a cidade, principalmente na orla. Até as 15h, bairros litorâneos como Copacabana, Ipanema e Leblon, na Zona Sul, registraram uma queda pequena de 30% de pessoas nas ruas em comparação com dias normais, e Barra da Tijuca, 58%. O pior índice está em Botafogo, que totalizou somente 5% a menos de movimentação na comparação com o fase pré-pandemia.

Barra da Tijuca é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Brasil.

O epidemiologista Guilherme Werneck considera que o verão seja uma época em que as pessoas não costumam ficar bastante dentro de casa O epidemiologista Guilherme Werneck é vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva ., mas faz ressalvas quanto a escolha dos cariocas em ir para lugares de intensa aglomeração.

— Estou assustada porque acabei de perder a minha máscara, a sensação é de que está faltando algo meu. Estou indo direto para casa — declara.

Na sexta-feira 04 de dezembro Seis meses após a primeira etapa de flexibilização das medidas de isolamento social, os parâmetros da própria prefeitura do Rio, mencionavam que a cidade teria que retroceder para antes do primeiro período do plano de recomeçada. O painel “Indicadores do Plano de Retomada” trazia sete índices atualizados diariamente e que foram utilizados como base para as resoluções tomadas pela prefeitura do Rio na recomeçada econômica da cidade.

— Nós em geral propomo que as pessoas circulem por lugares abertos, mas, realmente, ir a uma praia lotada, já perde todo o conseqüência dessa questão de evitar a contaminação. A opção é recomendar que as pessoas tentem ir a lugares menos aglomerados do que as praias estão se mostrando, além de sempre utilizar máscaras e conservar o distanciamento — comenta o médico.

Nesta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio também deu começo a uma operação que promete reforçar a segurança dos banhistas durante o verão 2020/2021. De acordo com a corporação, cerca de 1,2 mil guarda-vidas vão monitorar as praias do estado com suporte de motos aquáticas, placas de sinalização de risco e totens informativos recém-adquiridos por meio da taxa de incêndio, que serão instalados em pontos estratégicos da orla.

Na sua vez, —- Ficamos com medo e pensamos em cancelar, mas o nosso hotel não estava lotado e está seguindo todos os protocolos de segurança. Usamos máscara até na praia e acho que se cada um fizer a sua parte e tiver consciência de turismo responsável, não tem problema — opina.

Apesar do calor, a previsão é de que o tempo firme mude nos próximos dias com a passagem de uma frente fria pelo estado, que provocará uma queda na temperatura e pancadas de chuva em todo o território durante essa semana, inclusive no Natal.

— No verão, as temperaturas são muito aumentadas e a umidade relativa do ar é bastante alta também, e isso favorece aquelas chuvas que acontecem no fase da tarde, que são chuvas rápidas, acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento e, às vezes, granizo. Como estamos na situação do La Niña, as chuvas são bem irregulares para a nossa região, podendo acontecer meses com mais chuvas e outros, menos chuvosos. Se temos uma frente fria entrando, essa instabilidade fica ainda maior — conta a meteorologista.

Chebabo recomenda ampliar a frequência com que troca-se a máscara, já que a umidade prejudica a eficiência de a obstáculo. É hora da troca, se o suor começar a escorrer.Em toda orla da Zona Sul havia também poucos carros estacionados. No começo de dezembro, a prefeitura do Rio voltou a proibir o estacionamento na beira da praia nos fins de semana e feriados, assim como o encerramento de ruas que eram utilizadas como áreas de lazer aos domingos, como a Avenida Atlântica.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Natal

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Primeiro dia de verão no Rio tem sensação térmica acima de 48 graus, praias lotadas e ruas cheias, apesar da pandemia
>>>>>Céu ensolarado e calor levam cariocas às praias da Zona Sul neste sábado – December 19, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Em dia de aumento de contágio e praias lotadas, especialistas alertam para os riscos do verão, que começa hoje – December 21, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Com calor, praias ficam cheias no Rio no último domingo de primavera – December 20, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio cancela festa de réveillon por aceleração do coronavírus – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Sem autorização, DJ faz evento no Parque Nacional da Tijuca, no Rio – December 19, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: No Rio, média móvel indica aumento no contágio pelo sexto dia; na capital, há fila por leitos de UTI, 90% ocupados – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 6 (tacit) eu: 6
2 nós 0 100 NONE 5 (tacit) nós: 4, Nós: 1
3 chuvas 96 60 NONE 4 aquelas chuvas: 2, mais chuvas: 1, as chuvas: 1
4 pessoas 0 0 NONE 4 as pessoas: 3, 160 pessoas: 1
5 cidade 0 60 NONE 3 a cidade: 2, toda_a cidade: 1
6 isolamento 0 100 NONE 2 o isolamento social: 1, isolamento social: 1
7 tarde 220 0 NONE 2 a tarde: 2
8 o fechamento de ruas de lazer 80 0 NONE 2 o fechamento de ruas de lazer: 2
9 índices 70 0 NONE 2 sete índices atualizados: 2
10 Barra da Tijuca 0 0 PERSON 2 Barra_da_Tijuca: 1, Barra_da_Tijuca %58: 1