Por: SentiLecto

O projeto de armar a Guarda Municipal do Rio é um dos pontos exibidos pelo prefeito Eduardo Paes num pacote do município divulgado durante um almoço na tarde desta sexta-feira, dia 26, no Palácio da Cidade. Autor do projeto, o vereador Jones Moura recorda que no ano passado o ex-prefeito Marcelo Crivella fechou um pacto com a Polícia Rodoviária Federal para treinar os agentes da prefeitura. Segundo ele, também foram cedidas 150 armas para o começo do programa, que permanecem acauteladas na PRF. O treinamento ainda não iniciou. O pacto foi articulado com suporte do senador Flávio Bolsonaro. Faz 3 anos, em a defesa de a projeto, Paes, que o projeto de o vereador tramita desde 2017, exibiu em o pacote de o município a sinopse de um estudo de uma técnico de a Fundação Getúlio Vargas que assinala queda em as taxas de assassinatos em cidades que armaram seus agentes.

Marcelo Bezerra Crivella GOMM · goma é um engenheiro filiado ao Republicanos. Um engenheiro é escritor religioso e político brasileiro.

Na apresentação aos vereadores, Brenno Carnevale defendeu o emprego das armas. Brenno Carnevale é o secretário municipal de Ordem Pública. Segundo participantes, seria uma medida imprescindível inclusive para coibir a atuação de milícias, por exemplo, na guerrazinha a construções irregulares.

— Muitas guardas do país já atuam armadas e o índice de mortes por causa disso não subiu. O perfil de trabalho do agente municipal é diferente da PM. A PM se envolve mais em confrontos. Os agentes da GM atuam mais na proteção de praças e jardins. Não há situação de conflito — declara Jones.

Segundo ele, o projeto já recebeu pareceres favoráveis nas delegações. Mas na legislatura passada não houve consenso para eleição. A medida exige 34 votos — o equivalente a 2/3 dos 51 — da casa para modificar um artigo da Lei Orgânica. Jones declarou que só teve até então o suporte de 30 vereadores.

— Agora conversarei novamente. Temos um grupo grande de vereadores novos, com cabeça diferente — declarou Jones Moura.

Por outro lado, no momento, a rede conta, em toda a cidade, com 208 mercados credenciados disponíveis para os culpados. Em Curicica, Guaratiba e Campo Grande, na Zona Oeste; e em Bonsucesso e Benfica, na Zona Norte, por exemplo, há relatos de mães que não estão conseguindo usar o cartão nos mercados disponíveis.

Na caso a fiscalização prévia não chegue, quinta-feira 11 de fevereiro Brenno Carnevalle declarou que organizadores de acontecimentos poderiam ser multados mesmo depois do carnaval a tempo para impedir as atividades. Brenno Carnevalle é o secretário municipal de Ordem Pública do Rio. Para isso, aglomerações serão monitoradas pelas Câmeras do Centro de Operações Rio da prefeitura. Carnevalle alegou, ainda, que em caso extremo a prefeitura podia limitar o transporte público na cidade para evitar aglomerações.

Ele declara que, no entanto, a categoria pode avaliar receber uma contrapartida por ser armada, como complementar de risco. Jones defende que setores em que agentes trabalham com turismo sejam os primeiros equipados. Mas acha natural que todos os agentes utilizem armas no futuro.

Vereador em primeiro mandato, Pedro Duarte está entre os que defendem armar a Guarda Municipal.

— Se forem bem treinados e orientados, não há problema. Eles vão ter um trabalho importante na prevenção à violência no Rio — ddeclarouPedro.

— A bancada do Psol é oposta. Mais armas nas ruas encarna mais risco de conflitos e balas perdidas. E até mesmo que se as desviem parte de essas armas e acabem com milícias — declarou Tarcísio.

Na página Passeata das Mães, que reúne cerca de 2.600 mulheres responsáveis de estudantes das 11 Coordenadorias Regionais de Educação , elas estão trocando informações sobre quais são os mercados da cidade que estão aceitando os cartões da prefeitura. Uma delas relata que precisou caminhar de mercado em mercado até achar um que aceitasse e que, mesmo assim, quando encontrou um, os produtos eram bastante caros. Uma mãe que faz parte da página declarou: «Eu que cate latinha não para complementar o que está faltando dentro de casa porque os alimentos estão bastante caros».

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Projeto que libera o armamento da Guarda Municipal do Rio está em pacote exibido pela prefeitura
>>>>>Pais de alunos de escolas municipais relatam dificuldade em usar cartão alimentação cedido pela Prefeitura do Rio – February 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Incertezas rondam a volta das aulas presenciais no Rio, que retornam nesta quarta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ao completar dez anos, Rio pode ganhar mais três corredores exclusivos de BRS – February 22, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Semana no Rio começa com chuva; veja previsão para os próximos dias – February 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Chuva deixa mais de 3 mil desalojados em Porciúncula, no Noroeste Fluminense – February 21, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Jones 40 0 PERSON 7 Jones: 3, ele (referent: Jones): 1, (tacit) ele/ela (referent: Jones): 1, o vereador Jones_Moura: 1, Jones_Moura: 1
2 a página Passeata_das_Mães 0 0 OTHER 7 (tacit) ele/ela (referent: a página Passeata_das_Mães): 6, a página Passeata_das_Mães: 1
3 eu 0 0 NONE 5 (tacit) eu: 3, Eu: 2
4 armas 0 0 NONE 3 150 armas: 1, Mais armas: 1, armas: 1
5 relatos de mães 60 0 NONE 2 relatos de mães: 2
6 Brenno Carnevalle 0 0 PERSON 2 Brenno_Carnevale (apposition: o secretário municipal de Ordem_Pública): 1, Brenno_Carnevalle (apposition: o secretário municipal de Ordem_Pública_do_Rio): 1
7 Carnevalle 0 0 PERSON 2 Carnevalle: 1, Ele (referent: Carnevalle): 1
8 Paes 0 0 PERSON 2 Paes: 2
9 Pedro 0 0 PERSON 2 Pedro_Duarte: 1, Pedro: 1
10 agentes 0 0 NONE 2 todos os agentes: 1, seus agentes: 1