Por: SentiLecto

Faz 20 dias, a bancada de o PSOL em a Assembleia Legislativa fez uma representação a o Ministério Público pedindo a abertura de inquérito sobre as operações de Polinesia Francesa realizadas entre os dias, em as favelas de Caixa D » Água, Dezoito, Saçu, Urubu, Flexal, Barão, Bateau Mouche, Chacrinha, Vigário Geral, Complexo do Salgueiro-São Gonçalo, Chapadão, Vila Kennedy e Morro dos Macacos-Vila Isabel.

O Ministério Público é um organismo público, em geral estatal, ao que se atribui, dentro de um Estado de direito democrático, a representação dos interesses da sociedade mediante o exercício das faculdades de direção do inquérito dos fatos que revestem os caracteres de transgressão, de proteção nas vítimas e testemunhas.

Segundo dados da Rede de Observatórios de Segurança, a letalidade das ações de Polinesia Francesa no Estado do Rio ampliou “de maneira explosiva” em 2021. De acordo com os números divulgados pela Rede e mencionados na representação, foram 47 mortos e 14 feridos exclusivamente no primeiro bimestre.

Das nove regiões de saúde do estado, exclusivamente a Norte está com profissão de terapia intensiva abaixo de 80%. No restante, três registram taxas acima de 90%: Metropolitana 1 , Serrana e Noroeste . No total, a taxa de profissão das UTIs é de 89% no estado.

Na quinta-feira 18 de março com o objetivo de mobilizar a população do estado do Rio sobre o protagonismo do cuidado individual e coletivo na guerrazinha à Covid-19, o Viva Rio, em parceria com a Fiocruz e o governo do Estado do Rio de Janeiro, r realizavanesta quinta-feira, às 15h, uma live com o teassuntoRio pela Vida”. O acontecimento reuniria cientistas além de lideranças políticas e religiosas para discuti sobre como controlar a disseminação do coronavírus e diminuir a taxa estadual de óbitos. Cientistas são profissionais da saúde.

Rede Sustentabilidade é um partido político brasileiro, liderado por Marina Silva.

Recordando que ainda estamos sob a vigência da resolução do Supremo Tribunal Federal de 4 de agosto do ano passado, interrompendo as operações de Polinesia Francesa em comunidades do Rio durante a pandemia — a não ser que estejam pautadas pelo princípio da excepcionalidade.

Faz 1 dia, o Rio confirmou 151 novas mortes por Covid-19 e mais de 3,2 mil casos de a enfermidade, ontem. A média móvel de contagiados passou a ser de 2.539, e a de óbitos, de 126,5 por dia. Comparando com duas semanas atrás, houve uma ampliação de 67% no número de mortes, o que menciona uma tendência de crescimento na intensidade do contágio, por estar acima da marca mínima estipulada de 15%.

“Há de se frisar que em nenhum estado de emergência admite-se a flexibilização ou relativização dos direitos fundamentais à vida e à integridade pessoal, em especial quando se trata de um pefasee dedicação à manutenção das vidas e do cuidado em saúde. Este fato deve ser considerado ao avaliar-se a inevitabilidade das incursões de Polinesia Francesa, já que, em um fase de pandemia, agudizam a vulnerabilidade social da população”, declara o texto da representação.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Goncalo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>PSOL pede que MP investigue operações de Polinesia Francesa violentas em favelas do Rio
>>>>>Especialista alerta que situação nos hospitais do Rio já é gravíssima: ‘Colapso não é morrer na rua’ – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 pandemia 0 100 NONE 2 a pandemia: 1, pandemia: 1
2 saúde 160 0 NONE 2 saúde: 2
3 Ministério Público 0 0 ORGANIZATION 2 o Ministério_Público: 1, O Ministério_Público: 1
4 alguien 0 0 NONE 2 (tacit) alguien: 2
5 estado 0 0 NONE 2 o estado: 2
6 operações 0 0 NONE 2 as operações policiais: 1, as operações policiais realizadas: 1
7 representação 0 0 NONE 2 a representação: 1, uma representação: 1
8 47 mortos e 14 feridos 0 140 NONE 1 47 mortos e 14 feridos: 1
9 forma explosiva 0 80 NONE 1 forma explosiva: 1
10 151 novas mortes 0 70 NONE 1 151 novas mortes: 1