Por: SentiLecto

Com a pandemia do coronavírus e a necessidade de praticar o isolamento social, muitas pessoas passaram a trabalhar de casa e, com isso, perceberam que a internet contratada não era tão boa assim. De acordo com um levantamento feito com base nas queixas efetuadas no portal Reclame Aqui, a insatisfação com a banda larga na quarentena aumentou 26,91%, comparando o fase entendido entre março e setembro de 2020 e 2019.

Cuidado: Fraudes no Caixa Tem continuam, e beneficiários relatam assalto de FGTS emergencial Golpistas forjam queixas no Reclame Aqui para legitimar falso leilão de carro Por dia, 15 mil brasileiros têm Whatsapp clonado; Faz 1 mês, fraudes aumentaram %25

Se apuraram reclamações sobre as companhias Vivo, Tim, Oi, Claro, Nextel, NET, Sky, Sercomtel, Algar, HughesNet, Brisanet, MOB Telecom, Vero Internet e Unifique. Faz 5 meses, que exibiu maior volume de reclamações foi maio, com 15.857 registros, o mês.

Para fundador do Reclame Aqui, Mauricio Vargas, os problemas sempre existiram, mas quando começou a usar de maneira assídua o serviço, o brasileiro só percebeu.

Na sua vez, na última quinta-feira , participou de um leilão virtual e adquiriu um Chevrolet Tracker por pouco mais de R$ 27 mil. No mesmo dia, pegou um voo para São Paulo para retirar o veículo. Percebeu que havia sido iludida, quando chegou.

— É natural essa ampliação das reclamações em internet, porque está tendo maior utilização. Enquanto os pais têm, crianças estão jogando por streaming trabalhado online, participando de várias videoconferências — analisou Vargas: — A pandemia veio para testar toda a estrutura da banda larga no país… Até que a gente está conseguindo sobreviver, mas não da maneira ideal. É habitual para as pessoas ter problemas de conexão uma a duas vezes por semana. Nos acostumamos com a má característica do serviço e já contamos com um plano B, que é a internet 4G.

Na Agência Nacional de Telecomunicações , o número de queixas também aumentou: comparando o primeiro semestre de 2020 com o segundo de 2019, o número de reclamações ampliou em 39,75%. A Claro foi a operadora campeã de críticas, com 131.909 registros — número 98,87% maior em relação ao ano passado. Em seguida, aparecem a Vivo ; a Oi ; e a Tim . Os principais problemas assinalados são lentidão ou diminuição da velocidade; cobrança em discordância com o contratado; e falta de conexão de dados.

Ainda há nas estatísticas da Anatel o índice de reclamações , que serve de comparativo porque indica a quantidade de reclamações das empresas para cada mil assinantes. Faz 2 meses, a Tim que acumulou mais queixas foi, com IR de 7,99, em agosto de 2020. Nas demais prestadoras, o IR variou entre 0,24 e 2,93.

Apesar de a Agência ser responsável por inspecionar as operadoras e multar por anormalidades, Vargas avalia que a medida não é suficiente.

— A gente vê essas companhias anunciando novos pontos no Brasil completo, mas não vê melhora no atendimento. E é bastante mais barato para as companhias de telefonia pagar as multas que a Anatel distribui do que melhorar as experiência do cliente — opina o fundador do Reclame Aqui.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor , a operadora tem que entregar em média 80% da velocidade contratada, com o mínimo de 40% em eventuais horários de pico. É possível checar se a prestadora está satisfazendo esse dever em sites de medição de velocidade, como o Simet e Fast.

Se a considera mais segura para cadastro Já para casos de interrupção em o serviço, pIX: Pix: Procon informa Nubank e Mercado Pago por cadastro de chave sem autorização Chave Pix com o CPF ou CNPJ , a companhia tem que descontar o valor proporcional ao tempo que o cliente foi afetado, o que deve acontecer automaticamente na próxima fatura do assinante. Como isso raramente isso ocorre, os consumidores precisam entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor pra exigir que o direito seja efetivado. O Idec alega que se o desconto não for concedido de maneira automática até o segundo mês subsequente, fica caracterizada uma cobrança injustificada, e o consumidor tem direito à restituição em dobro do valor cobrado. Além disso, em casos mais graves, os consumidores podem entrar com pedido de indenização.

Em nota, a Conexis, sindicato que encarna as companhias de telecomunicações, informou que a procura por conectividade teve uma ampliação inesperada em março, em função da pandemia e do isolamento social, e que tem se conservado em platô aumentados. Também declarou que houve uma migração brusca do trânsito das companhias para as residências e uma mudança no perfil de consumo, impulsionada por teletrabalho, educação a distância e entretenimento por meio de streaming e lives. Para se adaptar ao novo cenário, sustentou que, «além da adaptação da rede, as operadoras aumentaram seus canais digitais para melhor atender seus milhões de clientes e conservar em alta a resolutividade de todas as procuras».

AnatelAntes de registrar uma reclamação formal na Anatel, é necessário já ter feito contato com a prestadora e sua ouvidoria, registrando o protocolo de atendimento.

Se a operadora não responder, ou o cliente pode registrar uma reclamação no Anatel Consumidor ou por telefone, se a resposta não for adaptada, no 1331 . A partir de então, a prestadora tem dez dias corridos para dar uma solução ao problema.

Consumidor.govO Consumidor.gov.br é um serviço público para solução opção de conflitos de consumo por meio da internet, que permite a interlocução direta entre consumidores e companhias e fornece ao Estado informações imprescindíveis à elaboração e implementação de políticas públicas de defesa do consumidor, disponível em todo o Brasil.

Reclame AquiO site é um portal que avalia as famas das companhias a partir das reclamações de consumidores e das soluções oferecidas pelas próprias empresas. Tem cadastrados 30 milhões de consumidores e cerca de 360 mil companhias. Diariamente, são feitas 16 milhões de pesquisas pelos consumidores no site, e a média de acessos no site do Reclame Aqui é de 30 milhões de visitas por mês. Para efetuar uma queixa, basta fazer um cadastro simples.ProconsO Programa de Proteção e Defesa do Consumidor é um órgãos público de defesa do consumidor que atua orientando consumidores sobre dúvidas de consumo, recebendo reclamações e acusações, e fazendo fiscalizações. Além de online, as acusações podem ser feitas pelo telefone 151.

– Se o carro for «recuperado de financeira», busque o banco em questão para saber se a instituição realmente tem parceria com o site de leilões;

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Queixas sobre internet banda larga têm alta de 26% na pandemia
>>>>>Golpistas forjam queixas no Reclame Aqui para legitimar falso leilão de carro – October 16, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 consumidores 0 0 NONE 5 consumidores: 3, os consumidores: 2
2 empresas 0 0 NONE 5 as próprias companhias: 1, 360_mil empresas: 1, essas empresas: 1, empresas: 1, as empresas: 1
3 internet 0 0 OTHER 4 a internet: 1, internet: 3
4 queixas 0 90 NONE 3 as queixas efetuadas: 1, queixas: 1, mais queixas: 1
5 nós 60 80 NONE 3 (tacit) nós: 2, Nos: 1
6 Mauricio Vargas 0 0 PERSON 3 Vargas: 2, Mauricio_Vargas: 1
7 Tim 0 0 ORGANIZATION 3 a Tim: 3
8 problemas 50 270 NONE 2 Os principais problemas apontados: 1, os problemas: 1
9 fraudes 0 80 NONE 2 Fraudes: 1, fraudes: 1
10 esto 0 50 NONE 2 (tacit) esto: 2