Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Daniel Soranz

Daniel Soranz declarou que o réveillon deste ano deve ser definido na próxima semana. Daniel Soranz é o secretário municipal de Saúde do Rio. Os comitês científicos do estado e da cidade se reúnem nesta sexta-feira para discuti sobre a festa. O vai e vem sobre se a vai realizar como a comemoração — em especial em pontos tradicionais da capital, como a Praia de Copacabana — ganhou mais um capítulo nesta terça-feira, com o governador Cláudio Castro alegando ser em defesa da queima de fogos, mas sem programação de shows, numa tentativa de evitar aglomerações.

Daniel Ricardo Soranz Pinto é um médico sanitarista e pesquisador brasileiro.

Diretrizes: Após Castro confirmar queima de fogos no Rio, comitês científicos da prefeitura e do estado se reúnem na sexta-feira para discuti réveillon

Para Soranz, o panorama epidemiológico da cidade se mostra favorável, com número de internações de pacientes com Covid-19 em queda. Além de destacar o progressão da cobertura vacinal, no qual realça como principal fator de contenção da progressão da pandemia no município, o aumento do «passaporte da vacina», que passou a ser exigido em mais lugares desde o último dia 2, é uma das apostas para animar o turismo somente de vacinados. Segundo o secretário, estabelecimentos foram multados por descumprimento da pré-requisito do documento.

— O réveillon é bastante importante para a economia da cidade, bastante importante para as pessoas, mas as vidas devem ser sempre uma prioridade. Suspenderam-se os shows então, , não terá show em a orla de Copacabana justamente para reduzi o número de pessoas que normalmente procuram o réveillon em Copacabana, e uma alternativa opção seria justamente os fogos, isso está sendo ainda avaliado pelo comitê científico do estado e a gente tem que ter uma definição sobre isso na próxima semana — declarou Soranz, em entrevista ao «Bom Dia Rio», da TV Globo, na manhã desta quarta-feira.

Surto de influenza: Cidade do Rio abre polo de atendimento, em meio a estoque zerado de vacina contra a gripe

O prefeito Eduardo Paes tem alegado que em caso de divergência entre os comitês científico municipal e estadual, a medida que vale é a mais restritiva. Uma das primeiras resoluções acatadas pela prefeitura foi o cancelamento dos shows.

«Tomo a resolução com amargura mas não temos como coordenar a festa sem a garantia de todas as autoridades sanitárias. Infelizmente não temos como coordenar uma celebração dessa dimensão, em que temos muitos gastos e logística envolvidos, sem o mínimo de tempo para preparação», pontuou o prefeito.»Tomo a resolução com amargura mas não temos como coordenar a festa sem a garantia de todas as autoridades sanitárias. Infelizmente não temos como coordenar uma celebração dessa dimensão, em que temos muitos gastos e logística envolvidos, sem o mínimo de tempo para preparação», pontuou o prefeito.No sábado, Paes alegou na postagem que vinha conversando com o governador Claudio Castro e que a recomendação de cancelamento não era o que ele vinha lhe passando até então. Ele evidenciou que está acatando a resolução estadual. Segundo a Riotur, a celebração ainda não tinha patrocínio oficial para este ano.

Na quarta-feira 01 de dezembro Trata-se de uma mulher de 29 anos. Faz 1 mês, ela desembarcou em o Brasil, vinda de Joanesburgo, em a África do Sul, e com passagem pela Etiópia. Antes de vir para o Rio, chegou a passar por São Paulo.

— Nesse momento, o prefeito decidiu cancelar, a partir da recomendação do comitê estadual, o show na praia, que é justamente o que atrai a maior parte do público e a maior parte das pessoas. Com o show na praia se esperava aproximadamente 3 milhões de pessoas na Praia de Copacabana ou até mais do que isso porque a gente não teve réveillon no ano passado, e é um acontecimento bastante importante para a cidade, é um dos acontecimentos mais importantes que a cidade tem, e com a não-realização dos shows a gente espera que esse número de pessoas reduza muito em relação ao que estava calculado inicialmente, e agora o comitê do estado avalia — declarou Soranz durante a inauguração de um polo de saúde no Alemão nesta manhã.

Na reunião agendada entre os experts, Soranz alega que serão definidos os detalhes, tendo, entre as avaliações, o estacionamento na orla e o esquema do transporte público, como o funcionamento das estações de metrô.

— A nossa proposta era realizar o réveillon na cidade do Rio de Janeiro mediante ao panorama epidemiológico que a gente tem nesse momento, que é o baixo número de casos de Covid-19, e o comitê estadual achou por bem diminuir o número de pessoas na Praia de Copacabana. Isso ainda está sendo avaliado por esse comitê e a gente vai ouvi as propostas desse comitê de como realizar a celebração com um número de pessoas menores.

Por fim, ele lamentou que a celebração tenha que ser cancelada, e evidenciou os obstáculos em relação a medidas de segurança sanitária e de logística para se coordenar a celebração em tão pouco tempo.

Influenza: Amplia demanda por vacinas de gripe na rede privada do Rio de Janeiro

O secretário municipal de Saúde realçou a progressão da vacinação na capital que, atualmente, registra 95% dos adultos já com as duas doses da vacina, 99,9% com a primeira dose e, aproximadamente, 22% das pessoas adultas com a dose de reforço. A cobertura vacinal e a diminuição do número de casos de Covid-19 reforçam o «panorama epidemiológico bastante favorável», segundo Soranz.

‘Passaporte da vacina’: Poucos restaurantes cobram comprovante no primeiro domingo de obrigatoriedade

— Os acontecimentos estão liberados na cidade já, há 15 semanas na cidade do Rio de Janeiro, e a gente não está vendo a ampliação do número de casos de Covid-19, pelo contrário, é bastante raro a gente encontrar caso de Covid-19 nesse momento, mas a gente deseja conservar esse panorama epidemiológico positivo, para isso é bastante importante também a pré-requisito do passaporte vacinal na maior parte dos lugares. Ainda tem estabelecimento com essa crise toda que não está exigindo o passaporte vacinal. A vigilância sanitária do município está intensificando a fiscalização essa semana. Alguns estabelecimentos já foram multados. A gente pede o suporte de todos os proprietários de bares, restaurantes para que a gente tenha a cidade cada vez mais vacinada e protegida — declarou Soranz, em entrevista ao «Bom Dia Rio». Restaurantes são proprietários de hotéis, de estabelecimentos no geral.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Colombia

Cities: Copacabana

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Réveillon 2022: resolução sobre a celebração no Rio sai na próxima semana, declara secretário de Saúde
>>>>>Réveillon 2022: Paes cancela festa de réveillon no Rio de Janeiro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Réveillon 2022: Paes cancela festa da virada do ano no Rio de Janeiro – December 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Governador do Rio viaja hoje para Brasília para falar sobre nova variante do coronavírus – November 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Surto de gripe: 96% dos internados por Influenza na cidade do Rio são crianças – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>’Internações de Covid-19 estão cada vez mais raras no Rio’, celebra secretário municipal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio prevê encerrar aplicação do reforço na população adulta em julho de 2022 – November 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Cidades do Rio recebem vacina para a dose de reforço em todos os adultos; calendário da capital deve ser divulgado nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio aguarda envio de doses da Janssen para definir datas do reforço de quem tomou dose única – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Tire suas dúvidas sobre a aplicação da dose de reforço na cidade do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da festa em Salvador, a folia no Rio está ameaçada? – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio aplica a partir de hoje reforço em pessoas com menos de 60 anos que estão vacinadas há pelo menos 3 meses – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Com surto de gripe, Rio tem aumento de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana – November 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>‘Gripe é uma doença que a gente pode evitar’, diz secretário de Saúde do Rio em dia de convocação para vacinação contra Influenza – November 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretários de Saúde do Rio enviam ofício ao governo federal pedindo ‘passaporte da vacina’ no carnaval de 2022 – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Máscara contra a Covid-19 é adereço pouco utilizado na Câmara do Rio – December 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Câmara aprova projeto que proíbe uso de fogos de artifício barulhentos no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>STJ tranca ação contra Eduardo Paes por suposta fraude em obras da Rio 2016 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>’Fico envergonhado como prefeito ao passar pelo centro da cidade’, diz Paes em lançamento de projeto de segurança pública para o Rio – November 29, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Nova variante: Paes diz ser ‘inevitável’ que Ômicron chegue à cidade do Rio – December 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Com surto de Influenza, Rio tem aumento de 37% em casos de síndrome gripal em uma semana – November 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Saiba quais são os sintomas de Influenza, que podem ser confundidos com a Covid-19 – November 23, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: contra variante Ômicron, RJ fará sequenciamento genômico de todos os viajantes estrangeiros que tiverem sintomas – November 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Castro diz que revéillon de 2022 será realizado, caso o quadro da Covid-19 na capital se mantenha – November 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: MP e Defensoria fazem recomendação para que Rio reveja critérios sanitários para a realização do réveillon e do carnaval – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Réveillon 2022: Castro confirma queima de fogos em Copacabana e em outros pontos da capital – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 gente 0 40 NONE 10 a gente: 9, A gente: 1
2 eu 75 7 NONE 8 (tacit) eu: 8
3 Daniel Soranz 0 0 PERSON 7 Daniel_Soranz (apposition: O secretário municipal de Saúde_do_Rio): 1, Soranz: 6
4 nós 0 250 NONE 6 (tacit) nós: 6
5 Eduardo Paes 0 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Paes): 2, O prefeito Eduardo_Paes: 1, Paes: 1, Ele (referent: Paes): 1
6 cidade 0 0 NONE 5 a cidade: 5
7 réveillon 0 0 PERSON 5 O réveillon: 1, o réveillon: 2, o réveillon de este ano: 1, réveillon: 1
8 pessoas 80 0 NONE 4 as pessoas adultas: 1, pessoas: 2, as pessoas: 1
9 panorama 160 0 NONE 3 esse panorama epidemiológico positivo: 1, o panorama epidemiológico: 1, panorama epidemiológico muito favorável: 1
10 Claudio Castro 0 0 PERSON 3 o governador Cláudio_Castro: 1, Castro: 1, o governador Claudio_Castro: 1