Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Wikcionário

Faz 11 dias, o Rio completou dias seguidos de ampliação em a média móvel de mortes de a Covid-19. Segundo dados da secretaria estadual de Saúde, foram confirmados 58 novos óbitos e 1,3 mil casos da enfermidade. Se as infectou ao menos 658,5 mil , desde o começo da pandemia, 37.687 pessoas perderam a vida para o coronavírus e.

Faz 3 meses, o Rio bateu um novo recorde de mortes por Covid-19 em o estado. Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde mostram que o Rio registrou nesta quinta-feira, 1º de abril, 387 mortes por Coronavírus, o maior número durante desde que a pandemia se iniciou, em março de 2020 — e que equivale, em média, a um óbito a cada quatro minutos. Faz 10 meses, a marca negativa anterior ocorreu de o ano passado, com 324 mortes confirmadas. Os óbitos registrados no sistema não necessariamente aconteceram nas últimas 24 horas. No total, 37.114 pessoas foram vítimas da enfermidade no estado.Após promessas descumpridas pela administração de Wilson Witzel, o secretário de Saúde Carlos Alberto Chaves anunciou que a unidade abriria no último dia 20 de janeiro, o que não aconteceu. Faz 2 meses, desqualificou se A primeira OS selecionada, Cruz Vermelha Faz 1 mês, por isso houve nova convocação e a OS Ideas foi a selecionada para uma operação de 6 meses em um contrato de R$44 milhões. A promessa do governo é que, após a pandemia, a unidade fique de herança. Uma opção é ser modificada em clínica oncológica.— A gente trabalha de maneira integrada colocando boa parte dos leitos por integração. E tentamos fazer uma divisão de preços de operação. Seguimos a norma do SUS —declara o secretário municipal de Saúde da capital.

Na sábado 27 de março rio – A Secretaria de Saúde do Estado distribuiu neste sábado, dia 27, 363 mil doses de vacinas contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Cinco helicópteros carregados com 300 mil doses de CoronaVac e 63 mil da Oxford/Astrazeneca começaram a operação às 7h. Com dados atualizados nesta manhã, o vacinômetro do estado registrava um total de 1 milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose e 331 mil com a segunda.

A definição de saúde tem implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e enfermidade.

Covid-19 nas favelas: Em comunidades do Rio, salto no número de infecções por Covid-19 ultrapassa o dobro da média da cidade

A média móvel passa a ser de 2.567 casos e 225 mortes por dia. Em relação aos números de duas semanas atrás, houve uma ampliação de 86% na quantidade de óbitos, o que menciona uma tendência de crescimento na intensidade do contágio por estar acima da marca mínima estipulada de 15%.

A fila por um leito de UTI exibiu uma pequena queda, mas continua em um platô alto.Neste domingo, 682 pacientes aguardam por uma vaga de UTI na rede pública de saúde do Rio. Se adicionados com as pessoas que esperam um leito de enfermaria, o número chega a 917 pessoas. A profissão dos leitos de UTI estão em 89,5%.

Somente duas das nove regiões de saúde do estado estão com a taxa de profissão de terapia intensiva abaixo de 80%: Baixada Litorânea e Médio Paraíba. A situação é mais crítica na região Centro-Sul, onde não há mais vagas de UTI disponíveis. Na Metropolitana I — que abrange a capital e a Baixada Fluminense — a taxa de profissão está em 92%. Somente a cidade do Rio 94% das vagas já preenchidas

Carência de insumos: Hospitais do Rio já começam a ter carência de insumos para tratamento, relatam profissionais

Segundo a SES, a mediana para um paciente conseguir um leito de enfermaria ou UTI reduziu nas últimas 24 horas. Para conseguir um leito de terapia intensiva é de 22 horas e 20 horas para enfermaria. O cálculo leva em consideração o tempo em que 50% dos pacientes consegue uma vaga em leito destinado para o tratamento de Covid-19. Em todo o estado, 81% das enfermarias para tratar pacientes com Coronavírus e 89% das UTIs estão cheias.

O estado do Rio tem cinco das nove regiões de saúde classificadas como «alto risco» para a disseminação da Covid-19. Segundo a análise dos técnicos da Secretaria estadual de Saúde , o tempo para o esgotamento dos leitos de UTI da região Metropolitana 1 — formada pela capital e Baixada Fluminense — é de cinco dias. Essa foi a região com a maior pontuação de risco entre as áreas do estado. Em todo o Rio, a previsão dos técnicos é que os leitos de terapia intensiva podem se esgotar em seis dias. Divulgaram-se os dados em o fim de a tarde de esta sexta-feira , dia 2.

A nota técnica alega: «Esta 24ª avaliação exibe a pior situação de risco analisada até o momento».

Carência de insumos: Hospitais do Rio já começam a ter carência de insumos para tratamento, relatam profissionais

Também estão classificadas com risco «bastante alto» as regiões Norte, Médio Paraíba, Centro Sul e Baixada Litorânea. Faz 1 mês, em a avaliação divulgada em o último, as regiões de o Médio Paraíba e Norte estavam com a classificação de risco » alto «.

«Todas as 9 regiões do estado exibem taxa de profissão de leitos de UTI acima de 80%, assinalando para uma situação crítica no atendimento aos casos graves. Em relação à taxa de oprofissãode enfermaria, todas as regiões também aexibemesgotamento de leitos com taxas acima de 70%, inclusive com leitos improvisados, como na região Centro Sul», ddeclaratrecho da nota técnica.

Leitos de UTI: Pedidos de vagas de UTI via Defensoria disparam e chegam até mesmo a delegacia

Inclusive, os pedidos de vagas de UTI para pacientes com Coronavírus na Defensoria Pública do Estado dispararam. Faz 2 meses, o plantão noturno de o órgão De 189 ações registradas elas 176 relacionava em a saúde e 19, especificamente em a Covid-19.Faz 1 mês, março já adicionava 240 ações de as quais 68 eram sobre a enfermidade,, entre outras questões de saúde, até a última terça-feira. Em um mês, a alta de pedidos de ajudinha à Justiça foi de 284%.

A avalição do corpor técnico da secretaria estadual de Saúde compara a semana epidemiológica 11 com a 09 de 2021.

Ao analisar a demanda de pacientes nas UPAs da rede estadual do Rio, os técnicos assinalaram que o dia 29 de março foi a data com maior atendimentos de Sindrome Gripal nas emergências, com 986 casos. Já na segunda quinzena do mês, foram em média 795 atendimentos, uma ampliação de 48% em relação aos 15 dias anteriores.

Com o aumento na demanda por atendimento na rede pública, também houve um crescimento nos pedidos de internação no Rio.

Jovens contaminantes: ‘Passei Covid para minha mãe e meu irmão. O sentimento de culpa bateu forte’

De acordo com a classificação de risco, os técnicos assinalam que medidas devem ser tomadas para tentar conter a progressão da pandemia. Se as definiram os critérios e medidas de isolamento já para o primeiro boletim, divulgado em o começo de julho de 2020. Em caso de «Risco bastante alto», as medidas que devem ser tomadas são:

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Rio completa 15 dias de ampliação na média móvel de mortes por Covid-19 e tem quase 700 à espera de UTI
>>>>>Com recorde de mortes por Covid-19, Rio tem em média um óbito a cada quatro minutos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Após quase um ano de atraso, hospital modular de Nova Iguaçu é inaugurado com metade da capacidade – April 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Carência de leitos de UTI na Baixada Fluminense pode explicar recorde de ocupação de vagas no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Abertura do Hospital do Modular de Nova Iguaçu, prometida para sábado, pode desafogar Hospital da Posse – March 31, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Auditoria acha irregularidades do Hospital de Campanha do Riocentro, que teve a maior taxa de mortalidade das unidades provisórias da cidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Hospitais privados vão ativar mais 104 leitos para Covid em unidades públicas do Rio – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 pessoas 0 60 NONE 5 917 pessoas: 1, 37.114 pessoas: 1, as pessoas: 2, 37.687 pessoas: 1
2 ampliação 0 0 NONE 4 ampliação: 1, aumento: 1, um aumento de %48: 1, um aumento de %86: 1
3 estado 0 0 NONE 4 o estado: 3, todo o estado: 1
4 o Rio 0 0 PLACE 4 O Rio: 2, o Rio: 1, todo o Rio: 1
5 regiões 0 50 NONE 3 as nove regiões: 2, regiões: 1
6 técnicos 0 25 NONE 3 os técnicos: 3
7 dados 35 0 NONE 3 Os dados: 1, dados: 1, dados atualizados: 1
8 ações 0 0 NONE 3 240 ações: 2, 189 ações registradas: 1
9 medidas 0 0 NONE 3 medidas: 1, as medidas: 2
10 relação 0 0 NONE 3 relação: 3