Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – BRAlogo1

O Rio de Janeiro recebe nesta sexta-feira as primeiras doses de vacina contra a Covid-19 para crianças. A previsão inicial era que os imunizantes da Pfizer chegassem ao Aeroporto Internacional Tom Jobim à 0h45. Porém, as 93.500 doses de vacina mandadas pelo Ministério da Saúde estão vindo via terrestre e devem ser recebidas pela Secretaria estadual de Saúde até as 10h, na Coordenação Geral de Armazenagem , em Niterói, Região Metropolitana. As doses serão usadas na imunização de crianças de 5 a 11 anos. Segundo a secretaria, esse público inclui 1.533.654 crianças em todo o estado. Logo, a quantidade recebida neste primeiro lote corresponde a somente 6,09% do necessário.

O Ministério da Saúde, no Brasil, corresponde ao setor governamental culpado pela gestão e manutenção da Saúde pública do país.

— Na próxima semana, completaremos um ano da imunização e mais de 75% da população com duas doses. A vacinação das crianças é mais um marco histórico na guerrazinha à Covid-19. Como fizemos desde o começo, vamos conservar a logística de realizar a entrega das vacinas para os 92 municípios em até 48 horas — alega o secretário Alexandre Chieppe.

Diego Xavier, epidemiologista e pesquisador do Monitora Covid-19 da Fiocruz, realça que houve um descolamento da curva de internação em relação à de casos. Segundo ele, o número de óbitos e casos graves não acompanhou a explosão de contagiados:Quando os experts terão que emitir um parecer definitivo sobre o tema, em relação ao carnaval da Sapucaí, um novo encontro está marcado para o dia 24 de janeiro. Até lá, os indicadores da pandemia na cidade vão continuar sob monitoramento da Secretaria municipal de Saúde . Os dados de vigilância epidemiológica das próximas semanas também serão considerados na questão do regresso às aulas presenciais, apesar de o plano inicial da Secretaria municipal de Educação esteja mconservadopor enquanto.

Na quinta-feira 06 de janeiro o Ministério da Saúde não exigiria receita médica para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. A autorização dos pais ou dos culpados seria uma recomendação, sem obrigatoriedade. A pasta detalhou os planos para a imunização da população infantil. Em coletiva, Rodrigo Cruz alegou que a expectativa do governo federal era de que a aplicação dos imunizantes em crianças dessa faixa inicie no dia 14 deste mês. Rodrigo Cruz é o secretário executivo do Ministério da Saúde.

Pelo menos quatro municípios têm que buscar as respectivas doses ainda nesta sexta no centro de distribuição: Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá. Daniel Soranz já realçou que a capital fluminense tem um público de 560 mil crianças entre 5 e 11 anos. Daniel Soranz é o secretário municipal de Saúde do Rio. Ele espera uma adesão de 90% na vacinação.

A Ômicron, que desencadeou a quinta onda da enfermidade no Rio, já desbancou a Delta em número de casos, e de longe. No último sábado, a média móvel pela data de começo de sintomas bateu 4.611 novas infecções. E o número ainda pode ser atualizado nos próximos dias. Quando a média móvel chegou, ainda assim, já é mais que o dobro do registrado no pico da onda provocada pela Delta, em agosto a 1.983 casos.

Daniel Ricardo Soranz Pinto é um médico sanitarista e pesquisador brasileiro.

— A vacinação é fundamental na proteção contra a Ômicron, que se espalha mais rápido também em crianças. A expectativa era vacinar todas elas em janeiro, mas o Ministério da Saúde não vai ter doses para isso. Então nós devemo escalonar em algumas semanas. Certamente anteciparemos esse calendário montado — disse o secretário, na última semana, se a pasta conseguir antecipar as entregas.

Na sua vez, ômicron: Ampliação de testes RT-PCR na rede pública sobrecarrega laboratório central do governo do RJ

Para as demais regiões do estado, de acordo com a secretaria, os imunizantes serão entregues no sábado por aviõezinhos, vans e caminhões.

A previsão é que, a partir da próxima segunda-feira, dia 17, todos os municípios possam dar começo à vacinação.A recomendação da secretaria estadual é que sejam vacinadas, primeiro, crianças com comorbidades e indígenas, seguidas das faixas etárias do mais velho ao mais novo. No entanto, aqui na capital fluminense, a ordem vai seguir a faixa etária.

Calendário no Rio segue até fevereiro

Caso haja mudanças na chegada de imunizantes, a prefeitura já informou que o Ministério da Saúde coordenou de acordo com a estimativa de entrega de doses o calendário , podendo ser antecipado ou atrasado.

11 anos

10 anos

8 anos

7 anos

6 anos

Pré-requisito do comprovante nas escolas do Rio

Já na rede privada, ainda não há um consenso sobre essa pré-requisito: escolas particulares podem cobrar que os alunos estejam vacinados para frequentar suas dependências? A resposta divide juristas e experts, que consentem em um ponto: a judicialização sobre a questão é quase certa. Ao contrário do que já anunciou a Escola Americana, com unidades na Barra da Tijuca e na Gávea, que só vai receber estudantes em dia com a imunização, a maioria dos colégios escutados pelo GLOBO garantem que não seguirão esse mesmo percurso.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Gambia, Brazil

Cities: Sao Goncalo, Barra

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Rio recebe primeiras vacinas para crianças nesta sexta; lote é somente 6% do necessário
>>>>>Idosos não vacinados morrem 15 vezes mais por Covid-19 no Rio do que idosos com imunização em dia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Entre os internados com Covid-19 no Rio, 90% não têm o esquema vacinal completo, e cerca de 40% não tomaram dose alguma – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: Comitê científico do Rio adia decisão sobre carnaval na Sapucaí e mantém plano de volta às aulas presenciais – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 80 0 NONE 5 nós: 1, (tacit) nós: 4
2 eu 15 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
3 Ministério da Saúde 0 0 ORGANIZATION 5 o Ministério_da_Saúde: 4, O Ministério_da_Saúde: 1
4 anos 0 0 NONE 5 10 anos: 1, 11 anos: 1, 7 anos: 1, 8 anos: 1, 6 anos: 1
5 Ômicron 160 0 ORGANIZATION 4 a Ômicron: 2, A Ômicron: 2
6 crianças 0 0 NONE 4 crianças: 3, 1.533.654 crianças: 1
7 vacinação 80 0 NONE 3 A vacinação: 1, a vacinação: 2
8 calendário 0 0 NONE 3 Calendário: 1, o calendário: 1, esse calendário montado: 1
9 doses 0 0 NONE 3 duas doses: 1, as respectivas doses: 1, doses: 1
10 era 0 0 NONE 3 era: 3