Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Ipanema e Copacabana

Faz 1 mês, em meio a o ampliação de casos e óbitos por Covid-19 e a o progressão de novas variantes de o vírus, o Rio registrou a menor taxa de isolamento social desde o começo de a pandemia : %30 entre 21 e 28 de fevereiro. Isso significa que, comparado com uma semana normal, antes do começo da pandemia, viu-se em média 30% menos de pessoas nas ruas. Há cerca de um ano, esse número chegou a ser de 85%. Entre os bairros monitorados, Botafogo, na Zona Sul, tem exibido os indicadores mais baixos: na última segunda-feira, dia 1º, por exemplo, o isolamento estava em -18%, ou seja, havia 18% a mais de pessoas nas ruas do que antes da chegada da doença. Faz 1 ano, por sua vez, Leblon, Ipanema e Copacabana exibiram, também os índices mais baixos desde março de 2020.

Ipanema é um bairro da Zona Sul do município do Rio de Janeiro, fundado em 1894 por José Antônio Moreira, conde de Ipanema.

Riscos em meio à pandemia: Dados de celulares eapresentamalta eexibiçãoà Covid nas ruas e ajauxiliam explicar auampliaçãoe mortes

Para a médica Tânia Vergara, presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro , o atual momento pandêmico exige cuidados redobrados, e não flexibilização do distanciamento social.

— O mais importante neste momento era justamente conservar as medidas de afastamento. A variante amazônica, por exemplo, circula com carga viral dez vezes maior, é mais transmissível. É triste ver restaurantes, bares e quiosques lotados. Infelizmente a população acredita que a pandemia está sob controle, mas não está. É provável vivermos um cenário ainda mais caótico, conforme vem sendo observado em estados vizinhos, como São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Amazonas — explica.

Na sua vez, macapá , Recife , Belo Horizonte , Vitória , São Paulo .Paes declarou que está inquietado com a situação de estados e municípios vizinhos e que «não deseja ser pego de surpresa».A deputada federal Sâmia Bonfim compartilhou nas redes sociais um vídeo mostrando as manifestações em São Paulo e provocou o presidente: “Bolsonaro escapou do pronunciamento, mas não pode escapar da indignação dos brasileiros”.

Na sexta-feira 19 de fevereiro a prefeitura do Rio informou nesta sexta-feita que registrou a morte de um paciente contagiado com uma das novas variantes do coronavírus. Ele tinha 46 anos, vivia em Manaus, no Amazonas, e se o transferiu para se tratar em o município. Com esse dado, sobre para dois o número de óbitos decorrentes da nova cepa no Estado. A primeira vítima foi o habitante de Belford Roxo Adilson Cardoso de Jesus, de 55 anos, que teria se infectado em uma clínica.

Os dados são do monitoramento feito pela companhia de inteligência artificial Cyberlabs, que vem trabalhando em parceria com o Centro de Operações Rio , da prefeitura, por meio da análise de centenas de câmeras de videomonitoramento disseminadas por toda a cidade.

Os índices da cidade seguem uma queda quando comparados com as duas semanas anteriores: 35% e 56%, respectivamente. Até então, a taxa jamais havia ficado abaixo de 42% — o que ocorreu entre os dias 6 e 12 de setembro e 8 e 14 de novembro, datas próximas a feriados nacionais. Quando o indicador registrado foi de %60, recordista negativamente não supera os %30 de isolamento social desde a semana de 7 a 13 de junho. Recordista negativamente é botafogo, que é um bairro muito comercial, de passagem e com uma estação de integração do metrô. De lá para cá, quedas sequenciais e marcações negativas. De 4 a 10 de outubro, a média ficou em -5%. Hoje, o bairro aparece classificado com o risco alto para contaminação da Covid e com 4.903 casos confirmados, ocupando o sétimo lugar na lista da Secretaria municipal de Saúde do Rio. Por lá, são 208 óbitos. Muitas pessoas circulam por ali e acabam repercutindo nos números de casos, internações e óbitos de outros bairros. Esses baixos índices de isolamento trazem preocupação. Poderemos ter aqui no Rio uma situação mais inquietante nos próximos 15 dias — adverte o infectologista e professor da Unig , Roberto Falci da Silva Garcia.

Em relação aos índices do isolamento social nos seis bairros monitorados pela Cyberlabs, todos estão com as taxas abaixo de 60%. Tijuca de Botafogo segue o bairro , com %18; Copacabana, com 28%; Leblon e Ipanema, com 39%; Centro, com 52%; e Barra da Tijuca, com 57%.

Se registram os baixos índices de isolamento em o momento em que a Fiocruz divulgou uma nota em a qual assinala o agravamento de a pandemia em 19 unidades de a federação — entre elas o Rio, que tem %88 de taxas de profissão de leitos de UTIs, de acordo com o órgão. O Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19 assinalou que, «pela primeira vez desde o começo da pandemia, verifica-se em todo o país o agravamento simultâneo de diversos indicadores, como o crescimento do número de casos e de óbitos, a alta positividade de testes e a sobrecarga das clínicas».

Porto Velho , Rio Branco , Manaus , Boa Vista , Belém , Palmas , São Luís , Teresina , Fortaleza , Natal , João Pessoa , Salvador , Rio de Janeiro , Curitiba , Florianópolis , Porto Alegre , Campo Grande , Cuiabá , Goiânia e Brasília .

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Argentina, Brazil

Cities: Parana, Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Rio registra menor taxa de isolamento desde começo da pandemia de Covid; Botafogo lidera
>>>>>Fiocruz: país inteiro apresenta piora de indicadores da Covid-19 pela 1ª vez desde início da pandemia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Após nota da Fiocruz sobre agravamento da pandemia, Paes diz que poderá endurecer medidas no Rio – March 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Casos de variante do coronavírus fazem cidade do Rio se manter em risco alto para Covid-19 – February 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Rio retoma vacinação de idosos contra a Covid-19; veja calendário e locais – February 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacinação de idosos é retomada nesta quinta-feira no Rio; saiba quem pode entrar na fila e onde há postos de imunização – February 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes confirma retomada da vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira, dia 25 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministério da Saúde muda mais uma vez orientação sobre reserva de doses de vacina – February 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio já investiga 13 possíveis casos de contaminação por novas variantes de Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>À espera de novas doses, cidades da Baixada adotam posturas diferentes em relaçao à vacinação – February 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>São João de Meriti retoma vacinação contra a Covid-19 após 11 dias – February 23, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>À espera de novas doses, cidades da Baixada adotam posturas diferentes em relação à vacinação – February 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Nova remessa de insumos de vacina contra a Covid-19 chega ao Rio de Janeiro – February 27, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Entrave na importação de insumo atrasou análise de pedido de registro de vacina da Fiocruz – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>No dia que apresenta pacote fiscal à Câmara dos Vereadores, Paes afirma que medida é ‘proteção para o cidadão’ – March 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Deu quórum: almoço com Paes tem 40 vereadores. Inclusive do PSOL – February 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio aprova cessão de 231 servidores para a Câmara – February 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Nem desaforo de Carlos Bolsonaro quebra clima cordial na Câmara – February 23, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Capitais registram panelaços em protesto contra Bolsonaro após novo recorde de mortes por covid – March 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: boletim epidemiológico mostra Copacabana, Lagoa e Rocinha com risco alto de contágio – February 27, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Desde que Bolsonaro decretou o ‘finalzinho da pandemia’, em dezembro, o Brasil já registrou mais de 73 mil mortes por Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Média móvel de óbitos por Covid-19 bate recorde desde o início da pandemia – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 o Rio 0 0 PLACE 4 o Rio: 4
2 bairro 0 95 NONE 3 um bairro bastante comercial: 1, O bairro: 1, o bairro: 1
3 Cyberlabs 0 0 ORGANIZATION 3 Cyberlabs: 2, a Cyberlabs: 1
4 Ipanema 0 0 PERSON 3 Ipanema: 2, (tacit) ele/ela (referent: Ipanema): 1
5 São_Paulo 0 0 PLACE 3 São_Paulo: 3
6 óbitos 0 0 NONE 3 208 óbitos: 1, óbitos: 2
7 o início de a pandemia 0 100 NONE 2 o início de a pandemia: 2
8 pandemia 0 100 NONE 2 a pandemia: 2
9 Paes 0 60 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Paes): 1, Paes: 1
10 Bolsonaro 12 6 PERSON 2 Bolsonaro: 1, (tacit) ele/ela (referent: Bolsonaro): 1