Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Eduardo Paes toma posse como prefeito do Rio de Janeiro pela terceira vez

A prefeitura do Rio anunciou nesta quarta-feira que de quinta-feira a sábado vai vacinar todos os profissionais de limpeza urbana acima de 18 anos da Comlurb. Para ser imunizado é necessário estar na ativa e comprovar vínculo com o ofício e local de trabalho ou uma declaração assinada da Companhia.

Anunciado na última sexta-feira, o novo calendário de vacinação contra a Covid-19 na cidade do Rio não tem previsão estabelecida para repescagem da primeira dose de quem não puder vacinar nos dias estabelecidos de sua idade ou para grupos de outros períodos do PNI. Apesar de não ter dias fixos, segundo a prefeitura, nesta semana vai haver repescagem na quarta-feira e sábado .

Vantagens da vacina: Estudo mostra que vacina contra a Covid-19 pode ter poupado 16 mil idosos

Na quarta-feira vão poder aquelas pessoas formos vacinadas com 49 anos ou mais, além de profissionais da educação. Já no sábado, vai ser o dia para maiores de 48 anos ou pessoas com comorbidades que perderam o dia da vacinação.

Na sua vez, fora do país, especialmente em locais com a pandemia controlada e a vacinação progredida, já há um movimento de reabertura das escolas, inclusive com ensino presencial sem limitação de distanciamento.

Na quarta-feira 16 de junho com a meta de aplicar pelo menos uma dose em metade dos cariocas acima dos 18 anos até o fim do mês, a cidade do Rio já sentia as vantagens da imunização de idosos contra a Covid-19. Uma projeção feita pelo estatístico Rafael Izbicki, professor da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, a pedido do GLOBO, estima que exclusivamente na capital a vacinação contra o coronavírus podia ter resgatado a vida de 1.512 pessoas com 65 anos ou mais e evitado mais de três mil internações de casos graves nesta faixa etária.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, “outras datas de repescagem para grupos prioritários serão divulgadas oportunamente». As datas de repescagem valem exclusivamente para pessoas que irão tomar a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Para quem já foi imunizado mas perdeu a data para a segunda dose, a recomendação é procurar um posto de imunização para completar a imunização, de preferência no local onde recebeu a primeira dose.

Eduardo da Costa Paes goma é um político brasileiro, filiado ao Partido Social Democrático .

João Agripino da Costa Doria Junior ComMM, mais conhecido como João Doria Junior ou, simplesmente é um empresário filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira desde 2001 e atual governador de São Paulo. João Agripino da Costa Doria Junior ComMM, mais conhecido como João Doria Junior ou, simplesmente é joão Doria. Um empresário é jornalista.

Vacina no Rio: Paes provoca João Doria sobre antecipação de calendário de imunização

As escolas privadas já estão em funcionamento híbrido — parte do tempo presencial e outro à distância — em todo o país. Simone Freitas, professora do 2º e 3º anos do fundamental no Mopi, do Itanhangá, Zona Oeste do Rio em setembro passado Zona Oeste do Rio é conta que sentiu quando voltou a trabalhar na escola, receio., mas se acostumou com as normas:

De acordo com o novo calendário, esta semana está calculada a vacinação de pessoas com 48 e 49 anos. Gestantes e puérperas, mesmo sem comorbidades, podem se vacinar contra a Covid-19 ao longo da semana. Este grupo recebe somente imunizantes Pfizer ou CoronaVac por resolução do Ministério da Saúde.

De acordo com o calendário estaudal unificado de vacinação, as lactantes de 12 meses já podem ser imunizadas. Porém, cada prefeitura tem a autonomia de decidir se inclui este grupo entre as prioridades. Segundo a secretaria municipal de Saúde do Rio, lactantes habitantes da capital precisam esperar o calendário de acordo com sua idade.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Rio vai vacinar todos garis e profissionais de limpeza urbana da Comlurb nesta semana; cheque as datas
>>>>>Com aceleração da vacinação, 2 milhões de profissionais da educação devem receber segunda dose em setembro, dando horizonte para volta às aulas – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 pessoas 0 0 NONE 6 1.512 pessoas: 1, aquelas pessoas: 1, pessoas: 4
2 o Itanhangá 0 0 PLACE 5 (tacit) ele/ela (referent: o Itanhangá): 4, o Itanhangá: 1
3 vacinação 25 0 NONE 4 a vacinação avançada: 1, vacinação: 2, a vacinação: 1
4 dose 0 0 NONE 4 a primeira dose: 2, a segunda dose: 1, uma dose: 1
5 repescagem 85 0 NONE 3 repescagem: 3
6 comorbidades 0 0 NONE 3 comorbidades: 3
7 a cidade de o rio 50 0 NONE 2 a cidade de o Rio: 2
8 coronavírus 0 0 NONE 2 o coronavírus: 2
9 uma projeção feita por o estatístico rafael_izbicki professor de a universidade_federal_de_são_carlos em são_paulo a pedido de o globo estima ou mais e evitado mais de três_mil internações de casos graves em esta faixa etária 0 100 NONE 1 Uma projeção feita por o estatístico Rafael_Izbicki professor de a Universidade_Federal_de_São_Carlos em São_Paulo a pedido de o GLOBO estima ou mais e evitado mais de três_mil internações de casos graves em esta faixa etária: 1
10 restrição de distanciamento 0 60 NONE 1 restrição de distanciamento: 1