Por: SentiLecto

Cinquenta e dois bairros do Rio de Janeiro e sete cidades da Baixada Fluminense podem ficar sem fornecimento de água neste fim de semana. A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro divulgou uma nova lista com o planejamento de rodizio de fornecimento de água para este sábado e domingo em virtude de um reparo na Elevatória do Lameirão, o que diminui a habilidade de funcionamento da equipamento.

Faz 55 anos, a acusação foi feita a o EXTRA por um ex-funcionário de a Cedae que criticou a falta de prioridade dada em a manutenção de a bomba que opera em a unidade desde sua inauguração,,.Faz 8 meses, em nota, a atual administração de a empresa, que assumiu em o começo de novembro, informou que » está realizando apuração de responsabilidade sobre o fato de o reparo ter sido «. Se começou o processo segundo a companhia, para reparo de os outros dois motores que pararam recentemente já . Procurado, o ex-presidente da Cedae Hélio Cabral negou que tenha atrasado a manutenção do motor e alegou que deu começo ao processo de reparo. Ele disse que exibiu um dossiê sobre os problemas da companhia à Comissão de Saneamento da Assembleia Legislativa , no icomeçodeste ano, em que aassinalavaproblemas encontrados na ecompanhiaPor meio das redes sociais, leitores do EXTRA reclamaram, por exemplo, do fornecimento no Engenho Novo, um bairro que não faz parte do rodízio nesta quarta. A habitante Marcely Cristine declarou que o problema que já persiste há 15 dias se conservou. O mesmo declarou o leitor Nilton, que vive na Rua Pedro Calazans.Quando está calculada a finalização do reparo, ainda de acordo com o informativo, a Cedae reitera que os transtornos podem durar até o próximo dia 20. Até lá, a companhia realizará manobras no sistema para redurecionar e equilibrar a distribuição de água, o que significa que vai haver um rodízio de fornecimento. A companhia pede que a população economize água e se compromete a priorizar o atendimento a clínicas e outros serviços oficiais por meio de carros-pipa.

Na sexta-feira 27 de novembro em meio a uma pandemia de Covid-19 e ao calor, habitantes dos 17 bairros do Rio e do município de Nilópolis, na Baixada Fluminense, precisaram driblar a falta de água em razão de um problema na Elevatória do Lameirão. O reparo da Cedae se estendia por mais de uma semana. Desde então, habitantes das áreas afetadas utilizavam água de piscina, investiam em bombas ou ainda tinham que recorrer a carro-pipa, que teve ampliação no custo. O problema afetava um milhão de pessoas.

Ainda segundo a empresa, a falta d’água nos bairros e municípios pode durar até o dia 20 deste mês, data calculada para o fim dos reparos na elevatória. Ainda que tenham sistema de reserva interna como cisterna ou caixa d, a orientação, portanto, é que os habitantes do Rio e da Baixada economizem água ’água. Atualmente a elevatória está operando com 75% de sua habilidade. Enquanto o problema não é solucionado, a Cedae informa que está realizando manobras no sistema para equilibrar a distribuição de água, priorizando clínicas e outros serviços imprescindíveis com carros-pipa.

— Na semana passada estava bastante forte o odor e com gosto ruim. Agora reduziu, mas o odor está presente ainda. E a Cedae só veio aqui para marcar a conta, que já chegou.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: France

Cities: Sete

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Saiba os bairros do Rio e da Baixada Fluminense que podem ficar sem água no fim de semana; lista chega a 52 localidades
>>>>>Saiba onde pode faltar água nesta quarta-feira no Rio e na Baixada, de acordo com o rodízio programado pela Cedae – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Moradores de regiões fora do rodízio da Cedae reclamam de falta d’água – December 02, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Cedae divulga bairros que ficarão sem água nesta terça-feira, confira lista – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Rodízio de água vai afetar abastecimento na Zona Sul do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Falta d’água pode afetar 25 bairros do Rio e outras quatro cidades nesta quinta; veja quais – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Cedae 0 0 ORGANIZATION 4 a Cedae: 3, (tacit) ele/ela (referent: a Cedae): 1
2 empresa 0 0 NONE 4 a empresa: 3, A empresa: 1
3 água 0 0 NONE 4 água: 4
4 problema 0 265 NONE 3 o problema: 2, O problema: 1
5 cheiro 160 0 NONE 2 o cheiro: 2
6 Nilton 0 0 PERSON 2 o leitor Nilton: 2
7 a atual gestão de a companhia 0 0 NONE 2 a atual gestão de a companhia: 2
8 bairro 0 0 NONE 2 um bairro: 2
9 elevatória 0 0 NONE 2 a elevatória: 2
10 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2