Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Claudio Castro como Vice Governador do Rio de Janeiro

Em acontecimento lotado, com aglomeração e clima de campanha eleitoral, o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, que , que defendeu a «despolitização» da discussão sobre a administração da pandemia, tem que publicar ainda neste sábado um novo decreto sobre a permanência das medidas restritivas no estado, inaugurou a clínica modular Dr Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu, na manhã deste sábado. A unidade, que estava com estrutura pronta desde junho de 2020, vai começar a operar com metade de sua habilidade – somente 150 dos 300 leitos calculados – e terá foco imediato no tratamento a pacientes com Covid-19.

Cláudio Bomfim de Castro e Silva é um advogado e político brasileiro, atual vice-governador do Rio de Janeiro, tendo assumido interinamente o governo do estado em decorrência do afastamento do titular Wilson Witzel.

Compreenda: saiba o que muda e o que não muda com o decreto que prorroga limitações no Rio

A cerimônia teve presença de centenas de pessoas, incluindo dezenas de deputados, vereadores, secretários e prefeitos da Baixada Fluminense, o que vai contra o decreto do próprio governador, que proíbe acontecimentos e aglomerações. Castro só iniciou discursar 40 minutos após o começo da agenda, tempo ocupado por diversos parlamentares, como os deputados estaduais Alexandre Knoploch , Márcio Pacheco , Leo Vieira , Max Lemos e Marcelo Dino , que chegou a declarar que Castro foi «selecionado por Deus» para comandar o Rio durante a pandemia.Todos que discursaram utilizavam máscaras, mas o superintendente do Ministério da Saúde no Rio, George Divério, foi o único a falar com a máscara debaixo do nariz, ou seja, usando o item de forma inadequada.

Dos 1.708 pacientes que foram internados no SUS na cidade este ano, 392 não viviam na capital . Destes total quase dois terços vêm de oito cidades da Baixada Fluminense, segundo encruzilhada de dados feito pela reportagem. O sindicato observa que a lógica do Sistema Único de Saúde é da integração. Por outro lado, observa o presidente do Sindmed, Alexandre Telles, a crise provocada pela pandemia expõe um problema histórico na cidade, de falta de Região Metropolitna de leitos públicos em toda a região metropolitana.

Na quarta-feira 24 de março o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, desejava que o Hospital Federal da Lagoa passe a ser uma unidade estadual ou que tenha a gestão compartilhada. A afirmação foi feita em entrevista à TV Globo, nesta terça-feira. A medida seria para abrir leitos para os pacientes de Covid-19 que estavam na fila por vagas. Castro esperava entrar em um acordo com o governo federal.

Celebração: experts criticam celebração de aniversário de governador em plena pandemia

Cláudio Castro discursou por cerca de 15 minutos e depois entrou para conhecer a clínica, sem responder questões do jornalismo. Na sua fala, defendeu o trabalho do governo na distribuição das vacinas e na abertura de leitos. Segundo o governador, nos últimos 10 dias foram abertos 397 leitos no estado, fora os 150 deste sábado. O governador também defendeu a «vacinação contra a fome» , ao defender a conservação de empregos durante a pandemia, mas não adiantou o conteúdo do novo decreto a ser publicado neste sábado. As normas em forcita duram até domingo.

Por outro lado, — Nós chegamos quase no limite. O estado precisa abrir a clínica, que desafogaria a Posse. Aí, sim, a gente pode repensar as medidas de limitações ao comércio. Eu tenho cobrado ao governador , e ele sinalizou que essa semana abre. Qualquer quantidade de leitos a mais é fundamental para a nossa região — alegou Lisboa.Ainda de acordo com o o vice-presidente da Rede, em breve eles têm que cuidar de 50 leitos da rede federal, além de oferecer mais 50 leitos ao poder público do Rio, em bom funcionamento, para atender os pacientes de Covid-19.

Leitos de UTI:Pedidos de vagas de UTI via Defensoria disparam e chegam até mesmo a delegacia

– Precisamos nos inquietar com os empregos. Não existe a dicotomia entre saúde e economia, elas são adicionais. É bastante fácil falar para fechar tudo, mas se fizermos isso, nem municípios, nem estado e nem o governo federal vão ter dinheiro para pagar sequer os insumos dessa clínica. Temos que despolitizar a discussão – alegou Castro.

Entre a bancada federal, houve presença, entre outros, dos deputados Dr Luizinho , que já foi cotado para as posições de Secretário de Saúde e Ministro da Saúde e da deputada Rosângela Gomes . Diversos prefeitos, como Washington Reis, de Duque de Caxias e Jorge Miranda, de Mesquita, também prestigiaram. As falas foram todas para festejar a inauguração do equipamento, que será importante para desafogar o Hospital Geral de Nova Iguaçu – o Hospital da Posse – que atende a outros municípios vizinhos e convive com superlotação, principalmente na pandemia. O atraso da inauguração, porém, foi diminuído, e muitos dos presentes, como Divério, chegaram a declarar que a unidade vai abrir em boa hora, pois o estado vive o auge de contágios.

Em uma série de declarações, o prefeito Eduardo Paes tem declarado que a demanda de atendimento por Covid vem gerando um esforço extra nas emergências da capital. Mas que não pode recusar pacientes e isso sobrecarrega as clínicas da prefeitura. O secretário municipal de saúde. Daniel Soranz, complementa.

O clínica Dr Ricardo Cruz – médico que morreu durante a pandemia – começará a operação com 150 leitos. As transferências iniciarão neste sábado, e os primeiros pacientes terão que chegar até a manhã de domingo. Vão ser 60 leitos de UTI e 90 de enfermaria, nesse primeiro período de funcionamento. No total foram construídos 300 leitos, sendo 120 de terapia intensiva e 180 de enfermaria, sob preço de cerca de R$50 milhões. A administração vai ficar a cargo da organização social Ideas, selecionada após série de problemas que protelaram a inauguração.

Carência de insumos: Hospitais do Rio já começam a ter carência de insumos para tratamento, relatam profissionais

Após promessas descumpridas pela administração de Wilson Witzel, o secretário de Saúde Carlos Alberto Chaves anunciou que a unidade abriria no último dia 20 de janeiro, o que não aconteceu. Faz 2 meses, desqualificou se A primeira OS selecionada, Cruz Vermelha Faz 1 mês, por isso houve nova convocação e a OS Ideas foi a selecionada para uma operação de 6 meses em um contrato de R$44 milhões. A promessa do governo é que, após a pandemia, a unidade fique de herança. Uma opção é ser modificada em clínica oncológica.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Nova Iguacu, Mesquita, Duque De Caxias

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Se inaugura clínica modular de Nova Iguaçu após quase um ano de atraso, com metade de a habilidade
>>>>>Carência de leitos de UTI na Baixada Fluminense pode explicar recorde de ocupação de vagas no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Abertura do Hospital do Modular de Nova Iguaçu, prometida para sábado, pode desafogar Hospital da Posse – March 31, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Auditoria acha irregularidades do Hospital de Campanha do Riocentro, que teve a maior taxa de mortalidade das unidades provisórias da cidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Hospitais privados vão ativar mais 104 leitos para Covid em unidades públicas do Rio – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Cláudio Castro 0 0 PERSON 8 Cláudio_Castro: 3, Castro: 4, (tacit) ele/ela (referent: Cláudio_Castro): 1
2 governador 30 0 NONE 7 O governador: 1, o governador: 4, o próprio governador: 2
3 eu 0 0 NONE 6 (tacit) eu: 5, Eu: 1
4 unidade 80 0 NONE 5 A unidade: 2, a unidade: 3
5 estado 0 0 NONE 5 o estado: 3, estado: 1, O estado: 1
6 pandemia 50 200 NONE 4 a pandemia: 3, plena pandemia: 1
7 decreto 0 0 NONE 4 um novo decreto: 1, o decreto: 3
8 nós 0 0 NONE 4 (tacit) nós: 3, Nós: 1
9 Eduardo Paes 0 0 PERSON 3 o prefeito Eduardo_Paes: 1, (tacit) ele/ela (referent: o prefeito Eduardo_Paes): 2
10 George Divério 0 0 PERSON 3 George_Divério: 1, Divério: 1, (tacit) ele/ela (referent: Divério): 1