Por: SentiLecto

Daniel Soranz revelou nesta quarta-feira que a prefeitura estuda a chance de dispensar a obrigatoriedade da utilização de máscara para alguns grupos da população. Daniel Soranz é o secretário municipal de Saúde do Rio. Ele alegou que na reunião do dia 18 com o comitê científico de enfrentamento à Covid-19, sse cvai colocaresta hsuposiçãoem análise mas revidenciouque, no momento, não há qualquer amudançanesse sentido e a proteção facial segue sendo ocompulsória

— Cabe aos síndicos inspecionar o cumprimento das limitações. Poderá fazer vistorias e identificar anormalidades, se a prefeitura receber delatas pelo 1746. O condomínio está sujeito a ser multado. E habitantes, também, se estiverem em áreas habituais sem máscaras — declarou Daniel Soranz.Na última sexta, a prefeitura apresentou um mapa da cidade com classificação de risco de contágio para cada uma das 33 Regiões Administrativas. Vai publicar-se um novo decreto em essa semana, , alegou Paes, com normas e critérios em relação a essas classificações. Por enquanto, o prefeito descartou a adoção de lockdown na cidade.

Na terça-feira 05 de janeiro a Secretaria municipal de Saúde do Rio informou já ter aberto 100 dos 343 novos leitos prometidos pela prefeitura para o tratamento de pacientes com Covid-19. eram 80 vagas a mais disponíveis no Hospital municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, e outras 20 no Souza Aguiar, no Centro. O obstáculo de contratação de mão de obra qualificado, no entanto, podia ser uma dificuldade à cpermanênciadesse processo, t temiamespecialistas.

Daniel Soranz Pinto Filho é um médico sanitarista e pesquisador brasileiro.

— O uso das máscaras é motivo de divergências. Há uma série de consultas à SMS chegando sobre isso. O que se debate no meio acadêmico é se não deveriam ser liberadas para segmentos da população que têm problemas para respirar, deficientes físicos e crianças menores de 5 anos. Mas, nesse momento, a gente conserva as normas atuais para todas as áreas — declarou Soranz.

Diante do progressão da Covid-19 nos últimos dias, Eduardo Paes publicou nesta quarta-feira no Diário Oficial um decreto com uma série de medidas para tentar conter o contágio da enfermidade. Eduardo Paes é o prefeito do Rio. As limitações atingem bancos, boates, shoppings, academias, restaurantes, entre outros estabelecimentos, que terão que funcionar de acordo com a classificação de risco de transmissão do coronavírus divulgada semanalmente pelo município. Poucas horas após a publicação do plano, no entanto, Paes utilizou suas redes sociais para anunciar que revogará a liberação de torcida nos estádios, com habilidade restringida e distanciamento social, por ser “quase inimaginável inspecionar”.

Deram-se as declarações durante uma reunião com representantes de o setor produtivo em a sede de a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto. Para alguns setores como shoppings, indústrias e a rede hoteleira, nada muda. Existe somente uma orientação conforme o número de novos casos de coronavírus, para que seja aumentado o horário de funcionamento. Mas, por enquanto, trata-se somente de uma recomendação.O prefeito também negou que a determinação tenha flexibilizado o isolamento social apesar da autorização para a volta de algumas atividades, como áreas de lazer de condomínios, lazer ao ar livre na orla e estacionamento na praia, que voltam a ser permitidos a partir deste fim de semana.

Filiado ao Democratas, é o atual prefeito do Rio de Janeiro.

As medidas já estão em forcita, mas a fiscalização só inicia amanhã com agentes circulando pela cidade para orientar quem estiver burlando as normas. Posteriormente, quem descumprir as regras pode ser multado, e o comércio, dependendo do caso, ser até fechado. Quando iniciará essa atuação mais estrita, o município não informou.

— A gente pede a cooperação da população para seguir as normas básicas: utilização de máscaras, higienização das mãos valem sempre para todas as situações — declarou Paes.

A principal mudança calculada no plano é na habilidade dos espaços públicos. Se o vai permitir menos público, quanto mais a enfermidade progride. No nível de risco alto, bares e restaurantes, por exemplo, só podem funcionar sem música ao vivo e servir bebida a pessoas que estejam sentar-se; já as boates não podem abrir as pistas de dança. Cheque no quadro no fim da página em qual nível de risco estão os bairros da cidade de acordo com o boletim divulgado na última sexta.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Secretário de Saúde declara que discutirá com experts se vai haver mudança nas normas para a utilização de máscara na cidade do Rio
>>>>>Paes explica novas medidas de restrição e diz que fiscalização será por amostragem: ‘Não estamos relaxando, estamos fixando regras’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Covid-19: áreas de lazer dos condomínios são liberadas com novas regras – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Prefeitura inicia testagem de Covid-19 com primeiro lote de 10 mil dos 450 mil testes anunciados – January 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Após adiar reabertura de áreas de lazer da orla, parques da prefeitura têm horário estendido e novas regras – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19: 25 regiões do Rio têm classificação de risco alto em lançamento de novo boletim sobre a doença – January 08, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Rio registra 224 mortes e 4,6 mil novos casos; média móvel cresce 52% e indica alta no contágio pelo segundo dia – January 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Média móvel de mortes por Covid-19 passa de 700 pelo terceiro dia seguido no Brasil, diz boletim – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Brasil ultrapassa marca de 196 mil óbitos por Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Brasil registra 562 mortes e 22.489 casos de Covid-19, mostra boletim de consórcio de veículos de imprensa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Paes diz que RJ seguirá plano nacional de imunização, mas prevê vacina contra Covid para janeiro – January 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Novo secretário de Saúde autoriza abertura de processo para licitar seringas e testes de Covid-19 – January 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes apresenta plano de ações para cem primeiros dias do governo com 25 medidas prioritárias – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes antecipa medidas para combater a pandemia, como abertura de novos leitos e de um Centro de Operações de Emergências no COR – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Eduardo Paes toma posse como prefeito do Rio em cerimônia na Câmara dos Vereadores; acompanhe – January 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Novo secretário de Saúde autoriza abertura de processo para licitar seringas para vacina e testes de Covid-19 – January 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Eduardo Paes toma posse nesta sexta-feira como prefeito do Rio em cerimônia na Câmara dos Vereadores; acompanhe – January 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio quer contratar 150 leitos na rede privada para tratamento de Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Vacinação contra a Covid-19 no Rio será feita em 450 pontos e poderá começar ainda em janeiro, segundo a prefeitura – January 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em encontro com Castro, Paes diz que Prefeitura e Estado vão trabalhar de forma integrada e seguir plano nacional de vacinação – January 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Novo prefeito do Rio, Eduardo Paes empossa 24 secretários, acompanhe ao vivo – January 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes diz que não tem dinheiro em caixa para pagar folha de pagamento do servidores – January 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes diz que não tem dinheiro em caixa para pagar salário dos servidores – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Covid-19 no Rio: ‘Se for para o nível muito alto, a gente vai ter restrições mais severas’, diz Paes – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Daniel Soranz 0 50 PERSON 7 Daniel_Soranz: 1, (tacit) ele/ela (referent: Daniel_Soranz): 3, Daniel_Soranz (apposition: O secretário municipal de Saúde_do_Rio): 1, Ele (referent: Daniel_Soranz): 1, Soranz: 1
2 Eduardo Paes 0 0 PERSON 4 Eduardo_Paes (apposition: o prefeito de o Rio): 1, Paes: 3
3 normas 0 0 NONE 4 as regras: 1, as regras atuais: 1, regras: 1, as normas: 1
4 cidade 0 100 NONE 3 a cidade: 3
5 você 0 0 NONE 3 (tacit) você: 3
6 estabelecimentos 0 50 NONE 2 outros estabelecimentos: 2
7 SMS 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: a SMS): 1, a SMS: 1
8 decreto 0 0 NONE 2 um novo decreto: 1, um decreto: 1
9 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
10 gente 0 0 NONE 2 a gente: 1, A gente: 1