Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Mapa da Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro

O pedreiro desempregado Joel Ferreira, de 54 anos, abre o registro, liga a bomba e, mesmo assim, da bica do quintal, não sai uma gota de água. Quando ele escutou, todas as torneiras do imóvel estão secas desde a madrugada de segunda-feira , pela última vez, barulho nos canos. É assim, escutando os canos, que Joel sabe se vai ser mais um dia em que percorrerá quilômetros até a casa da filha, onde vai buscar o líquido valioso para sobreviver e limpar a casa. A família mora no loteamento Jardim Maravilha, em Guaratiba. Lá, dias de abundância são aqueles em que fortes chuvas inundam as construções pobres, levantadas sobre uma rede de drenagem precária.

— Já ficamos 17 dias sem água. Tenho que buscar água num poço que construí num terreno da minha filha, no Caminho da Pedreira — conta, quando é assim.

‘Os outros eram melhores’: Governador Cláudio Castro declara não se inquietar com bloco da Cedae sem propostas

O governador traçou projeções para seu mandato após o impeachment de Wilson Witzel. Ele declara que estuda possíveis mudanças no secretariado junto a sua equipe, mas menciona que Carlos Alberto Chaves com quem teve um desentendimento público no mês passado a respeito da criação e dos nomes do Comitê Científico de Enfrentamento na Covid-19, nãCarlos Alberto Chaves com quem teve um desentendimento público no mês passado a respeito da criação e dos nomes do Comitê Científico de Enfrentamento na Covid-19, não vai ser uma delas. Carlos Alberto Chaves é o chefe da pasta de Saúde. Carlos Alberto Chaves é o chefe da pasta de Saúde.Na quinta-feira 08 de abril Após a Estação de Tratamento do Guandu ter uma parada do começo da noite de terça-feira até as 7h de quarta-feira para a instalação de um sistema que visava diminuir a poluição na lagoa de captação de água, alguns bairros da capital e da Região Metropolitana estavam tendo o abastecimento de água suspendido ou funcionando de maneira irregular. Só no Rio, há relatos de que 11 bairros que estavam sem água, podendo levar até 48 horas para que o regresso seja normalizado.

O drama enfrentado por Joel, em um loteamento irregular em processo de legalização na prefeitura, não tem data para concluir. Na sexta-feira, em São Paulo, durante o leilão da Cedae, o chamado Bloco 3, que admiraria 22 bairros da Zona Oeste com rede de água, não teve interessados. Nesses locais, o esgoto já foi privatizado em 2012, o que melhorou os indicadores sanitários, ainda longe de serem ideais. No lote, estavam ainda os municípios de Piraí, Rio Claro, Itaguaí, Paracambi, Seropédica e Pinheiral, que, além da água, teriam o esgoto tratado. O consórcio Aegea, único a fazer uma oferta, retirou a proposta.

A Zona Oeste do Rio de Janeiro é uma área geográfica do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

O Bloco de Esquerda é um partido político de esquerda socialista em Portugal.

O bloco, que virou uma espécie de “patinho feio” da concessão, calculava o menor lance mínimo , mas os concessionários deveriam investir maciçamente para retirar o atraso da localidade em relação a outras do estado. A Zona Oeste, que concentra mais de 25% da população de Cariacica, tem uma densidade demográfica de 2.627 moradores por quilômetro quadrado, o equivalente à metade da média do Rio . Dos mais de 200 rios da capital, a maioria fica na região e despeja esgoto sem tratamento que agrava a poluição da Baía de Sepetiba. A ação das milícias também prejudica a oferta de serviços públicos.

Em fotografias: De 1500 a 2021, conheça a História do fornecimento de água no Rio

O mesmo vazio pode ser constatado na cidade de Itaguaí, que fica na vizinhança: com cerca de 30 mil moradores , o município tem 395,45 habitantes por quilômetro quadrado. Em Seropédica, a densidade é ainda menor: 275,33 por quilômetro quadrado. Com área semelhante, São Gonçalo , por exemplo, tem mais de 4 mil moradores por quilômetro quadrado.

O governo do estado e o BNDES avaliam a chance de se fazer um novo leilão, até o fim do ano, possivelmente com a inclusão de cidades que não participaram do pregão. De acordo com a Secretaria estadual da Casa Civil, a expectativa é de que o novo leilão possa acontecer até o fim deste ano.

— Estou cumprido com ele. Não tive fricção nenhum com ele: eu declarou que ele sabia , ele declarou que não. Talvez ele não tenha compreendido naquele dia que haveria comitê. Mas ele foi uma peça importante, pegou uma secretaria afundada em crise de corrupção e, em oito meses, a gente jamais mais escutou de corrupção na saúde — declarou.— Estou cumprido com ele. Não tive fricção nenhum com ele: eu declarou que ele sabia , ele declarou que não. Talvez ele não tenha compreendido naquele dia que haveria comitê. Mas ele foi uma peça importante, pegou uma secretaria afundada em crise de corrupção e, em oito meses, a gente jamais mais escutou de corrupção na saúde — declarou.— Demos um passo importante para a empresa com a nossa associação ao CPP Investments. É um primeiro passo para o financiamento . A AIMCo, outro acionista pertinente da Iguá, também aprovou um aporte de capital e exibimo um contrato firme com um sindicato de bancos para fazer o pagamento de parte dos valores.

— O resultado do leilão mostra que há espaço para o lote ser relicitado com a inclusão de outros municípios. A Cedae opera em 64 cidades , mas somente 35 participaram da concorrência. Passadas as votações, vários prefeitos demonstraram interesse de aderir à licitação, mas não havia tempo. Com a participação de mais cinco, seis ou sete municípios, vai haver escala para atrair investidores — acredita o economista Claudio Fristchak, presidente da Inter.B Consultoria.

Promessa: Concessão da Cedae calcula investimentos bilionários em ecossistemas esquecidos há décadas no Rio

A Zona Oeste registrou um salto no tratamento, que passou a chegar a 1.425.330 de pessoas em 2019, contra 875.866 em 2012, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento , desde que a prefeitura fez a concessão do esgoto, há nove anos. Mas, esse percentual não inclui áreas em processo de regularização, comunidades e loteamentos, bastante habituais na região, embora a Cedae estime em 90% o abastecimento de água no estado. O edital de concessão tinha como objetivo aprimoramentos no fornecimento dessas áreas urbanizáveis.

— Na época em que questões técnicas realizaram , o consenso , a concessão , era de que seria melhor conservar questões técnicas de a água com a Cedae. Haveria um obstáculo de quem vencesse a licitação de estabelecer parâmetros para medir a característica do fornecimento. Isso por conta do fato de a estação do Guandu ficar em outro município — declara o economista André Luiz Marques, que participou pela prefeitura da modelagem da concessão do esgoto da Zona Oeste.

Zero esgoto tratado

Além dos desafios da própria Zona Oeste, o Bloco 3 incluía seis cidades, das quais quatro não têm qualquer percentual de esgoto tratado: Itaguaí, Paracambi, Pinheiral e Rio Claro, segundo dados de 2019 para o Snis. Piraí trata só 8,54% do esgoto, e Seropédica, 3,71%.

Leilão da Cedae: Grupos empresariais que venceram o pregão já atuam em outros estados

Moradores da Zona Oeste contam os obstáculos que enfrentam, enquanto a nova licitação não sai do papel. A 2,5 quilômetros da casa de Joel, na Rua Mozolândia, os vizinhos recebem contas. A Rua Jurema Cabral, também em Guaratiba, é toda asfaltada e tem até hidrômetros. Mas, Carmen Lúcia Azevedo, de 60 anos, corre para estocá-la em galões, num cantinho de seu quintal, quando a água pinga na torneira. Para beber, o jeito é gastar dinheiro com água mineral:

— Dia sim, dia não, meu marido pede cinco galões, pois somos muitos: eu, ele, minha filha e meus dois netos. São pelo menos R$ 750 todo mês — conta Carmem, que mora há quase 30 anos no local. — Na época em que mudei para cá, a gente pegava água numa bica no começo da rua. A bica não existe mais. São muitos anos em que a conta chega, e a água, não. No verão, precisamos acordar de madrugada para conseguir um pouquinho de água. Mal dormimos, e já acordamos, meia-noite, uma da manhã…

Faz 3 meses, a conta de água veio zerada, em fevereiro. Segundo Carmen, após um protesto contra a má prestação de serviços no começo deste ano, em que os habitantes atearam fogo em pneus na Estrada do Magarça, uma via larga que conecta o Jardim Maravilha ao centro de Campo Grande.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Rio Claro, Sao Paulo, Campo Grande

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Sem oferta no leilão da Cedae, Zona Oeste do Rio padece com a falta d’água
>>>>>Em entrevista a rádio, governador Cláudio Castro diz não se preocupar com bloco da Cedae sem propostas: ‘Os outros eram muito melhores’ – May 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Começa o leilão da Cedae, a maior concessão de saneamento já realizada no país – April 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Cedae: um dos blocos licitados atrairá uma única proposta em leilão – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Leilão da Cedae: empresas interessadas se credenciam nesta terça-feira na Bolsa de Valores de São Paulo – April 27, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Fux derruba liminar do TJ-RJ e fixa concessão da Cedae em 35 anos – April 22, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Liminar do TRT que impedia leilão da Cedae é derrubada; pregão está mantido – April 27, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Com ágio de 103%, Aegea vence bloco da Zona Sul em leilão da Cedae; acompanhe ao vivo – April 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>TRT-RJ consegue nova liminar que suspende leilão da Cedae – April 26, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Leilão da Cedae arrecada R$ 15,4 bilhões; Aegea e Iguá vencem primeiros blocos. Acompanhe ao vivo – April 30, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Governador Cláudio Castro diz não se preocupar com bloco da Cedae sem propostas: ‘Os outros eram muito melhores’ – May 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Leilão da Cedae: grupos empresariais que venceram o pregão já atuam em outros estados – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 170 70 NONE 20 (tacit) eu: 18, eu: 2
2 água 0 0 NONE 7 a água não: 1, água: 5, a água: 1
3 nós 0 90 NONE 6 (tacit) nós: 6
4 quilômetro 0 80 NONE 4 quilômetro quadrado: 4
5 Joel Ferreira 0 0 PERSON 4 Joel_Ferreira de 54 anos: 1, Joel: 2, ele (referent: Joel_Ferreira de 54 anos): 1
6 Zona Oeste 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: a Zona_Oeste): 1, a Zona_Oeste: 1, A Zona_Oeste: 2
7 cidades 0 0 NONE 4 cidades: 1, seis cidades: 2, 64 cidades: 1
8 o Rio 0 0 PLACE 4 o Rio: 3, (tacit) ele/ela (referent: o Rio): 1
9 tratamento 0 0 NONE 4 o tratamento: 2, tratamento: 2
10 esgoto 0 240 NONE 3 o esgoto tratado: 1, esgoto: 1, o esgoto: 1