Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Hélio Fernando Barbosa Lopes

O presidente Jair Bolsonaro, que colocou em dúvida a efetividade da vacinação como maneira de prevenção contra a enfermidade e, sem provas ou comprovação médica, o chefe do Executivo ergueu suspeitas de que o deputado federal Hélio Lopes estaria internado com embolia por conseqüência da vacina, voltou a defender, na manhã deste sábado, a utilização da hidroxicloroquina para o tratamento de Covid-19 — remédio sem comprovação científica e descartados pelas autoridades sanitárias para a guerrazinha ao vírus. E ainda mencionou supostos casos de trombose após a imunização.

A entrevista foi tirada do ar e ao acessar o link na plataforma aparece a mensagem “violar as diretrizes de a comunidade de o YouTube removeu este vídeo”. Procurada, a companhia ainda não se demonstrou sobre o caso.— Lamentação a prisão do jornalista, do Zé Trovão, do Roberto , isso é uma violência praticada por um ministro do Supremo que agora abriu mais uma investigação em função de uma live que eu fiz há poucos meses. É um abuso — declarou Bolsonaro.

Na sexta-feira 03 de dezembro o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal , determinou a abertura de uma investigação para investigar o presidente Jair Bolsonaro. O novo inquérito tem origem na CPI da Covid, que funcionou no Senado este ano, e apurará as declarações de Bolsonaro em «live» realizada em 21 de outubro, na qual o presidente assinalou uma ligação entre a vacinação contra a Covid-19 e o desenvolvimento da Aids, o que não era verdade.

Hélio Fernando Barbosa Lopes é um militar e político brasileiro.

Jair Messias Bolsonaro Gomm é um capitão reformado, político e atual presidente brasileiro, filiado ao Partido Liberal .

— Nós disponibilizamos 400 milhões de doses de vacina. Adquiridas a partir do momento em que foram disponibilizadas. Mente descaradamente quem declara que o governo federal não adquiriu a vacina no ano passado. Não tinha uma só dose a venda — declarou: — Eu tomei hidroxicloroquina e tomo outra vez, se me infectar de novo. Não só eu, milhares de pessoas fizeram a mesma coisa. Quem já tomou vacina pode se reinfectar? Pode. Respeito a autonomia do médico.

E adicionou:

— O meu irmão Hélio Lopes está internado com embolia. Parece ser conseqüência da vacina. Aguardaremos. Tem casos de trombose também.

Ele voltou a se posicionar contra o passaporte da vacinação e declarou que «governadores autoritários» estão impondo medidas sanitárias para o controle da disseminação do vírus.

— Ômicron já está no Brasil. É uma realidade. Não temos como você falar: se não tiverem, bloquearemos os voos de tal país pra cá vacinados. Repito: Vacinado contrai o vírus? Vacinado transmite o vírus? No que depender de mim tinha só o PCR. É mais efetivo do que a vacina. Se transmita o vírus, a vacina não impede que se infecte e.

O presidente também agrediu os integrantes da CPI da Covid, senadores Renan Calheiros , Omar Aziz e Randolfe Rodrigues . E declarou que «nenhum país no mundo» lutou tão bem a pandemia como o Brasil.

— Mente descaradamente quem fala que o governo não adquiriu vacina no ano passado. No ano passado, não tinha uma só dose a venda. Aplicou-se a primeira dose em dezembro em o Reino Unido. Quarenta, cinquenta dias depois começamos a aplciar a primeira dose aqui. Quem adquiriu todas as vacinas foi o governo federal. Ninguém no mundo fez uma guerrazinha tão efetiva como nós.

— O presidente Jair Bolsonaro reagiu nesta quinta-feira à declaração do governador de São Paulo, João Doria, de que irá adotar passaporte vacinal para viajantes do exterior que chegarem ao estado, caso a medida não seja implementada pelo governo federal até o dia 15. Durante acontecimento no Palácio do Planalto, Bolsonaro mencionou um projeto de lei aprovado em Rondônia que proíbe a pré-requisito do comprovante de vacinação contra a Covid-19. O presidente, então, mencionou «outro governador», do Sudeste, e declarou: — Outro governador, aqui da região Sudeste, deseja fazer o oposto. E ameaça: ‘ninguém entrará no meu estado…’. Teu estado é o cacete, porra. O governo federal publicou nesta quinta-feira uma portaria estabelecendo novas normas de entrada no Brasil. Quem chega do exterior por via área, seja brasileiro ou estrangeiro, precisa exibi um comprovante de vacinação contra a Covid-19, além de um teste negativo para a enfermidade. O comprovante de vacinação pode ser dispensado, no entanto, caso a pessoa faça uma quarentena de cinco dias após chegar no país.

Bolsonaro participou de uma cerimônia de Declaração de Guardas-Marinha e entrega de espadas da turma Capitão-de-Fragata Luis Barroso Pereira, uma formatura de aspirantes da Marinha. Faz 11 meses, o presidente estava Cláudio Castro e de os ministros Walter Braga Netto, Bento Albuquerque e Luiz Eduardo Ramos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United Kingdom, Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Sem provas, Bolsonaro associa vacina contra Covid a suspeitas de embolia e trombose
>>>>>’Teu estado é o cacete’, reage Bolsonaro a ameaça de Doria de exigir passaporte vacinal em SP – (Extraoglobo-pt)
>>>>>YouTube remove vídeo com discurso antivacina de Bolsonaro de canal de Eduardo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Bolsonaro volta a atacar Moraes e diz que prisão de Zé Trovão é uma ‘violência’ – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 12 eu: 2, (tacit) eu: 7, mim: 1, Eu: 1, me: 1
2 nós 0 20 NONE 6 (tacit) nós: 4, nós: 1, Nós: 1
3 vacina 50 0 NONE 6 A vacina: 1, vacina: 3, a vacina: 2
4 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 6 O presidente Jair_Bolsonaro e sem provas: 1, Bolsonaro: 3, O presidente Jair_Bolsonaro: 1, (tacit) ele/ela (referent: Bolsonaro): 1
5 presidente 30 0 NONE 4 o presidente: 1, O presidente: 3
6 governo 0 0 NONE 4 o governo: 1, o governo federal: 2, O governo federal: 1
7 live 0 0 OTHER 4 live: 4
8 vírus 0 0 NONE 4 o vírus: 4
9 estado 0 80 NONE 3 o estado: 1, meu estado: 1, Teu estado: 1
10 dose 0 0 NONE 3 uma só dose: 2, A primeira dose: 1