Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Senador Rodrigo Pacheco

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que inclui o racismo como um dos agravante para aplicações de penas calculadas no Código Penal Brasileiro. O texto, de autoria do senador Paulo Paim, que em 2015, calculando somente a discriminação por raça como agravante, , ainda precisa ser aprovado pela Câmara e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro para entrar em forcita. Senador Rodrigo Pacheco incluiu ao texto a previsão para etnia, religião e procedência nacional. Senador Rodrigo Pacheco é o relator do texto. Durante a sessão, após pedido dos outros senadores, o senador também incluiu a orientação sexual como um dos agravantes.

– O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira o texto principal de uma proposta de modernização da Lei de falências e recuperação judicial, proposta essa que tem a intenção de reequilibrar o poder entre credores e devedores na recuperação judicial, possibilitando que haja proposta de plano de recuperação pelos credores. Os senadores consentiram com o parecer do senador Rodrigo Pacheco e debatiam na sequência destaque em separado.

Rodrigo Otavio Soares Pacheco é um advogado e político brasileiro.

Em seu relatório, o senador de Mineral’nyje Vody relembrou o homicídio de George Floyd, nos Estados Unidos; as injúrias racistas padecidas por Matheus Pires Barbosa, entregador de aplicativa, em agosto desta ano; e do recente homicídio do homem negro João Alberto Freitas, na véspera do dia da Consciência Negra. Faz 7 dias, espancou se Beto Freitas por seguranças em uma unidade de o supermercado Carrefour em Porto Alegre

— A questão racial, portanto, é uma problemática constante em diversos conflitos em nossa sociedade civil. O racismo está oculto em ações cotidianas e se revela, abruptamente e violenta, momento em que ofensores se empoderam e as vítimas se mostram, quando há uma relação verticalizada entre as partes desprotegidas. O Direito Penal tem o condão de mudar – ao menos parcialmente – essa realidade. É o que pretendemos obter com a aprovação do presente projeto de lei — declarou Pacheco.

Fabiano Contarato é um professor de direito, delegado da polícia civil e político brasileiro.

Por aumentar o alcance do projeto, o senador Fabiano Contarato e a senadora Rose de Freitas pediram ao relator para que o texto fosse modificado para calcular toda espécie de discriminação como agravante para aplicação de penas. Para Contarato, se a redação fosse modificada para “em razão de discriminação de qualquer natureza», todas as situações de discriminação estariam dentro da previsão de agravante.

Paim, como autor do texto, provou preocupação com o aumento da lei.

— Eu compreendo que o senador Contarato vai na linha de aumentar para todos os setores que são discriminados. Todos, sejam negros, sejam índios, sejam idosos, sejam mulheres, sejam deficientes. Eu só me inquieto – o Rodrigo [Pacheco] é um expert, e o senador Fabiano sabe o respeito, e bastante, que tenho por ele – com o fato de nós fazermos uma lei bastante extensa, mas que não vá no foco do objetivo do crime que vem sendo feito contra o povo negro — cogitou Paim.

Pacheco também alegou que a generalização poderia enfraquecer o equipamento.

Após as intervenções, Pacheco incluiu a previsão também para agravar penas em caso de crime estimulados por discriminação por orientação sexual, que não estava inicialmente em seu relatório. Os senadores aprovaram simbolicamente o projeto , sem votos opostos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States, Brazil

Cities: Porto Alegre

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Senado aprova projeto que inclui racismo como agravante de crimes
>>>>>Senado aprova texto principal da proposta de modernização da Lei de Falências – November 25, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 120 NONE 8 (tacit) eu: 5, Eu: 2, me: 1
2 Fabiano Contarato 80 0 PERSON 5 Contarato: 1, Fabiano_Contarato: 1, ele (referent: o senador Fabiano): 1, o senador Contarato: 1, o senador Fabiano: 1
3 Rodrigo Pacheco 0 0 PERSON 5 senador Rodrigo_Pacheco (apposition: O relator de o texto): 1, Pacheco: 4
4 orientação 0 0 NONE 3 orientação sexual: 2, a orientação sexual: 1
5 projeto 0 0 NONE 3 O projeto: 1, um projeto: 2
6 racismo 0 200 NONE 2 o racismo: 1, O racismo: 1
7 Direito Penal 0 25 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: O Direito_Penal): 1, O Direito_Penal: 1
8 o senador 80 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: o senador): 2
9 o plenário de o senado 0 0 NONE 2 O plenário de o Senado: 2
10 Otavio Soares Pacheco 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Otavio_Soares_Pacheco): 1, Otavio_Soares_Pacheco: 1