Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – SuperVia Serie 4000 (10-01-2014) (3)

Nesta sexta-feira, um grupo convidou pelas redes sociais e coordenou um baile funk que o palco foi um dos trens da Supervia. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que o acontecimento chamado de “Trem do Funk da Antiga” teve DJ com aparelhagem do som, poucos passageiros de máscara e muita bebida alcoólica vendida por ambulantes.

A SuperVia é uma empresa operadora de transporte ferroviário, que recebeu do Governo do Estado do Rio de Janeiro a concessão para operação comercial e manutenção da malha ferroviária urbana de passageiros da região metropolitana do Rio de Janeiro, a partir do dia 1 de novembro de 1998, por um fase de 25 anos, renovados por mais 25 anos.

No flyer digital compartilhado nas redes, marcava o ponto de encontro na plataforma 8 da Central do Brasil, por volta das 19h. O trem selecionado pelos organizadores foi o do ramal Japeri, que saiu por volta das 20h 15 da Central. Em vídeos compartilhados nas redes ainda mostram passageiros com feições que provavam estar descontentes com o grupo.

«Rapaziada do Rio, São Gonçalo, Niterói. Na estação da Central à destino à Japeri. Concentração máxima a todas as galeras do Rio de Janeiro», declara um dos organizadores em um vídeos também compartilhado nas redes sociais. Em a Supervia que ainda declara realizar ações de conscientização e vender passagens somente para passageiros com máscaras, alegou que «repudia a conduta registrada que mostra a prática de atos proibidos por lei, especialmente neste momento delicado de pandemia, incluindo, pessoas sem máscaras, escutando música alta, fumando e consumindo bebidas alcoólicas, o que pode provocar transtornos e riscos aos demais passageia Supervia que ainda declara realizar ações de conscientização e vender passagens somente para passageiros com máscaras, alegou que «repudia a conduta registrada que mostra a prática de atos proibidos por lei, especialmente neste momento delicado de pandemia, incluindo, pessoas sem máscaras, escutando música alta, fumando e consumindo bebidas alcoólicas, o que pode provocar transtornos e riscos aos demais passageiros. A Supervia é nota. A Supervia é nota. passageiros. Limitações no Rio: tudo o que você precisa saber sobre as novas medidas na guerrazinha à Covid-19

A concessionária ainda alegou que apura o episódio e vai adotar «medidas jurídicas cabíveis, comunicando as autoridades hábeis para inquérito e penalização dos culpados». Questionada sobre a fiscalização dentro das composições, a companhia informou que «a fiscalização em relação aa utilização de máscara cabe ao poder público», pois seus agentes não têm poder de polícia.

Na sua vez, bolsonaro conta ainda com os tradutores de libras que acompanham as transmissões, que também são funcionários do governo, como Lucas Moura e Elizangela Castelo Branco . Um ajudante com jornalistas gravava as interações de ordens , em geral o tenente-coronel Mauro César Barbosa Cid, quando o presidente conversava quase diariamente com o jornalismo em o Palácio da Alvorada .

Na segunda-feira 22 de fevereiro projetos de Mobilidade Urbana no Rio de Janeiro: Efeitos Socioeconômicos era o assunto da discussão ao vivo na próxima terça , às 10h, promovido pela PUC-Rio e BNDES, e transmitido ao vivo pelo canal do BNDES no YouTube .

Depois de chegar ao inquietante índice de 96% das UTIs da rede SUS da capital ocupadas, grande parte dos leitos com doentes de outros municípios do estado, principalmente da Baixada Fluminense, a prefeitura do Rio endurecerá as medidas restritivas. Se o vai anunciar segundo fontes de a gestão municipal, em a segunda-feira que somente serviços imprescindíveis vão funcionar em o Rio por dez dias. O pacote também inclui a antecipação de feriados na cidade, o que reduzirá a circulação de pessoas, grande fator de risco para a disseminação da Covid-19. A ideia é que as medidas mais radicais entrem em forcita até o fim da semana. Na segunda-feira ainda, uma reunião vai definir os detalhes, principalmente com relação ao comércio.

Na sexta-feira, os dois já tiveram uma reunião sobre o assunto, na qual Paes evidenciou a «a necessidade de medidas com escopo metropolitano realmente eficazes». Em seu perfil no Twitter, o prefeito alegou que na segunda, espera «anunciar novas medidas em consonância com o governo do estado. Na cidade do Rio, elas vão vir». Segundo o painel da secretaria estadual de Saúde, o estado do Rio registra até agora 618 mil casos de coronavírus e mais de 34 mil mortos. E tem 481 pacientes à espera por um leito de Covid neste sábado.

O advogado-geral da União, José Levi escreveu: “O cidadão Jair Messias Bolsonaro exerceu seu direito constitucional de manifestação, no âmbito de conta privada em rede social, disponibilizando informações públicas, de livre acesso, aos seus seguidores no Twitter”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Goncalo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Trem do Rio vira palco de Baile Funk convidado pelas redes sociais; vídeos
>>>>>AGU diz que Bolsonaro usa redes como ‘cidadão’ para tentar afastar responsabilidade do presidente por posts – March 18, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Índice de menções negativas sobre Jair Bolsonaro no Twitter atinge maior percentual desde o início do mandato, segundo pesquisa – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 redes 0 0 NONE 5 as redes sociais: 3, as redes: 2
2 Supervia 60 0 ORGANIZATION 4 a Supervia (apposition: nota): 2, a Supervia: 1, A SuperVia: 1
3 medidas 35 60 NONE 3 as medidas restritivas: 1, medidas jurídicas cabíveis: 1, as medidas mais radicais: 1
4 o Rio 0 0 PLACE 3 o Rio: 2, (tacit) ele/ela (referent: o Rio): 1
5 comportamento 0 160 NONE 2 o comportamento registrado: 2
6 restrições em o rio em a covid-19 0 120 NONE 2 Restrições em o Rio em a Covid-19: 2
7 reunião 50 0 NONE 2 uma reunião: 2
8 Twitter 0 0 ORGANIZATION 2 o Twitter: 2
9 a Central 0 0 PLACE 2 a Central: 2
10 feições 0 0 NONE 2 feições: 2