Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – SuperVia Serie 4000 (10-01-2014) (3)

Ele está de volta. Depois de três anos sem circular, o Trem do Samba volta neste sábado em uma edição especial de comemoração, mas com limitações. Seguindo o costume, ele vai sair da Central do Brasil às 18h04, mesmo horário em que Paulo da Portela seguia para Oswaldo Cruz há mais 80 anos com seus companheiros de samba. Se o vai reservar de essa vez, em as velhas guardas de as escolas de samba, em a corte de o carnaval e a convidados. público que seguir para o local do acontecimento em Oswaldo Cruz poderá embarcar nos trens da grade regular. Vão ser três palcos e 15 rodas de samba, com apresentações de Dudu Nobre, Leci Brandão, Moacyr Luz e Juninho Timbáu, entre outros.

— A gente desejava da maneira como era, mas compreendemo a pandemia e a responsabilidade com a vida humana. Respeitando toda a costume da ancestralidade de Afragola, vamo ter as velhas guardas. O sambista como protagonista, o verdadeiro proprietário da celebração. O grande barato é esse. O trem do samba é um emblema da cidade — orgulha-se o idealizador e culpado pelo acontecimento, Marquinhos de Oswaldo Cruz.

Após mais um ano marcado pela pandemia, as festas do Dia Nacional do Samba, finalmente, se disseminam por toda a cidade. Para quem deseja curtir um batuque do bom, há vários shows e grandes acontecimentos que se estendem até a semana que vem.

Na sábado 20 de novembro historicamente marginalizado, o samba continuava enfrentando obstáculos. Faz 2 dias, com o popular Trem do Samba que tem data marcada em todo Dia Nacional do Samba, não foi diferente. Sem ir às ruas há dois anos, o desfile não o ocupariaos vagões na Central do Brasil rumo à estação Oswaldo Cruz este ano.

Durante o acontecimento, as pessoas que estiverem utilizando a máscara de proteção mais bela e imaginativa serão chamadas no palco. Uma maneira de incentivar a utilização do item compulsório que protege contra a Covid.

— Será bastante divertido, respeitando o que precisa ser respeitado. E para quem não puder estar presente, vamo fazer uma transmissão da roda de samba das velhas guardas pela internet — declara Marquinhos.

A SuperVia é uma empresa operadora de transporte ferroviário, que recebeu do Governo do Estado do Rio de Janeiro a concessão para operação comercial e manutenção da malha ferroviária urbana de passageiros da região metropolitana do Rio de Janeiro, a partir do dia 1 de novembro de 1998, por um fase de 25 anos, renovados por mais 25 anos.

A SuperVia informou que quem estiver na Central do Brasil poderá contar com os trens dos ramais Santa Cruz e Japeri. O valor da tarifa é R$ 5. Os horários da grade regular podem ser consultados nas estações, na seção «Planeje Sua Viagem» , ou por meio do 0800 726 9494. O projeto terá, segundo a concessionária, o suporte de patrocinadores para conservar a «costume de apoiar movimentos culturais como este» num momento de «atenções voltadas para a melhoria da qualidade da sua operação, a garantia da segurança de seus passageiros e as negociações no âmbito do processo de recuperação judicial».

Para o próximo ano, a organização do acontecimento espera poder voltar a lotar os trens rumo a Oswaldo Cruz, com «todo mundo aglomerado».

— Estamos muitos felizes por poder reencontrar o nosso povo de volta. Sentimos falta daquele calor humano, das vozes, dos coros, dos deleites, dos abraços, das afeições, das lagrimas de deleite e alegria. Esse vai ser o Trem do Recomeço, de uma nova era, da festa da vida. E em 2022 a gente volta com a corda toda, com a energia boa acumulada nesses anos — festeja o sambista.

O projeto tem o suporte da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura, e do Sebrae RJ. A execução fica por conta da Rede Carioca de Rodas de Samba com produção da MMachado Promoções. Para acesso ao Trem do Samba, é compulsória a apresentação, na hora do embarque, do comprovante de vacinação.

Cheque os locais e as apresentações do acontecimento:

Praça Paulo da Portela, na Estrada do Portela: As Matriarcas, Lazir, Pipa Brasey, Velhas Guardas do Salgueiro, da Vila Isabel, do Império Serrano, da Mangueira e da Portela, Tia Surica e Leci Brandão

Animado, ele vai ser anfitrião do Baluartes do Samba com Dudu Nobre. A dupla faz um show gratuito amanhã, com a Velha Guarda do Salgueiro, às 21h, na Praça do Quafá, na Vila Kennedy. Já no dia 12, às 19h, eles recebem a Velha Guarda do Império Serrano no Teatro Armando Gonzaga em Marechal Hermes. Os ingressos custam R$ 5, e Em 11 dias, o fechamento de o projeto vai contar com uma apresentação solo de Marquinhos em o Teatro Arthur Azevedo, em Campo Grande em as 20h.Rua João Vicente : Dudu Nobre, Marcelinho Moreira, Tania Machado, Roberto Serrão, Chico Alves, Nina Rosa, Aldo Ribeiro, Juninho Timbáu, Marquinhos Satã, Gabrielzinho e Marquinho Diniz

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Bolivia, Brazil

Cities: Santa Cruz

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Trem do Samba volta neste sábado, ainda com limitações, e leva shows a Oswaldo Cruz
>>>>>No Dia Nacional do Samba, confira os melhores eventos para comemorar a data, desta quinta-feira até semana que vem – December 02, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 90 100 NONE 5 (tacit) nós: 5
2 SuperVia 60 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: A SuperVia): 1, A SuperVia: 3
3 uma forma de incentivar o uso de o item obrigatório 140 200 NONE 2 Uma forma de incentivar o uso de o item obrigatório: 2
4 guardas 0 50 NONE 2 as velhas guardas: 2
5 Cruz Marquinhos de Oswaldo 0 0 PERSON 2 Marquinhos: 1, Marquinhos_de_Oswaldo_Cruz: 1
6 Cruz Oswaldo 0 0 PERSON 2 Oswaldo_Cruz: 2
7 Dia Nacional do Samba 0 0 ORGANIZATION 2 o Dia_Nacional_do_Samba: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Dia_Nacional_do_Samba): 1
8 Trem do Samba 0 0 ORGANIZATION 2 o Trem_do_Samba: 2
9 Velha do Salgueiro 0 0 PERSON 2 a Velha_Guarda_do_Salgueiro: 1, a Velha_Guarda_do_Império_Serrano: 1
10 a Central_do_Brasil 0 0 PLACE 2 a Central_do_Brasil: 2