Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Laércio Fonseca

– Madeireiros ilegais estão operando sem controle na Amazônia de Brasil em meio à pandemia do coronavírus, apesar do governo ter prometido acomportar-sedepois que um ativista pró-terras indígenas foi morto há exatamente um ano tentando proteger a floresta, aalegouo primo da vítima.

Faz 1 ano, quando foi agredido e baleado em a cabeça, paulo Paulino Guajajara, ou Lobo, estava caçando em o dia 1º dentro da reserva de a Araribóia, em o Maranhão. Se feriu Laércio Guajajara seu primo, , mas fugiu com vida.

Laércio Benedito Fonseca é um professor filantropo. Um professor é escritor, físico.

O lobo é uma espécie de mamífero canídeo do gênero Canis.

Lobo e Laércio faziam parte de um grupo de 120 voluntários indígenas Guajajara, conhecidos como «Guardiões da Floresta», que patrulham áreas protegidas da maior floresta tropical do mundo, queimando acampamentos e madeira de madeireiros ilegais.

– Faz 1 mês, os incêndios em a Floresta Amazônica de Brasil ampliaram e o número de queimadas subiu 25% nos primeiros 10 meses de 2020 em comparação com um ano atrás, mostraram neste domingo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais . Faz 1 mês, registrou 17.326 focos de queimada em a maior floresta tropical de o mundo, mais que o dobro de o número de incêndios detectados em o mesmo mês de o ano passado, outubro. Desde que o presidente Jair Bolsonaro assumiu a posição em 2019, a devastação da floresta ampliou. Enquanto defensores do meio ambiente afirma, o presidente declara que quer desenvolver a região para tirá-la da pobreza m que suas políticas encorajam madeireiros ilegais, mineradoras e grileiros. O número de incêndios até agora neste ano é o mais alto em uma década. Quando a devastação atraiu atenção do mundo todo e críticas, somente nos primeiros 10 meses do ano, 2020 ultrapassou o número total de incêndios em todo o ano de 2019 sobre como o Brasil não estava fazendo o suficiente para proteger a floresta. O grupo de defesa ambiental WWF-Brasil culpou o governo por não conseguir impedir aqueles que arruínam a floresta. A WWF-Brasil alegou: “Com a taxa de desmatamento ampliando nos últimos anos, o governo tem ignorado os alertas dos pesquisadores: desmatamento e incêndios florestais caminham juntos”. Faz 1 mês, os incêndios em o Pantanal também ampliaram em a comparação com o ano anterior, de acordo com o Inpe, registrando o maior número de incêndios este ano desde que os registros iniciaram em 1998.

«O governo declarou que protegeria nossas terras, mas nada mudou. O desmatamento continua», declarou Laércio à Thomson Reuters Foundation por telefone, srequerendoque sua localização não seja revelada por motivos de segurança.

O desmatamento na Amazônia atingiu seu ápice nos últimos 11 anos em 2019, com defensores do meio ambiente e cientistas culpando as políticas do presidente direitista Jair Bolsonaro que reverteu proteções ambientais e apelou para o desenvolvimento florestal.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Um ano depois, família de protetor de terra na Amazônia alega que nada mudou
>>>>>Incêndios na Amazônia brasileira aumentam em outubro – November 01, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Governo leva diplomatas estrangeiros ao Amazonas semana que vem para tentar reverter imagem negativa – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 governo 0 140 NONE 4 o governo: 2, governo: 1, O governo: 1
2 Benedito Laércio Fonseca 0 30 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Laércio_Guajajara): 1, Laércio_Guajajara: 1, Laércio: 1, Laércio_Benedito_Fonseca: 1
3 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 3 Jair_Bolsonaro: 2, o presidente Jair_Bolsonaro: 1
4 madeireiros 60 160 NONE 2 madeireiros ilegais mineradoras: 1, Madeireiros ilegais: 1
5 defensores de o meio_ambiente 160 0 NONE 2 defensores de o meio_ambiente: 2
6 desmatamento 80 0 NONE 2 O desmatamento: 2
7 Lobo e Laércio 60 0 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: Lobo e Laércio): 1, Lobo e Laércio: 1
8 Guardiões_da_Floresta 0 0 OTHER 2 Guardiões_da_Floresta: 2
9 WWF-Brasil 0 0 ORGANIZATION 2 WWF-Brasil: 1, a WWF-Brasil: 1
10 a Amazônia 0 0 PLACE 2 a Amazônia brasileira: 1, a Amazônia: 1