Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Wikcionário

Estado e municípios flexibilizar o uso de máscaras, o item só deverá deixar de ser obrigatório em locais abertos na cidade do Rio nesta quinta-feira, embora a Assembleia Legislativa do Rio tenha aprovado nesta terça-feira a lei que permite a. Segundo os secretários de Saúde do estado e da capital, a proteção facial segue indispensável em todos enquanto a proposta da Alerj não for sancionada pelo Governo do Estado no Diário Oficial, os ambientes. A expectativa é que a sanção seja publicada amanhã, junto com a regulamentação da Secretaria estadual de Saúde que vai trazer parâmetros para a liberação da necessidade da utilização de máscaras no estado.

A definição de saúde tem implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e enfermidade.

Item de proteção: Nas ruas, cariocas declaram que não estão seguros para abandonar a utilização de máscaras em locais abertos

Nesta sexta-feira, a Prefeitura do Rio publicou um decreto que limita a obrigatoriedade das máscaras somente a locais fechados, em conformidade com o calendário de flexibilizações sugerido pelo comitê científico da cidade, segundo o qual a mudança deve ocorrer quando a população total do município chegar a 65% de cobertura vacinal com o esquema inteiro .

Com a nova resolução municipal, a utilização de máscaras em locais abertos na cidade se torna opcional assim que a lei estadual for sancionada. A SES já sinalizou que vai adotar como parâmetro para a implementação da medida a mesma marca de cobertura vacinal estipulada pela Prefeitura do Rio, o que afasta a chance de choque entre as determinações municipais e estaduais.

Estado do Rio com indicadores pré-endêmicos: ‘Temos as menores taxas de incidência e de mortalidade da série histórica’, declara secretário

Por outro lado, alívio nos números: Com fila por leitos zerada, Rio já fechou nove das dez alas de UTI Covid-19

Na sexta-feira 08 de outubro Após uma reunião do Grupo de Especialistas em Vigilância Epidemiológica da Secretaria estadual de Saúde do Rio, o secretário estadual de Saúde Alexandre Chieppe declarou ao GLOBO que estava conservado a utilização obrigatória de máscaras no Rio.

O decreto publicado no Diário Oficial do município do Rio nesta sexta-feira também autoriza, entre outros, o funcionamento de boates e danceterias, fechadas desde o começo da pandemia, com até 50% da habilidade; e a execução de acontecimentos em locais abertos, com lotação máxima de 1.000 pessoas e manutenção da utilização de máscara.

2- Livre circulação, sem limitação de habilidade e distanciamento.Professor do Instituto de Medicina Social da Uerj, Mário Roberto Dal Poz alega que a resolução sobre tirar ou não a máscara deve ser técnica e não política:Distanciamento: Mesmo em ambientes abertos, o estado terá que estipular distância mínima de 1 metro entre pessoas sem máscaras.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Utilização de máscaras só deverá ser flexibilizado nesta quinta, com sanção de lei estadual
>>>>>Covid-19: Decreto que desobriga uso de máscara em locais abertos deve ser publicado nesta segunda-feira, diz secretário – October 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: Estado do Rio recebe 220 mil doses de AstraZeneca após ameaça de falta – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Paes prevê liberação de máscaras em locais fechados até 15 de novembro no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Prefeitura não terá dificuldade para flexibilizar uso de máscaras, apesar de conflito com a legislação estadual, dizem especialistas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Especialistas se dividem sobre a liberação do uso de máscaras em áreas públicas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Saiba o que muda no uso de máscara no Rio – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 você 80 0 NONE 3 (tacit) você: 3
2 decreto 0 0 NONE 3 um decreto: 2, O decreto publicado: 1
3 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
4 estado 0 0 NONE 3 o estado: 3
5 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
6 lei 0 0 NONE 3 a lei: 2, a lei estadual: 1
7 locais 0 0 NONE 3 locais: 3
8 determinação 40 0 NONE 2 a nova determinação municipal: 1, as resoluções municipais e estaduais: 1
9 Diário 0 0 PERSON 2 o Diário_Oficial de o município de o Rio: 1, o Diário_Oficial: 1
10 GLOBO 0 0 ORGANIZATION 2 o GLOBO: 2