Por: SentiLecto

Faz 1 dia, a o anunciar que adotará o imunizante desenvolvido por a farmacêutica de America Pfizer e o laboratório de biotecnologia alemão BioNTech, o Reino Unido se tornou o primeiro país ocidental a autorizar uma vacina contra a Covid-19 aprovada por uma agência reguladora. A vacina vai estar disponível a partir da “próxima semana”, anunciaram ontem autoridades britânicas. A vacina utiliza a tecnologia de RNA mensageiro, que leva para nosso organismo uma cópia de parte do código genético do vírus.

Executivos da Pfizer alegam que estão trabalhando intensamente para conseguir fechar um acordo de aquisição de lotes de sua vacina de Covid-19 com o governo federal do Brasil e declaram que já têm uma proposta que soluciona a questão logística de distribuição do produto. A pausa que resta para fechar um negócio, porém, é pequeno.

— O tempo é curto, de alguns dias, ou talvez uma semana — declarou ao EXTRA Alejandro Lizarraga, diretor da área de vacinas da Pfizer Brasil. — A disponibilidade aqui depende de quando se vai fechar acordo com o governo federal, porque o número de doses para todos os países tem reduzido substancialmente em vista do interesse global.

As primeiras doses da vacina da Pfizer serão aplicadas em clínicas britânicos com estrutura para o armazenamento a -75ºC. Enquanto isso, grandes centros de imunização em todo o país e postos de saúde serão preparados para receber o imunizante.

Na sua vez, em uma referência à Agência Regulatória de Medicamentos e Saúde do Reino Unido , que mais cedo aprovou a vacina Pfizer/BioNTech, a agência da ONU aalegouem comunicado à Reuters: «A OMS também está em didebatesom a MHRA sobre a pochancee acessar algumas das informações da avaliação que fizeram, o que acagilizaria listagem emergencial pela OMS».

Na segunda-feira 16 de novembro o Reino Unido esperava começar a distribuir a vacina da Pfizer contra a Covid-19 pouco antes do Natal, se for dita segura e eficaz, alegou Matt Hancock nesta segunda-feira. Matt Hancock é o ministro da Saúde.

Pelo Twitter, Matt Hancock festejou o feito: «O Reino Unido é o primeiro país do mundo a dispor de uma vacina aprovada clinicamente». Matt Hancock é o ministro da Saúde britânico. Os resultados dos testes em massa desta vacina mostraram uma efetividade de 95%. Hancock disse: “O NHS está pronto para começar a vacinar, a partir da próxima semana”.

Entre as pessoas prioritárias para receber a vacina, estão os idosos, especialmente aqueles que vivem em lares para a terceira idade, profissionais da área da saúde e cidadãos considerados vulneráveis.

As doses chegarão pouco a pouco. A primeira remessa, com 800 mil, desembarca no Reino Unido já nos próximos dias. Elas estão sendo embaladas na Bélgica e viajam de balsa ou aeronave em caixas térmicas com habilidade de mil a 5 mil doses cada, segundo o diretor comercial da BioNTech, Sean Marett.

A vacina da coalizão Pfizer e BioNtech precisa ser armazenada a -75ºC. No Brasil, que ainda não fechou acordo com as farmacêuticas, o plano de imunização elaborado pelo Ministério da Saúde não calcula a utilização de imunizantes que exijam temperaturas de armazenamento tão baixas.

A principal carta que a Pfizer tem na mão para convencer o governo brasileiro é o prazo com que a companhia conseguiria entregar doses do imunizante.

— Para o Brasil, a gente pode considerar algumas semanas, podendo chegar a um mês ou mais, ou até dois meses, mas sem precisar exatamente quanto tempo — alegou Márjori Dulcine, que explica que a companhia já submeteu na semana passada documentos dando começo ao processo de registro, que em princípio iria solicitar até 60 dias para ser efetivado, diretora médica da Pfizer Brasil.

Com as novas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária , que a partir de ontem passou a aceitar pedidos de registro em personalidade emergencial, é possível que esse prazo possa ser encurtado.

— Já começamos a estudar de maneira detalhada o que foi divulgado hoje pela Anvisa sobre autorização de utilização emergencial. Temos interesse sim em seguir com essa submissão — declara Márjori Dulcine, da Pfizer, se avaliarmos que preenchemos os critérios necessários.

A Organização Mundial de Saúde informou nesta quarta-feira que recebeu dados da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech e a está analisando para «possível listagem para utilização emergencial», um marco para que países autorizem a aplicação em âmbito nacional.- O Reino Unido passou na frente dos Estados Unidos ao aprovar a vacina contra Covid-19 da Pfizer nesta quarta-feira, intensificando a vigilância sobre órgãos reguladores norte-americanos enquanto eles estudam se concedem uma autorização de utilização emergencial no país que é líder global de infecções de coronavírus. Um dia depois de autoridades de saúde de alto escalão dos EUA anunciarem planos para começar a vacinar sua população já em meados de dezembro, órgãos reguladores britânicos concederam uma autorização de utilização emergencial para a vacina desenvolvida pela Pfizer com a alemã BioNTech. O doutor José Romero, chefe do Comitê de Aconselhamento de Práticas de Imunização do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, declarou que autoridades norte-americanas vão observar atentamente para ver se podem aprender com a experiência britânica com uma vacina que exige refrigeração extrema. Romero à CNN ddeclarou «Estou pessoalmente interessado em ver o quão bem eles conseguem dar conta e como seus sistemas de transporte, as bandejas de gelo seco que contêm a vacina, funcionam no mundo real».Em 7 dias, uma delegação de conselheiros externos de a Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA se vai reunir para discuti se recomenda uma autorização de utilização emergencial de a vacina de a Pfizer. A candidata a vacina da Moderna deve ser analisada uma semana mais tarde, e outras estão em desenvolvimento. Doutor Peter Marks, declarou a grupos de defesa de pacientes na semana passada que isso pode tardar de «alguns dias a algumas semanas», embora algumas autoridades de saúde dos EUA tenham indicado um programa que supõe que uma autorização da FDA vai vir dias depois da reunião de 10 de dezembro, o chefe do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA. O Brasil registrou 22.622 novos casos e 317 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas. Desde o princípio da pandemia, foram confirmados 6.336.278 casos e 173.165 vidas perdidas, segundo o consórcio de veículos de jornalismo.

Rússia começa a vacinar

A Sputnik V tem efetividade, de acordo com o governo de Rusia, de até 95% em testes preliminares. A Rússia tem o quarto maior número de casos de Covid-19 no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, Índia e Brasil.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil, United States, United Kingdom, Russian Federation, India, Belgium

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Vacina da Pfizer: Brasil tem poucos dias para selar acordo
>>>>>OMS analisa vacina Pfizer/BioNTech para possível listagem de emergência – December 02, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Moderna buscará autorização emergencial pata vacina nos EUA e na UE após eficácia de 94,1% – November 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Xi parabeniza Biden por vitória na eleição dos EUA – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Pensilvânia certifica vitória de Biden no Estado na eleição presidencial – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Putin se diz pronto para trabalhar com qualquer líder dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministro francês diz compartilhar de opinião de Biden sobre ação irresponsável de Trump – November 22, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Equipe de Trump busca recontagem parcial dos votos em Wisconsin – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Suprema Corte da Pensilvânia vai analisar recurso de Trump sobre milhares de votos – November 18, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump encara provável revés em contagem na Geórgia e vê chances encolherem – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA ultrapassam 2.000 mortes por Covid em um dia com hospitais lotados – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Autoridades dos EUA temem aumento adicional de casos de coronavírus nos feriados – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa Branca planeja festa de fim de ano, enquanto população é exortada a ficar em casa – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Após derrota em tribunal da Pensilvânia, Trump enfrenta pressão para reconhecer eleição de Biden – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Biden escolhe cubano-americano Mayorkas como chefe de Segurança Interna dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Número de pacientes de Covid-19 hospitalizados nos EUA chega a 90 mil antes de aumento previsto – November 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Herói de ‘Hotel Ruanda’ diz que foi sequestrado e vendado antes de prisão – November 27, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Pfizer e BioNTech pedem uso emergencial de vacina contra Covid-19 na UE – December 01, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Anvisa recebe documentos da Pfizer para submissão contínua de vacina contra Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Candidata à vacina da J&J inicia processo de submissão contínua na Anvisa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Pfizer e BioNTech solicitam uso emergencial de vacina contra Covid-19 à União Europeia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>EUA correm para obter vacina contra Covid-19, mas Reino Unido sai na frente – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Brasil passa de 173 mil mortos por Covid-19, diz boletim da imprensa – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Márjori Dulcine 200 50 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Márjori_Dulcine): 2, a (referent: Márjori_Dulcine): 1, (tacit) ele (referent: Márjori_Dulcine): 1, Márjori_Dulcine: 3
2 vacina 0 0 NONE 6 a vacina: 1, a vacina desenvolvida: 1, uma vacina: 2, A vacina: 2
3 eu 150 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
4 O Reino_Unido 0 0 PLACE 5 O Reino_Unido: 2, o Reino_Unido: 3
5 Pfizer 0 0 ORGANIZATION 4 a Pfizer: 4
6 nós 0 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
7 país 0 0 NONE 4 o primeiro país ocidental: 1, o país: 2, todo o país: 1
8 O doutor José_Romero chefe de o Comitê_de_Aconselhamento_de_Práticas_de_Imunização_do_Centro_de_Controle e Prevenção_de_Doenças_dos_EUA 70 0 PERSON 3 eles (referent: O doutor José_Romero chefe de o Comitê_de_Aconselhamento_de_Práticas_de_Imunização_do_Centro_de_Controle e Prevenção_de_Doenças_dos_EUA): 1, (tacit) eles/elas (referent: O doutor José_Romero chefe de o Comitê_de_Aconselhamento_de_Práticas_de_Imunização_do_Centro_de_Controle e Prevenção_de_Doenças_dos_EUA): 1, O doutor José_Romero chefe de o Comitê_de_Aconselhamento_de_Práticas_de_Imunização_do_Centro_de_Controle e Prevenção_de_Doenças_dos_EUA: 1
9 BioNTech 0 0 PERSON 3 a alemã BioNTech: 1, (tacit) ele/ela (referent: a alemã BioNTech): 1, alemão BioNTech: 1
10 Matt Hancock 0 0 PERSON 3 Hancock: 1, Matt_Hancock (apposition: o ministro de a Saúde): 1, Matt_Hancock (apposition: o ministro de a Saúde britânico): 1