Por: SentiLecto

O método de enfermagem Adenilde Lourenço da Silva, que trabalha há 11 meses no Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, prestou testemunho, nesta quinta-feira, na 12ªDP , por conta de uma suspeita de anormalidade na aplicação de vacina contra a Covid-19.

De acordo com acusação feita pela filha de uma idosa, de 85 anos, ao rever a filmagem da aplicação , acontecida no dia 27 janeiro, ela percebeu que a seringa estava vazia ou com uma quantidade mínima de líquido. O caso foi comunicado a unidade de saúde e passou a ser investigado pela Polícia Civil por suspeita de crime de peculato.

— A vacinação é intramuscular. Então, o que pode acontecer é dor local e inchaço. Se, por acaso, pegar algum vaso e for injetada uma quantidade em torno de 50 ml de ar depressa, aí tem risco de fazer embolia.

Adenilde chegou em um carro da polícia. Ela havia sido intimada e preferiu acompanhar os policiais para prestar os esclarecimentos. Durante duas horas de testemunho, o método de enfermagem foi interrogada pelos agentes da 12ªDP. De acordo com a delegada Bruna Xavier, a funcionária da saúde admitiu que houve uma mudança de protocolo durante a aplicação da vacina da idosa. Faz 1 mês, o método afirmou que último, não era ela quem colocava o imunizante em a seringa, e sim uma residente.

Assim, informou que pegou a seringa dentro de uma caixa com gelo e que teria percebido algo errado, mas que deixou de comunicar o fato para uma enfermeira chefe.

A delegada Bianca Xavier deverá escutar, ainda nesta sexta-feira, mais dois funcionários da unidade que foram mencionados no testemunho do método de enfermagem: a enfermeira chefe e uma residente. Esta última ainda não havia sido identificada pela políicia já que o método não soube mencionar seu nome. Na próxima semana uma parente da idosa também terá que ser ouvida.

A secretaria municipal de saúde i nformou ter decidido afastar um método de enfermagem após receber acusação sobre anormalidade na aplicação de vacina contra a Covid-19. Diante da dúvida erguida, a SMS anunciou que a idosa teve a dose reaplicada e que abriu uma sindicância para apurar o acontecido.

Em nota, a secretaria declarou ter reforçado a orientação para que as equipes mostrem todo processo de aplicação da vacina para os usuários e que, em caso de dúvidas, as famílias devem requerer esclarecimentos aos profissionais imediatamente.

A suposta aplicação de «vacinas de vento» — quando, apesar da perfuração da agulha, o paciente não recebe o líquido imunizante — se a investiga em pelo menos mais três casos. Um aconteceu na capital Fluminense, outro em Petrópolis e um terceiro em Niterói. Neste último, a polícia indiciou por peculato e infração de medida sanitária um método de enfermagem que não apertou o êmbolo da seringa ao atender um idoso de 90 anos, em um posto drive-thru da Universidade Federal Fluminense.

É importante saber que os idosos têm direito a um acompanhante na hora da imunização. A Tânia Vergara aconselha que o idoso e seu acompanhante prestem atenção no ato da vacinação. Tânia Vergara é presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia.Nas redes sociais, a filha do idoso de Niterói fez um desabafo cobrando e advertindo autoridades e parentes de idosos para redobrarem os cuidados na hora da vacinação: «Me sinto no dever de falar sobre o que ocorreu no drive-thru onde meu marido levou meu pai para ser vacinado. Tudo seria perfeito se não fosse a maldade de um método de enfermagem, que somente deu uma agulhada no meu pai», advertiu a filha do idoso, completando que, se a procurou a o acionar a prefeitura, logo para receber a dose correta em casa. «Realmente é triste ver um projeto tão bacana ser atingido com tamanha desumanidade por um método que deveria somente trabalhar corretamente. Não comprometeremos esse projeto nem a equipe toda por causa de uma pessoa. Temos que ajudar os bons profissionais e vigiar sim. Cabe agora ficarmos mais atenciosos para que tudo ocorra corretamente e que a justiça seja feita para que se danifique outras pessoas não», concluiu.Agora, segundo o delegado titular da 76ª DP, Luiz Henrique Pereira, o próximo passo da Polícia Civil vai ser relatar a investigação.

Abaixo, a íntegra da nota da SMS do Rio sobre o caso de Copacabana:

A SMS preza pela clareza e reforçou a orientação para as equipes mostrarem todo o processo de aplicação da vacina para os usuários. Se os recomendam , fotografias e vídeos do momento da aplicação estão liberados e. Em caso de quaisquer dúvidas, as famílias devem requerer esclarecimento aos profissionais imediatamente.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Petropolis, Niteroi

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>’Vacina de vento’: método de enfermagem levada para delegacia culpou residente por seringa vazia
>>>>>‘Vacina de vento’: saiba como ter certeza de que foi imunizado – February 16, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>‘Vacina de vento’: técnica de enfermagem de Niterói alegou não ter aplicado o imunizante por cansaço – February 16, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Acompanhantes de idosos redobram atenção após ‘vacina de vento’ no Rio – February 15, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vacinação no Rio: no carnaval, Uerj fecha drive-thru e unidades de saúde básica se dedicam à imunização – February 12, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Cidades do Estado do Rio se encontram em diferentes fases da campanha de vacinação – February 08, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretário de Saúde de São Gonçalo é notificado pelo MP para respeitar vacinação – February 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacinação: MP do Rio registrou 189 denúncias de fura-filas no estado – February 02, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Defensoria vê ilegalidade e vai acionar a Justiça por vacinados de fora da cidade em São Gonçalo – February 05, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Sem comprovante de residência, profissionais de saúde de fora de São Gonçalo são vacinados no município – February 05, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>UERJ adia vestibular para maio e adota prova única por alta de casos de Covid-19 – February 08, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Confira o que abre e o que fecha no período de carnaval no Rio – February 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio distribui mais 131 mil doses da CoronaVac aos 92 municípios; veja cronograma na Região Metropolitana – February 09, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio já vacinou mais de mil pessoas no primeiro dia de repescagem – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Falta de vacinas já atinge cidades da Região Metropolitana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Técnica de enfermagem que aplicou ‘vacina de vento’ em Niterói é indiciada pela Polícia Civil – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 70 40 NONE 8 (tacit) eu: 7, Me: 1
2 seringa 0 80 NONE 3 a seringa: 3
3 profissionais 260 0 NONE 3 os bons profissionais: 1, os profissionais: 2
4 nós 45 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
5 Adenilde 0 0 PERSON 3 Ela (referent: Adenilde): 1, Adenilde: 1, (tacit) ele/ela (referent: Adenilde): 1
6 SMS 0 0 ORGANIZATION 3 A SMS: 1, (tacit) ele/ela (referent: a SMS): 1, a SMS: 1
7 depoimento 0 0 NONE 3 depoimento: 2, o depoimento: 1
8 técnica 0 0 NONE 3 A técnica: 1, uma técnica: 1, a técnica: 1
9 quantidade 0 50 NONE 2 uma quantidade mínima: 1, uma quantidade: 1
10 famílias 30 0 NONE 2 as famílias: 2