Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Kruis san damiano

A Cidade do Vaticano, menor Estado soberano do mundo, informou neste sábado que espera receber doses suficientes da vacina contra Covid-19 nos próximos dias para inocular todos os seus trabalhadores e residentes.

Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano, é a sede da Igreja Católica e uma cidade-Estado soberana sem costa marítima, cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital italiana.

O Vaticano abriga cerca de 450 pessoas, incluindo o papa Francisco, enquanto várias centenas de seus funcionários vivem em Roma, que circunda a cidade-estado.

Segundo ele, o esforço vai exigir a instalação de postos de vacinação em toda a cidade, que abriga aproximadamente 8,3 milhões de pessoas.

Na segunda-feira 21 de dezembro o Vaticano declarou aos católicos romanos que era moralmente admissível que eles utilizem vacinas contra a Covid-19, mesmo que tenham usado «linhas celulares de fetos abortados no seu processo de pesquisa e produção».

O comunicado da cidade-estado alegou: «É provável que as vacinas cheguem na segunda semana de janeiro em quantidade suficiente para cobrir as necessidades da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano». A Santa, que o Vaticano declarou ter adquirido um refrigerador de ultracongelamento para armazenar as doses, propondo que utilizará a vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, que deve ser armazenada a cerca de 70 graus Celsius negativos, Sé é o órgão governante da Igreja Católica Romana que opera dentro do território do Vaticano.

A cidade de Nova York pretende vacinar 1 milhão de habitantes contra o novo coronavírus até o final de janeiro de 2021, declarou o prefeito Bill de Blasio nesta quinta-feira.

O papa Francisco tem 84 anos e parte de um pulmão removido por uma enfermidade quando ele era jovem na Argentina, seu país de origem, o que o tornou potencialmente vulnerável à Covid-19. O Vaticano, no entanto, não declarou se ou quando ele seria vacinado.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Vatican City, Italy, Argentina

Cities: Rome

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Vaticano planeja campanha de vacinação rápida contra Covid-19
>>>>>Cidade de Nova York quer vacinar 1 milhão contra Covid-19 até final de janeiro – December 31, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 O Vaticano 0 0 PLACE 6 O Vaticano: 2, o Vaticano: 2, ele (referent: O Vaticano): 2
2 A Santa 0 0 PERSON 3 A Santa: 3
3 Francisco 0 0 PERSON 3 papa Francisco: 3
4 era 50 0 NONE 2 era moralmente aceitável: 1, era jovem: 1
5 vacinas 45 0 NONE 2 as vacinas: 1, vacinas: 1
6 Bill de Blasio 0 0 PERSON 2 o prefeito Bill_de_Blasio: 1, o (referent: o prefeito Bill_de_Blasio): 1
7 cidade 0 0 NONE 2 toda_a cidade: 2
8 cidade-estado 0 0 NONE 2 cidade-Estado soberana: 1, cidade-estado: 1
9 costa 0 0 NONE 2 costa marítima: 2
10 esto 0 0 NONE 2 (tacit) esto: 2