Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Wladimir Klitschko B 08-2017

Apesar de todas as urnas apuradas e os resultados divulgados, em nove cidades do Rio a votação para prefeito ainda não concluiu. Quando há pendência na Justiça eleitoral, os candidatos foram eleitos sub judice — — e, caso não haja uma resolução favorável, os eleitores terão que voltar às urnas para novas evotaçõesÉ o caso de Rubens Bomtempo , em Petrópolis, e Wladimir Garotinho , filho dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho, em Campos dos Goytacazes. Eles aguardam uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral para saber se vão assumir, ou não, as posições de prefeito.

Wladimir Vladimirovich Klitschko é um ex-pugilista de Ucrania, ex-campeão global dos pesos-pesados pela Federação Internacional de Boxe, Organização Mundial de Boxe, Organização Internacional de Boxe e Associação Mundial de Boxe .

Em Campos, Wladimir teve 52,4% dos votos válidos no segundo turno, derrotando Caio Vianna . Em Petrópolis, Bomtempo alcançou 55,18%, à frente de Bernardo Rossi . Na segunda-feira, outro candidato teve o registro negado pela Justiça. Considerou-se José Bonifácio em a Região dos Lagos, inelegível por o Tribunal Regional Eleitoral do Rio por ter as contas relativas em a administração de o Fundo Municipal de Saúde de Arraial do Cabo em o exercício de 2003 recusadas. José Bonifácio é o mais votado para a Prefeitura de Cabo Frio.Ele também recorreu ao TSE e aguarda julgamento.

E, nesta sexta-feira , o TRE botou Cabo Frio na mesma rota de incerteza em que já estão Carapebus, Magé, Paraíba do Sul, Silva Jardim, Varre-Sai e Volta Redonda. Suspendeu-se o julgamento de José Bonifacio porque a desembargadora Kátia Junqueira, mas já há maioria oposta ao moço.

Na quarta-feira 18 de novembro o mosaico partidário nos municípios do Rio a partir do resultado das urnas mencionava uma reordenação de forças onde, nos últimos anos, quem sobressaía era o MDB. Assolado pelos escândalos de corrupção nos governos Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão e também envolvendo parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio , o partido foi o que mais encolheu no estado em termos de prefeituras conquistadas: foram somente seis até agora, 70% a menos que as 20 do pleito de 2016.

Outros candidatos mais votados no primeiro turno que ainda não podem se considerar eleitos são Christiane Cordeiro , Renato Cozzolino e Dr. Silvestre , todos do PP; Dayse Onofre, do PL ; Jaime Figueiredo, do PROS ; e Neto, do DEM .

Mencionou-se prefeito eleito de São Gonçalo ainda : em a CPI das Milícias

Presidente do TSE acenou, logo após o segundo turno no domingo, com a chance de haver votações adicionais em 2021 para definir os prefeitos de cidades onde candidatos concorreram sub judice. Presidente do TSE é o ministro Luís Roberto Barroso. Ele alegou que os recursos que já chegaram ao TSE serão julgados ainda neste ano. A data final para diplomação dos eleitos é 18 de dezembro.

Por outro lado, e, enquanto isso, o o TSE deve julgar casos semelhantes… de todo o Brasil.

Desde outubro de 2016, 170 municípios pelo país tiveram os mandatários trocados e votações marcadas fora de época. O TSE estima gastar R$10 milhões com novos pleitos até 2024.

Ainda: Abstenção foi maior que os votos dos ganhadores das votações de dez cidades, incluindo o Rio

O advogado Fernando Neisser, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, explica que os candidatos que estiverem com o registro indeferido até o dia 18 ficam impedidos de tomar posse no dia 1º de janeiro, a não ser por força de liminar. Os presidentes das câmaras municipais assumem interinamente.

Já há maioria para negar o registro, mas a desembargadora Kátia Junqueira pediu vista e suspendeu o processo.se protagonizaram as votações de Petrópolis por figuras conhecidas de a política de a cidade. Faz 19 anos, Bomtempo já foi prefeito de a cidade por três mandatos : a 2008 e, depois, de 2013 a 2016, ano em que perdeu a posição para Rossi, que disputou a votação por o PMDB e teve 52,56% dos votos válidos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil, Nigeria

Cities: Petropolis, Lagos, Campos Dos Goytacazes, Cabo Frio

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Veja as cidades do Rio que podem ter novas votações para prefeito por causa de pendências na Justiça eleitoral
>>>>>Seis prefeitos eleitos no Rio correm o risco de não serem diplomados – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Tribunal Eleitoral tem maioria para negar registro de prefeito eleito de Cabo Frio – November 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Com placar de 5 a 2, TRE indefere a candidatura de Rubens Bomtempo – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Saia justa no TRE: procuradora cobra desembargador nomeado por Bolsonaro – November 19, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Petrópolis: com candidatura indeferida, Bomtempo derrota atual prefeito no segundo turno – November 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>MPE pede novamente a inelegibilidade de prefeito e vice de Petrópolis, candidatos à reeleição, por uso indevido da máquina pública – November 24, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Paes e Crivella sobem o tom e intensificam ataques na reta final do 2º turno – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 candidatos 0 100 NONE 4 os candidatos: 2, Os candidatos: 1, candidatos: 1
2 TSE 0 0 ORGANIZATION 4 O TSE: 1, o TSE: 3
3 Presidente_do_TSE 0 30 OTHER 3 (tacit) ele/ela (referent: Presidente_do_TSE): 1, Ele (referent: Presidente_do_TSE): 1, Presidente_do_TSE (apposition: o ministro Luís_Roberto_Barroso): 1
4 Bomtempo 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Bomtempo): 1, Bomtempo: 2
5 José Bonifácio 0 0 PERSON 3 Ele (referent: José_Bonifácio): 1, José_Bonifacio: 1, José_Bonifácio (apposition: o mais votado): 1
6 Petrópolis 0 0 PERSON 3 Petrópolis: 3
7 eleições 0 0 NONE 3 novas eleições: 1, As eleições: 1, eleições suplementares: 1
8 registro 0 60 NONE 2 o registro indeferido: 1, o registro negado: 1
9 outros candidatos mais votados em o primeiro turno 120 0 NONE 2 Outros candidatos mais votados em o primeiro turno: 2
10 votos 100 0 NONE 2 os votos válidos: 2