Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Bénouville, Samuel sacrant David

Uma aula disponibilizada no aplicativo de ensino remoto da rede estadual do Rio negou a existência do racismo no Brasil. O professor, em uma aula sobre a formação do povo de Brasil, argumenta que não pode haver discriminação de raça no país por sua formação ter ocorrido a partir de uma misceginação.

Enem: Veja se é possível conseguir uma vaga no curso que você quer com a nota obtida no exame

— Há situações nas quais a escola não pode permanecer aberta. Nos locais em que há transbordamento de casos e colapso hospitalar, por exemplo, é preciso isolamento absoluto — alega Daniel Becker, pediatra do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ e coordenador da campanha Lugar de Criança é na Escola. — Quando for possível, mas a escola tem que ser a última a fechar e a primeira a reabrir , como ocorre agora no Rio.

— Eu fico me perguntando, quando muita gente fala para mim sobre racismo: como racismo se a gente é tão misturado assim? Nosso processo é diferente da grande maioria dos países. Não temos uma definição étnica bem formada. Somos um país miscigenado — alega o professor de Geografia, que não teve o nome revelado, durante videoaula no aplicativo de aulas chamado Applique-se.

A Geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos expressivos na paisagem.

Essa espécie de material como Applique-se adotado pela SEEDUC-RJ, é um desserviço pra educação de Brasil. Um conteúdo repleto de racismo, preconceito, mentira e que desrespeita à autonomia das professoras e professores. O vídeo faz parte do material de geografia. Via: @rkritski pic.twitter.com/ANPfYWdpsa O vídeo circulou nesta terça-feira pelas redes sociais e acabou sendo retirado do aplicativo pela Secretaria estadual de Educação do Rio, que «A Secretaria de Estado de Educação pede desculpas pela falha, elucida que não compactua com qualquer maneira de preconceito e informa que já retirou o vídeo da plataforma», declara a nota, que pediu desculpas pelo material.

Volta para o remoto: Brasil tem maior número de estados sem aulas presenciais desde reabertura das escolas, em julho de 2020

Ainda segundo a pasta, um novo material audiovisual, «com conteúdo que condiz com a história e realidade de Brasil acerca do assunto», está sendo produzido e vai colocar-se Applique-se em o aplicativo de educação remota .

David ou Davi, filho de Jessé, o efrateu, do clã de Perez nasceu em Belém.

Frei David explica que a hibridização não isenta um país de ser racista. Frei David é diretor executivo da Educafro.

— Comparando a população branca da negra, verá que em 100% deles a população afrobrasileira está pior, se você pegar qualquer índice do IBGE e do Ipea. Se leva isso porque, em o Brasil, não a sério o respeito de o direito de todas as etnias. A etnia branca, predominante, continua oprimindo e a lei para enfrentar o problema se a respeita não .

Um ano de escolas fechadas: Nenhum estado dá equipamentos básicos para ministrar ensino remoto

Assim, o primeiro passo para reabrir escolas é reduzi a transmissão da Covid no entorno da escola. Ainda segundo a Fiocruz, há sete pré-requisitos sanitários para conservar atividades educacionais funcionando presencialmente. Entre elas, estão taxa de reprodução menor do que 1 e disponibilidade de leitos clínicos e leitos de UTI, na faixa de 25% livres. Atualmente, nenhum estado de Brasil atende a esses dois critérios combinados.

A lei que Frei David é a que determina a obrigatoriedade do ensino do confirmo negro em sala de aula. Segundo ele, o Educafro está trabalhando em uma ação cívil pública para obrigar secretarias e escolas privadas a satisfazerem com o que ela calcula.

— A lei determina que haja formação dos professores em nível de fundamental, médio e superior, o que não está ocorrendo. A consequência é que o professor dará aula no achismo e não com conteúdo científico. No assunto do negro, os professores falam o achismo e reproduzem os seus vícios e seus racismos. Isso não ocorre com a história do povo europeu. Os professores estudam com seriedade e transmitem o que aprendem. Já com o povo negro e indígena há um descaso por parte do estado. Declara, se o professor não é preparado, eu culpo o estado que não tem formação adaptada —.

O aplicativo de ensino remoto contém 4 mil materiais pedagógicos com videoaulas, podcasts e orientações de estudos. O acesso ao material não consome dados de celulares dos estudantes, o que aumentou o acesso de alunos da rede, e os professores da rede mediam aquele conteúdo.

De acordo com a secretaria , profissionais elaboraram todo esse material de a rede e está em constante revisão e atualização.

Compreenda: MEC conserva mudança no Sisu que, na prática, inutiliza nota de corte na hora de selecionar o curso

As aulas da rede estadual do Rio estão sendo realizadas somente pelo ensino remoto. As escolas, no entanto, estão abertas para que estudantes que não tem acesso regular à internet possam acompanhá-las com os equipamentos e pacote de dados de conexão dos colégios.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Videoaula da rede estadual do Rio nega que haja racismo no Brasil; se apagou material
>>>>>Brasil tem maior número de estados sem aulas presenciais desde reabertura das escolas em junho de 2020 – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 twitter 0 70 OTHER 8 twitter: 1, (tacit) ele/ela (referent: twitter): 7
2 eu 40 50 NONE 8 (tacit) eu: 5, eu: 1, mim: 1, me: 1
3 David 0 0 PERSON 5 ele (referent: Frei_David): 1, (tacit) ele/ela (referent: Frei_David): 1, Frei_David (apposition: diretor executivo de a Educafro): 1, Frei_David: 2
4 o Brasil 0 0 PLACE 5 o Brasil: 2, (tacit) ele/ela (referent: Brasil): 2, Brasil: 1
5 a escola 0 40 ORGANIZATION 4 a escola: 3, (tacit) ele/ela (referent: a escola): 1
6 lei 90 0 NONE 4 a lei: 1, A lei de: 2, A lei: 1
7 alunos 0 80 NONE 3 alunos: 2, os alunos: 1
8 país 0 30 NONE 3 um país miscigenado: 1, o país: 1, um país: 1
9 professores 60 0 NONE 3 Os professores: 1, os professores: 1, professores: 1
10 Applique-se 0 0 OTHER 3 o (referent: Applique-se): 1, Applique-se: 1, chamado Applique-se: 1