Por: SentiLecto

Faz 1 mês, o WhastApp divulgou em esta que baniu mais de 360 mil contas em o Brasil por envio massivo ou automatizado de mensagens em o fase de setembro a novembro de 2020, durante as votações municipais. Identificaram-se as contas por meio de tecnologia de aprendizado de máquina que analisa conduta abusiva sem ter acesso a o conteúdo de as conversas em o aplicativo,. Não necessariamente todas as contas têm relação com o pleito municipal.

A mesma resolução judicial determinou, em relação aos brasileiros, busca e apreensão de documentos, aparelhos eletrônicos que armazenam dados, pendrives, smartphones, telefones, tablet, notebook e roteadores de internet. Autorizou-se a quebra de sigilo de os dados de e-mail de os três também , em endereços de o Gmail e Hotmail. Ainda por resolução judicial, foi decretada medida cautelar de interdição de contato entre os três investigados.

Na quinta-feira 19 de novembro o Tribunal Superior Eleitoral e o WhatsApp anunciaram, nesta quarta-feira, o banimento de mais de mil contas por suspeita de disparos de mensagens em massa no aplicativo. As acusações foram feitas em uma ferramenta instituída pelo TSE em parceria com o aplicativo. Faz 1 mês, o canal recebeu 4.759 acusações, segundo o TSE em o fase de 27 de setembro a 15 de novembro, mas não estarem relacionadas em as votações, se as ignoraram 129 por.Também foram mandados ao WhatsApp 4.630 casos para verificação de violação dos Termos de Serviço.

O número de contas removidas se aproxima do registrado nas votações presidenciais de 2018, quando mais 400 mil foram banidas. A avaliação de pesquisadores da área e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral , Luís Roberto Barroso, é a de que o pleito deste ano teve menos circulação de mensagens desinformativas na comparação com a disputa presidente há dois anos. Dois dias antes do primeiro turno, Barroso chegou a alegar que houve um «nível mínimo’ de circulação de fake news nas campanhas municipais.

No dia do primeiro turno, o presidente do TSE alegou que havia suspeita de que o grupo também era investigado em investigações do Supremo Tribunal Federal que apuram fake news e atos antidemocráticos, mas a suposição não se confirmou. A Justiça Federal em Brasília atuou no caso porque se cometeu o crime contra o TSE.Desde as 17h deste domingo, os eleitores de todo o país observam atenciosos à apuração o segundo turno das evotações2020. No total, 57 cidades brasileiras vão decidir hoje quem vai ser seu novo prefeito, incluindo 18 capitais. Neste link, é possível acompanhar a apuração ao vivo em todas elas, em tempo real. Os números serão atualizados ao mesmo tempo em que os votos são contabilizados e publicados no site do Tribunal Superior Eleitoral .- O vice-procurador-geral Eleitoral defendeu que o Tribunal Superior Eleitoral julgue conjuntamente quatro ações que podem levar a cassação da chapa formada pelo presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão por abuso de poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação nas votações de 2018. O vice-procurador-geral Eleitoral é renato Brill de Góes. Comunicado da Procuradoria-Geral da República nesta quarta-feira declara que o Ministério Público Eleitoral deseja que o TSE sedie pedidos de quebras de sigilo bancário e fiscal de cinco investigados, dentre eles do empresário Luciano Hang, apoiador de Bolsonaro. Ainda que o tribunal espere, brill de Góes pediu o «resultado final do compartilhamento parcial de provas» reunidas na investigação das fake news, em curso no Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro nega ter cometido qualquer anormalidade nas votações de 2018. Em junho, no auge do embate entre ele e integrantes do domo do Poder Judiciário, o presidente ameaçou e chegou a declarar que as Forças Armadas não aceitariam um «julgamento político». A fala aconteceu na época em que o TSE apreciaria dois processo que poderiam cassar a chapa presidencial vitoriosa.

WhatsApp é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones.

O WhatsApp removeu, em parceria com o TSE, 1.042 números a partir de acusações recebidas pela Corte Eleitoral. Os números já haviam sido divulgados após o segundo turno das votações. Foram, no total, 5.180 reclamações registradas no canal para acusações de disparo em massa. A plataforma também anunciou que o chatbot “Tira-dúvidas Eleitoral no WhatsApp” contou com mais de um milhão de usuários únicos. No chat, foram trocadas mais de 18 milhões de mensagens. Em 17 dias, a ferramenta vai continuar ativa, data de o incerto segundo turno em Macapá.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Macapa

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>WhatsApp baniu mais de 360 mil contas por disparos em massa durante as votações de 2020
>>>>>Hacker tentou novo ataque ao TSE quatro dias depois do primeiro turno – November 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>É #FAKE que supercomputador do TSE é serviço de nuvem estrangeiro que abre brecha para fraude – November 26, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>STF abre caminho para reeleição de prefeito de Duque de Caxias – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Polícia Federal prende em Portugal suspeito de atacar TSE – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Na véspera do 2º turno, PF prende suspeito de invasão a sistema do TSE – November 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>‘Há um esforço de desacreditar o processo eleitoral’, diz Barroso – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>TSE cria comissão para acompanhar investigação da PF sobre hackers no processo eleitoral – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministro francês diz compartilhar de opinião de Biden sobre ação irresponsável de Trump – November 22, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Equipe de Trump busca recontagem parcial dos votos em Wisconsin – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Suprema Corte da Pensilvânia vai analisar recurso de Trump sobre milhares de votos – November 18, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump encara provável revés em contagem na Geórgia e vê chances encolherem – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>É #FAKE que foto mostre multidão em protesto contra fraude eleitoral nos EUA e em favor de Donald Trump – November 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>É #FAKE imagem que mostra vereadora em Palmas com mais de mil votos durante a apuração – November 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>PF faz buscas contra grupo que fez protesto em frente ao prédio do Supremo e pediu prisão dos ministros – November 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Supremo não permitirá desconstrução da Lava Jato, diz Fux – November 26, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>STF forma maioria, mas pedido de vista impede abertura de ação penal contra Arthur Lira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>STF começa a julgar em 4 de dezembro se governo deve ser obrigado a comprar vacinas contra Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>STF marca para 4 de dezembro julgamento sobre reeleição de comando da Câmara e Senado – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>PF cumpre mais de 200 mandados e apreende R$400 milhões em bens em operação contra narcotráfico – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>PF retoma depoimentos das testemunhas do incêndio no Hospital de Bonsucesso – November 24, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>Eleições 2020: acompanhe em tempo real a apuração em todas as cidades do país com segundo turno – November 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>É #FAKE que vídeo mostre votos de uma mesma zona eleitoral aparecendo de forma divergente no aplicativo do TSE e no boletim de urna – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Eleições têm dez presos por boca de urna e compra de votos – November 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>MP Eleitoral quer julgamento conjunto de ações contra chapa Bolsonaro-Mourão e quebra de sigilo de Luciano Hang – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 4 Bolsonaro: 1, o presidente Jair_Bolsonaro: 1, ele (referent: Bolsonaro): 1, (tacit) ele/ela (referent: Bolsonaro): 1
2 TSE 0 0 ORGANIZATION 4 o TSE: 4
3 WhatsApp 0 0 ORGANIZATION 3 o WhatsApp: 2, O WhatsApp: 1
4 aplicativo 0 0 NONE 3 um aplicativo: 1, o aplicativo: 2
5 contas 0 0 NONE 3 mil contas: 1, As contas: 1, contas: 1
6 denúncias 0 0 NONE 3 As denúncias: 1, denúncias recebidas: 1, 4.759 denúncias: 1
7 turno 0 0 NONE 3 o primeiro turno: 2, turno: 1
8 Forças Armadas 0 6 ORGANIZATION 2 as Forças_Armadas: 1, (tacit) eles/elas (referent: as Forças_Armadas): 1
9 massa 160 0 NONE 2 massa: 2
10 ferramenta 30 0 NONE 2 uma ferramenta criada: 1, A ferramenta: 1