Por: SentiLecto

Se removeu uma conta de usuário de o WhatsApp em esta sexta-feira após tentar aplicar um golpe financeiro em contatos de a deputada estadual Renata Souza, candidata de o PSOL em a prefeitura de o Rio.Usando a fotografia e o nome da parlamentar, o autor da fraude requereu ao irmão dela que fizesse um depósito bancário para o irmão dela, no valor de R$ 1.833. A solicitação, feita em nome da parlamentar, propunha que ela precisava do dinheiro para quitar uma dívida com um provedor de campanha. O diálogo gerou desconfiança e a transferência não chegou a ser efetuada.

Em grupos de WhatsApp que reúnem tradicionais eleitores da esquerda, divididos entre Benedita da Silva e Renata Souza , ninguém dava a menor bola para Martha Rocha .

Na sexta-feira 23 de outubro as pesquisas do Datafolha divulgadas mostraram que os dois candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro nas duas principais capitais do país tiveram queda nas intenções de voto, em comparação com o levantamento feito pelo instituto no começo do mês. Celso Russomano caiu sete pontos percentuais e perdeu a liderança para Bruno Covas . Já Marcelo Crivella , que tentava a reeleição, oscilou somente um ponto percentual para baixo, mas viu a deputada estadual Martha Rocha empatar numericamente com ele.

Renata da Silva Souza, é uma jornalista feminista negra, militante dos direitos humanos eleita na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade em 2018, primeira mulher negra presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ. Uma jornalista é redatora.

A transcrição da conversa mostra o gerente da conta falsa requerendo a soma e atribuindo o débito a uma necessidade da campanha eleitoral: «Precisava de um favorzão seu, de um pagamento a um provedor. Você tem saldo na conta? Meu aplicativo não tá fazendo. Fiz dois pagamentos hoje Amanhã regresso na sua conta. Fornecedor, que é possível, está no pé, prometi, aí tenho que satisfazer. ? Ou atrapalharia?».

E como campanha eleitoral sem treta ainda está para ocorrer, o alvo da vez é o deputado federal Marcelo Freixo .

Provedor é aquele que fornece mercadorias ou serviços ao consumidor.

Ciente do episódio, Renata mandou uma mensagem a seus contatos para informar-los doacontecidoo: » Estão mandando mensagens em meu nome com pedido de dinheiro, algumas mensagensdeclaramm que mudei de número com a minhafotografiao e pedem pararesgatarr. Peço por favor que ignorem e até delatem o suposto novo número».

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>WhatsApp remove conta que tentou aplicar golpe se passando por candidata à prefeitura do Rio
>>>>>Martha vira foco do debate da esquerda, antes dividido entre Benedita e Renata – October 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Pesquisa aumenta pressão para que Bandeira de Mello desista da eleição para a Prefeitura do Rio e apoie Martha Rocha – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Candidatos intensificam ataques a adversários na briga pelo segundo turno – October 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Datafolha aponta queda nas intenções de voto dos dois candidatos apoiados por Bolsonaro no Rio e em São Paulo – October 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Crivella e candidatos a vereador usam Linha Amarela como palanque eleitoral – October 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: campanha de Crivella aposta as fichas em Bolsonaro – October 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ibope Rio: Paes lidera com 30%, seguido por Crivella (12%), Martha Rocha (8%) e Benedita (7%) – October 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Deputado que criticava Crivella participa de live após ‘orientação expressa’ de Bolsonaro – October 17, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Justiça nega pedidos de resposta a candidatos à Prefeitura do Rio – October 22, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Crivella é condenado pelo TRE por propaganda eleitoral antecipada na sede da prefeitura do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Justiça determina que Paes apague publicações com fotos de visitas a dois prédios públicos – October 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Datafolha no Recife: João Campos, 31%; Marília Arraes, 18%; Delegada Patrícia, 16%; Mendonça Filho, 15% – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: subida de Martha vai transformar candidata em vidraça – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Martha Rocha aposta em ‘voto útil’ na disputa pela Prefeitura do Rio – October 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Deputado diz que Bolsonaro vai entrar na campanha de Crivella e declarar apoio em live – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 8 (tacit) eu: 8
2 Fornecedor 105 4 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Fornecedor): 2, Fornecedor: 3
3 Marcelo Crivella 0 0 PERSON 3 Marcelo_Crivella: 2, ele (referent: Marcelo_Crivella): 1
4 conta 0 0 NONE 3 Uma conta: 1, sua conta: 1, a conta: 1
5 favor 0 12 NONE 2 favor: 2
6 Martha Rocha 0 0 PERSON 2 Martha_Rocha: 2
7 Renata Souza 0 0 PERSON 2 Renata_Souza: 1, Renata: 1
8 aquele 0 0 NONE 2 aquele: 2
9 mensagens 0 0 NONE 2 mensagens: 1, algumas mensagens: 1
10 número 0 0 NONE 2 número: 2