Por: SentiLecto

Estes são links externos e vão abrir numa nova janela O governo dos Estados Unidos anunciou neste domingo a interdição da entrada de estrangeiros que estiveram no Brasil, que registrou, em 24 horas, 965 mortes e 16.508 novos casos de covid-19, nos últimos 14 dias como medida para conter a progressão da pandemia de coronavírus. O texto assinado pelo presidente Donald Trump alega: «O potencial de transmissão não detectada do vírus por indivíduos contagiados que tentam entrar nos Estados Unidos oriundos do Brasil ameaçam a segurança do nosso sistema de transporte e infraestrutura e a segurança nacional».

«Se questões ideológicas isolam de o mundo a Coreia do Norte , o Brasil vai pelo mesmo percurso nas questões sanitárias. Vamos nos tornar uma Coreia do Norte nesse aspecto, uma pária internacional», declara ele.

Na quinta-feira 14 de maio em um momento em que muitas partes dos Estados Unidos começam a relaxar as limitações adotadas em resposta ao novo coronavírus, a notícia de que dois funcionários da Casa Branca receberam diagnóstico positivo nos últimos dias vinha gerando dúvidas sobre a mensagem do governo de America de que era seguro voltar ao trabalho.

O veto, que passa a valer a partir do dia 29 deste mês, deixa de fora cidadãos de America e estrangeiros com visto de residência permanente, entre outras exceções.

Na semana passada, o então Nelson Teich pediu demissão, menos de um mês depois de ocupar o comando do órgão. Nelson Teich é ministro da Saúde. Ele trocou Luiz Henrique Mandetta, demitido. Com a saída de Teich, assumiu interinamente o general Eduardo Pazuello.

O documento da Casa Branca menciona dados da pandemia no Brasil para justificar a medida e uma avaliação do Centro para Prevenção e Controle de Doenças de que o país está vivenciando uma extensa transmissão da covid-19. O total de casos desde a chegada do coronavírus ao país é de 347.398 e de mortos, 22.013. São considerados casos recuperados ao menos 142.587.

Mais detalhes em instantes.

Fonte: BBCBrasil-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Coronavírus: EUA banem entrada de estrangeiros que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias
>>>>>Coronavírus: Brasil vai se tornar ‘Coreia do Norte em questões sanitárias’, diz pesquisador – (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 o Brasil 0 0 PLACE 5 o Brasil: 5
2 indivíduos 0 100 NONE 2 indivíduos infectados: 2
3 a proibição de a entrada de estrangeiros 0 80 NONE 2 a proibição de a entrada de estrangeiros: 2
4 Nelson Teich 0 50 PERSON 2 Ele (referent: Nelson_Teich): 1, Nelson_Teich (apposition: ministro de a Saúde): 1
5 Eduardo Pazuello 0 0 PERSON 2 o general Eduardo_Pazuello: 1, (tacit) ele/ela (referent: o general Eduardo_Pazuello): 1
6 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
7 notícia 0 0 NONE 2 a notícia: 2
8 país 0 0 NONE 2 o país: 2
9 questões 0 0 NONE 2 as questões sanitárias: 1, questões ideológicas: 1
10 veto 0 0 NONE 2 O veto: 2