Estes são links externos e vão abrir numa nova janela

No meio da extenuante quarentena de coronavírus, obrigando milhões em todo o mundo a ficar em suas casas, um bom plano para uma noite nesta semana pode ser olhar para o céu.

A chuva de meteoros Eta Aquáridas atinge seu esplendor máximo nos primeiros dias de maio de cada ano. E neste ano de 2020 as condições para apreciar o espetáculo podem ser melhores do que em outras ocasiões.

Quem puder permanecer acordado até o amanhecer se vai beneficiar dos céus mais claros devido à baixa atividade poluidora nas cidades.

Isso funciona em defesa da melhor comentário do céu à noite, que coincide com a passagem da Terra pela trilha de resquícios do cometa Halley, que gera a chuva conhecida como Eta Aquáridas.

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos explica: «Esses meteoros são rápidos: eles viajam a 66 quilômetros por segundo na atmosfera da Terra».

E, se os vêem no caso da Eta Aquáridas, até 30 meteoros por hora em geral durante o momento de pico, ou seja, em o meio de esta semana.

Para ver uma chuva de meteoros, também chamada coloquialmente de chuva de estrelas, você não precisa ter nenhum equipamento especial. É suficiente simplesmente observar o céu.

No entanto, é preferível estar localizado em um ponto em que toda a extensão do céu possa ser vista, pois é habitual que a Eta Aquáridas seja divisada em áreas próximas ao horizonte.

Cientistas, incluindo Stephen Hawking, desenvolveram o que ficou conhecido como o teorema «sem pelos» dos buracos negros. Isso alega essencialmente que a superfície, ou «horizonte de acontecimentos», de um buraco negro ao longo de seu eixo de rotação é simétrica – não existem protuberâncias e inchaços.

Na segunda-feira 06 de abril as medidas de confinamento que se disseminaram pelo mundo fizeram bilhões de pessoas ficarem em casa. era um evento sem precedentes, cujas consequências os cientistas estavam começando a medir.

Os maiores avistamentos em geral acontecem nas horas que precedem o amanhecer. Mas a partir da meia-noite já começam a ser visíveis.

«Após cerca de 30 minutos no escuro, seus olhos se adaptarão e você começará a ver meteoros. Seja paciente: o espetáculo vai durar até o amanhecer, para que você tenha tempo de sobra para aproveitar», declara a Nasa.

No caso da América Latina, nos países da América do Sul existem melhores chances de avistamento devido à posição da constelação de onde eles vêm.

A Nasa explica: «A constelação de Aquário, lar dos radiantes da Eta Aquáridas, é mais alta no céu no hemisfério sul do que no hemisfério norte».

No entanto, com boas condições, essa chuva de meteoros pode ser vista tanto do norte e do sul.

Eta Aquáridas são originários do cometa Halley, que orbita o Sol aproximadamente a cada 76 anos e atualmente está nas profundezas do sistema solar. Em 41 anos, seu próximo fantasmazinho em a Terra vai ser.

«Deixam um rastro empoeirado, quando os cometas se aproximam do Sol para trás. Todos os anos, a Terra passa por essas trilhas de detritos, permitindo que as peças colidam com a nossa atmosfera, onde se desintegram para instituir rastros coloridos e brilhantes no céu», declara a Nasa.

As partículas que compõem essa chuva de meteoros não são da última vez que o cometa de Halley passou pelos arredores da Terra , mas partículas que se separaram do cometa centenas de anos atrás.

«Fiquei chocado ao descobrir que Spitzer captou o dia em que se calculava o próximo fenômeno, quando verifiquei pela primeira vez a visibilidade do OJ 287», declarou Seppo Laine, um cientista da equipe de funcionários da Caltech, nos EUA, que supervisionou a visualização do Spitzer.

Atualmente, eles vêm de uma área próxima à estrela brilhante Eta Aquarii, pisso eles chama Eta Aquáridas.O período da Eta Aquáridas vai de 21 de abril a 20 de maio de cada ano.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no ? Inscreva-se no nosso canal!

Final de YouTube post de BBC News Brasil

Final de YouTube post 3 de BBC News Brasil

Fonte: BBCBrasil-pt

Countries: United States

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Eta Aquáridas 0 0 PERSON 5 Eta_Aquáridas: 3, a Eta_Aquáridas: 1, Eta_Aquarii: 1
2 Cientistas 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Cientistas): 3, Cientistas: 1
3 Nasa 0 0 ORGANIZATION 4 a Nasa: 4
4 amanhecer 0 0 NONE 4 o amanhecer: 4
5 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
6 partículas 0 0 NONE 4 As partículas: 2, partículas: 2
7 você 0 0 NONE 3 você: 3
8 condições 90 0 NONE 2 boas condições: 1, as condições: 1
9 essa chuva de meteoros 80 0 NONE 2 essa chuva de meteoros: 2
10 meteoros 80 0 NONE 2 Esses meteoros: 1, 30 meteoros: 1

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Eta Aquáridas: a admirável chuva de meteoros do cometa Halley que atinge seu clímax nesta semana
>>>>>A ‘dança de buracos negros’ que comprova teorias de Einstein e Stephen Hawking – (BBCBrasil-pt)

Por SentiLecto by NaturalTech

https://natural.do/tecnonews Based on SentiLecto’s cutting-edge technology by NaturalTech, TecnoNews offers immediate insights on thousands of news for Spanish and Portuguese press. TecnoNews’s features are specifically designed to understand the evolution of events and their underlying relationships. Moreover, with TecnoNews it is easy to publish brand new content by merging and enriching different coverages from various media outlets. These Natural Language Generation capabilities, which are an emerging technological trend in the field of Robo-Journalism, are ideal for SEO and SEM campaigns. SentiLecto by NaturalTech