Por: SentiLecto

Estes são links externos e vão abrir numa nova janela

«Tem que ter serena, a população deve ir compreendendo pouco a pouco o que é esse vírus. Ele é realmente bastante arriscado para quem tem uma certa idade, para quem tem uma enfermidade. Para a juventude não tem esse perigo todo.»

É pouco provável que ao fazer esta declaração o presidente Jair Bolsonaro tenha se inspirado num artigo, publicado no começo de maio, na revista Proceedings of the National Academy of Sciences , no qual os autores declararam que um maior número de mortes por covid-19 era esperado em países com populações mais envelhecidas.

Comercializa-se a ivermectina desde o começo de os anos 1980 para lutar verminoses como piolhos, pulgas e carrapatos em animais e seres humanos e parasitas,,.

Na quinta-feira 16 de julho a chamada média móvel de óbitos por covid-19 tem variado em torno de mil, segundo dados do Covid-19 Brasil, projeto que monitora a pandemia no país e reunia cientistas de diferentes universidades.

Quase um mês depois da fala do presidente, no entanto, pesquisadores internacionais liderados pela pesquisadora brasileira Marília Nepomuceno, do Instituto Max Planck de Pesquisa Demográfica, na Alemanha, publicaram na mesma revista um texto em que discordam dessa ideia – a edição veio a público no dia 23 de junho.

Ela explica: «Esta finalização se baseou em um exercício no qual os autores replicaram as taxas de letalidade por covid-19 da Itália, que é um país de alta renda e envelhecido, em nações de renda mais baixa e com populações mais jovens, como é o caso brasileiro».

De fato, de acordo com Nepomuceno, as taxas de letalidade são maiores em idades mais elevadas. Declara: «Mas os autores publicaram um exercício simplista».

«Não consideraram diferenças importantes entre os países, como por exemplo, as diversidades sociais, econômicas e epidemiológicas, que podem afetar o perfil etário dessas taxas. Idade é uma variável importante para compreender a pandemia de covid-19, mas não pode ser analisada sozinha.»

Segundo Marília, a faixa etária deve ser analisada juntamente com variáveis que contextualizam cada país, como por exemplo, condições de saúde, desigualdades socioeconômicas, acesso a serviços médicos, composição das famílias, condições sanitárias, o privilégio de seguir as medidas de prevenção e distanciamento social, dentre outras.

Por isso, ela declara que o alcance de análise da demografia vai além dos conseqüência de variações na estrutura etária.

«Essa é uma visão muito reducionista da área de estudos populacionais, que deve se preocupar não apenas com variações dos eventos entre grupos de idade mas também em cada um deles, ao longo do tempo e entre gerações», explica.

«Para isso, os demógrafos examinam inúmeras outras variáveis de interesse para a sociedade e que no caso da covid-19 podem auxiliar a explicar as diferenças no número de casos e de mortes.»

Marília adverte que uma abordagem que considera somente a estrutura etária populacional para compreender um fenômeno tão complicado como a pandemia de COVID-19 pode não ser suficiente para entender todo o fenômeno», declara.

«Fatores contextuais, e não somente a idade, devem ser considerados para um bom entendimento da pandemia no Brasil.»

População total

Percentagem de pessoas vivendo acima dos 60 anos

Isso porque vários fatores demográficos, sociais, econômicos e governamentais podem explicar as variações entre países. Para exemplificar isso, o grupo, que inclui pesquisadores de Brasil, do Canadá e da Alemanha, analisou diferenças entre as condições de saúde associadas a mortalidade por covid-19 no Brasil e Nigéria em relação à Itália.

Os morcegos parecem estar mais intimamente relacionados a um grupo que consiste em carnívoros , pangolins, baleias e ungulados .O premiê também alegou que o país recomeçaria gradualmente suas atividades econômicas e sociais e instituiria uma «nova vida» em meio à pandemia.

«Constatamos que as altas preponderâncias de enfermidades crônicas entre os adultos de Brasil, por exemplo, podem ampliar a vulnerabilidade desta população, com potencial para compensar parte das vantagens da idade mais jovem.»

Marília não desejou comentar a declaração de Bolsonaro. «Nosso trabalho é estritamente científico.»

«Os resultados publicados, já assinalados anteriormente, fazem parte de um debate complexo, que envolve muitos fatores simultâneos e que precisarão ser analisados ao longo dos próximos anos, até que toda a dinâmica da enfermidade seja conhecida. Nesse sentido, preferimos não fazer avaliações conjunturais, qualificar opiniões e declarações, a partir do artigo.»

Em vez de uma receita simples, o consumidor terá que ter agora em mãos uma receita branca especial em duas vias, das quais uma vai ficar retida na farmácia. Cada receita terá validade de 30 dias, a partir da data de emissão, e poderá ser utilizada uma única vez.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no ? Inscreva-se no nosso canal!

Final de YouTube post de BBC News Brasil

Final de YouTube post 3 de BBC News Brasil

Fonte: BBCBrasil-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Italy, Canada, Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>População de idosos não é único fator que explica mais mortes por covid-19, mostra pesquisa
>>>>>Ivermectina terá venda controlada após onda de rumores sobre tratamento para covid-19 – (BBCBrasil-pt)
>>>>>Cura para covid-19: os cientistas que buscam respostas no genoma de morcegos – July 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Esperar imunidade de rebanho ‘é absurdo e antiético’, diz líder de estudo que investiga quantos tiveram covid-19 no Brasil – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Cientistas encontram ‘barata gigante’ que vive no fundo do mar – July 22, 2020 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Medidas do Brasil são ‘insuficientes’ para conter coronavírus, diz força-tarefa internacional de cientistas – (BBCBrasil-pt)
>>>>>Os países que foram «exemplo» mas sofrem agora com segunda onda de covid-19 – July 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>‘Ainda nem completaram um ano’: o lugar no Texas onde 85 bebês já foram infectados pela covid-19 – July 20, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>EUA ultrapassam 139 mil mortes por Covid-19 – July 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA ultrapassam pela 1ª vez marca de 70 mil contágios diários por coronavírus – July 16, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA superam marca de 138 mil mortes por Covid-19, segundo Johns Hopkins – July 17, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Mundo tem novo recorde diário de casos de covid-19 com altas nos EUA, Brasil e Índia – July 13, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Marília Nepomuceno 0 50 PERSON 5 Marília: 2, (tacit) ele/ela (referent: Marília): 2, Marília_Nepomuceno de o Instituto_Max_Planck_de_Pesquisa_Demográfica: 1
2 grupo 0 0 NONE 4 o grupo: 2, um grupo: 2
3 exercício 0 80 NONE 3 um exercício simplista: 1, um exercício: 2
4 a Itália 0 0 PLACE 3 a Itália: 3
5 autores 0 0 NONE 3 os autores: 3
6 países 0 0 NONE 3 os países: 1, países: 2
7 pandemia 0 100 NONE 2 a pandemia: 1, pandemia: 1
8 diversidades 0 4 NONE 2 as diversidades sociais econômicas e epidemiológicas: 2
9 receita 90 0 NONE 2 uma receita simples: 1, uma receita branca especial: 1
10 pesquisadores 60 0 NONE 2 pesquisadores brasileiros: 1, pesquisadores internacionais liderados: 1