Por: SentiLecto

Cabo Verde recebeu a solicitação formal dos Estados Unidos pela extradição do empresário de Colombia Álex Saab, acusado de ser «laranja» do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, segundo confirmou à Agência Efe uma fonte do governo cde Cabo Verde

A Procuradoria-Geral da República de Cabo Verde recebeu na segunda-feira um pedido de extradição feito pelo Departamento de Justiça dos EUA.

– A Gilead Sciences definiu o custo do remdesivir, seu candidato a remédio para Covid-19, a 390 dólares por frasco para os Estados Unidos e governos de outros países desenvolvidos, informou a companhia nesta segunda-feira, fixando o custo de um tratamento de cinco dias em 2.340 dólares por paciente. O custo para companhias privadas de seguros dos EUA vai ser de 520 dólares por frasco, declarou a companhia, o que equivale a um total de 3.120 dólares por paciente. Faz 9 meses, a Gilead firmou um acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA em o qual o setor e os Estados irão gerenciar a alocação de o remédio em clínicas, até o final Uma vez que o abastecimento esteja menos restrito, após esse fase o HHS deixará de gerenciar a alocação, declarou a companhia. O custo do remdesivir tem sido tema de intensa discussão desde que a FDA dos EUA, que controla remédios e alimentos, aprovou sua utilização de emergência em pacientes de Covid-19 em maio. Experts propuseram que a Gilead precisaria evitar instituir uma aparência de que está tirando proveito de uma crise de saúde para obter lucros. Analistas de Wall Street declararam que o remédio antiviral pode gerar bilhões de dólares em receita nos próximos dois anos se a pandemia continuar.

Na terça-feira 16 de junho a defesa do colombiano Álex Saab, acusado de ser «laranja» do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, via indícios de anormalidade processual na detenção do empresário em Cabo Verde.

Faz 18 dias, deteve se Saab em o aeroporto internacional Amilcar Cabral, em a ilha de Sal, após uma solicitação de os EUA processada através do alerta vermelho de a Interpol por suposta lavagem de dinheiro. O órgão de Cabo Verde tem um prazo de 65 dias, contados a partir de 12 de junho, para responder ao pedido estadunidense.

«A resposta da PGR vai consistir em uma opinião judicial legalmente justificada que se conduzirá ao governo de Cabo Verde, que vai tomar sua resolução. Se vai tomar a resolução final em o Tribunal de Apelações de Barlavento, em a ilha de São Vicente, e a defesa também pode recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça», explicou a mesma fonte.

INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CABO VERDE.

A fonte se mostrou «um pouco preocupada com a politização do caso pelos advogados de Álex Saab na imprensa cabo-verdiana», com o receio de que possa «condicionar a opinião dos tribunais de Cabo Verde, que não veem nenhuma interferência política na ação».

O governo do país tem conservado uma posição de «distanciamento total em relação ao caso», permitindo que o Judiciário trabalhe com independência.

De acordo com a fonte, a resolução final tem que ser favorável à extradição, mas caso o pedido seja rejeitado os EUA «vão saber entender» porque em Cabo Verde os tribunais atuam de forma independente, sem interferência política ou outros interesses».

Após a detenção do suposto «laranja», a Venezuela realçou que Saab é cidadão venezuelano e um «agente» do governo que estava «de passagem» por Cabo Verde para regressar ao país.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Cape Verde, Brazil

Cities: Sao Vicente

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Cabo Verde recebe pedido dos EUA para deportar suposto «laranja» de Maduro
>>>>>Gilead fixa preço de potencial remédio contra Covid-19 em US$2.340 por paciente nos EUA – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Cabo_Verde 0 0 PLACE 4 Cabo_Verde: 4
2 Gilead 0 0 ORGANIZATION 4 A Gilead: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Gilead): 2, a Gilead: 1
3 eu 0 110 NONE 3 (tacit) eu: 3
4 Álex Saab 0 25 PERSON 3 Álex_Saab: 1, Saab: 2
5 Venezuela 0 0 ORGANIZATION 3 a Venezuela: 3
6 decisão 0 0 NONE 3 a decisão final: 1, A decisão final: 1, sua decisão: 1
7 dólares 0 0 NONE 3 390 dólares: 1, 2.340 dólares: 1, 520 dólares: 1
8 empresa 0 0 NONE 3 a empresa: 3
9 paciente 120 0 NONE 2 paciente: 2
10 FDA dos EUA 0 0 ORGANIZATION 2 a FDA_dos_EUA: 2