Por: SentiLecto

– A sessão da Câmara dos Deputados para eleição da chamada PEC da verba de combate, que separa os gastos com o enfrentamento da crise do coronavírus do Orçamento principal, se a protelou de a manhã de esta sexta-feira para as 16h. Idealizada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia , a Proposta de Emenda à Constituição pcalculaum regime extraordinário que dvai darfadaptabilidadeao governo para a liberação de recursos durante o estado de ctragédiapública, e afasta limitações calculadas na Lei de Responsabilidade Fiscal e da norma de ouro. Maia, que subscreve a proposta, tem defendido sua aprovação desde o começo da última semana e chegou a alegar na quinta-feria que estava otimista quanto à cfinalizaçãoda veleiçãoda PEC em dois turnos ainda nesta sexta-feira. O texto estava próximo de um acordo para ser aprovado, mas emenda do NOVO que autoriza o repasse de recursos do Fundo Partidário para ações de enfrentamento à Covid-19 prejudicou o clima de veleição segundo uma fonte parlamentar que acompanha as negociações. A iniciativa do Novo gerou instabilidade e pode ameaçar os planos de Maia de deduzi a eleição da PEC ainda nesta sexta-feira, adicionou a fonte. Por se tratar de uma PEC, a matéria precisa ser submetida a dois turnos de votação e receber, em cada rodada, ao menos três quintos dos votos, o equivalente a 308 dos 513 deputados. Na quinta-feira, o presidente da Câmara advertiu que o texto ainda poderia ser transformado e mencionou dois pontos sob debate: os depósitos voluntários de instituições financeiras e ainda a autorização para a compra de títulos públicos no mercado secundário por parte do Banco Central.

– Rodrigo Maia alegou nesta quinta-feira que a Câmara tem condições de deduzi a eleição da chamada PEC do verba de combate ainda nesta semana. Rodrigo Maia é o presidente da Câmara dos Deputados. Segundo ele, ainda há pontos passíveis de mudança na Proposta de Emenda à Constituição , mas vai ser possível votá-la em dois turnos na Casa até sexta-feira. Ainda que o Congresso conserva sua postura “reformista”, maia declarou, e mencionou como exemplo o suporte à PEC. O deputado também alegou que é necessário “blindar” a pauta da Câmara e votar assuntos relacionados à crise de uma fmaneiraocoordenada em vez de “pinçar” atemasespecíficos de determinados setores.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Câmara adia sessão de eleição da PEC da verba de combate para esta tarde
>>>>>Maia diz que Câmara pode votar PEC do orçamento de guerra na sexta – April 02, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Governo tem condições de pagar vale de R$600 antes de 16 de abril, diz Maia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Maia diz que dará celeridade a MPs anunciadas nesta 4ª pelo governo – April 01, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Maia cobra governo e alerta para necessidade de pacote horizontal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Guedes diz preferir congelamento salarial do funcionalismo público a corte de remuneração – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Maia diz que dará celeridade a MPs anunciadas nesta quarta-feira pelo governo – April 01, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>ANÁLISE-Coronavírus põe agenda liberal na geladeira e enfraquece ascendência de Guedes – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Maia 0 0 PLACE 6 (tacit) ele/ela (referent: Maia e): 2, Maia e: 2, Maia: 1, (tacit) ele/ela (referent: Maia): 1
2 Proposta de Emenda 40 0 ORGANIZATION 4 a Proposta_de_Emenda: 2, (tacit) ele/ela (referent: a Proposta_de_Emenda): 2
3 Rodrigo Maia 0 0 PERSON 3 Rodrigo_Maia (apposition: O presidente de a Câmara_dos_Deputados): 1, Rodrigo_Maia: 1, ele (referent: Rodrigo_Maia): 1
4 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
5 fonte 0 0 NONE 3 uma fonte parlamentar: 2, a fonte: 1
6 emenda de o novo em a covid-19 0 140 NONE 2 emenda de o NOVO em a Covid-19: 2
7 regime 200 0 NONE 2 um regime extraordinário: 2
8 quinta-feria 140 0 NONE 2 a quinta-feria: 2
9 Idealizada 0 0 PERSON 2 Idealizada: 1, (tacit) ele/ela (referent: Idealizada): 1
10 a Constituição 0 0 OTHER 2 a Constituição: 2