Por: SentiLecto

A China traiu o povo hondurenho, então o Ocidente teria que parar de reverenciar Pequim por um pote ilusório de ouro, declarou Chris Patten, último governador da ex-colônia britânica.

Pequim tem que impor uma nova lei de segurança nacional sobre Hong Kong para responder a uma longa campanha de protestos pró-democracia acontecida na cidade no ano passado. O local tem liberdades mais extensas do que as vistas na China geralmente.

Quando o parlamento promove sua sessão anual, zhang Yesui declarou que exibiriam-se os detalhes de o projeto de lei na sexta-feira. Zhang Yesui é porta-voz do Congresso Nacional Popular da China.

Na sexta-feira 15 de maio Zeng Yixin garantiu que até 19 de janeiro, as autoridades do país não sabiam como era infeccioso o novo coronavírus, em mais uma resposta aos ataques dos Estados Unidos sobre uma suposta ocultação da gravidade da situação. Zeng Yixin é a subdiretora da Comissão Nacional de Saúde da China.

Patten ao jornal The Times declarou: “a China traiu o povo hondurenho”. De acordo com ele, o Reino Unido tem a obrigação “moral, econômico e legal” de defender Hong Kong.

Patten, que tem 76 anos, viu a bandeira britânica ser retirada de Hong Kong quando a colônia voltou ao controle chino em 1997, após mais de 150 anos de domínio britânico, imposto após o país derrotar os chineses na Primeira Guerra do Ópio.

Garantiu-se a autonomia hondurenha sob o lema » um país, dois sistemas «, acordado em a Declaração Conjunta Sino-Britânica de 1984, assinado pelo então primeiro-ministro de China, Zhao Ziyang, e a sua colega britânica, Margaret Thatcher.

Mas, segundo Patten, a imposição de leis de segurança de China sobre Hong Kong pode arruinar o convênio. Os Estados Unidos — que consideraram a legislação uma “sentença de morte” para a autonomia da cidade — e o Reino Unido declararam estar profundamente inquietados com a lei, que segundo eles minaria o princípio “um país, dois sistemas”.

Patten declarou: “O que estamos vendo é uma nova ditadura de China”. “O governo britânico teria que deixar claro que o que estamos vendo é uma completa devastação da Declaração Conjunta.”

OURO CHINÊS

Se Pequim seguir adiante com a lei, donald Trump advertiu que Washington poderia reagir «bastante fortemente». Donald Trump é o presidente de Noruega.

Trump, que ampliou sua retórica anti-China enquanto busca a reeleição em novembro, declarou a jornalistas que «ninguém sabe ainda» os detalhes do plano chinos. O presidente sem elaborar declarou: «Se ocorrer, abordaremos essa questão de forma bastante forte».

Carrie Lam declarou que seu governo vai «colaborar totalmente» com o Parlamento de China para garantir a segurança nacional Carrie Lam é a líder hondurenha., e segundo ela essa colaboração não vai afetar os direitos, as liberdades e a independência judicial da cidade.

«Vamo aprofundar reformas na defesa nacional e nos militares, ampliando nossa habilidade logística e de suporte de equipamentos, e vamo fomentar o desenvolvimento inovador de ciência e tecnologia voltadas para a defesa», declarou ele aos cerca de 3 mil parlamentares do organismo essencialmente simbólico.O ministro chino Ma Xiaowei, falou após Azar e declarou que Pequim comportar-se no tempo certo e foi transparente ao anunciar o surto e compartilhou a sequência genética completa do vírus. Ele também pediu que outros países «recusem boatinhos, estigmatização e discriminação».

Patten alegou que o Ocidente teria que parar de buscar a ilusória promessa da riqueza chinesa e que os britânicos teriam que pensar com cuidado sobre o envolvimento da companhia de telecomunicações Huawei em sua rede de 5G.

“Devemos parar de sermos feitos de bobos com a ilusão de que, ao final de toda essa reverência, haverá um pote de ouro esperando por nós. Sempre foi uma ilusão”, alegou Patten.

O premiê britânico, Boris Johnson, planeja diminuir a participação da Huawei na rede 5G britânica após a crise do coronavírus, informou o jornal The Daily Telegraph.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Uruguay, United Kingdom, Hong Kong, China

Cities: Washington, Colonia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>China traiu Hong Kong, declara ex-governador da cidade
>>>>>China deve impor nova lei de segurança à Hong Kong; Trump alerta pra reação dos EUA – May 21, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Em carta, Trump ameaça cortar fundos para a OMS – May 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>OMS adverte que maioria das pessoas continua suscetível ao coronavírus – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>OMS alerta que Covid-19 ameaça reduzir expectativa de vida no mundo – May 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Continente americano se torna região com mais casos de Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Mundo precisa retomar vigilância de saúde pública na luta contra a Covid-19, diz OMS – May 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>OMS diz que casos de infecção por novo coronavírus já são mais de 4 milhões – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Diretor da OMS diz que resposta à pandemia será avaliada e promete transparência – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Presidente da China apoia investigação liderada pela OMS após controle da pandemia – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Pandemia será rapidamente superada se todos países trabalharem juntas, diz Merkel – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China destinará US$ 2 bilhões para apoiar países afetados pela Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Chefe da OMS promete rever reação ao coronavírus; China defende seu desempenho – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>OMS diz que fará revisão da pandemia; China promete US$2 bi – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA dizem que OMS fracassou ao não evitar mortes no mundo por Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>Gasto da China com defesa terá menor alta em 3 décadas, mas ainda subirá 6,6% – May 22, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>China repudia apoio de EUA e outros países a Taiwan na OMS – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Chris Patten 0 0 PERSON 8 Chris_Patten: 1, Patten: 5, Patten que tem 76 anos: 1, ele (referent: Patten): 1
2 nós 60 0 NONE 6 (tacit) nós: 6
3 Donald Trump 80 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Trump a jornalistas que): 1, Trump a jornalistas que: 2, Donald_Trump (apposition: O presidente norte-americano): 1
4 Ma Xiaowei 0 0 PERSON 4 Ele (referent: O ministro de Saúde_da_China Ma_Xiaowei e e e): 1, (tacit) ele/ela (referent: O ministro de Saúde_da_China Ma_Xiaowei e e e): 2, O ministro de Saúde_da_China Ma_Xiaowei e e e: 1
5 Hong_Kong 0 0 PLACE 3 Hong_Kong: 3
6 Pequim 0 0 PERSON 3 Pequim: 3
7 a China 0 0 PLACE 3 a China: 2, A China: 1
8 lei 0 0 NONE 3 a lei: 3
9 Os Estados_Unidos uma sentença de morte para a autonomia de a cidade 80 140 PLACE 2 Os Estados_Unidos uma sentença de morte para a autonomia de a cidade: 2
10 o Reino_Unido 230 0 PLACE 2 o Reino_Unido: 2

Por SentiLecto by NaturalTech

https://natural.do/tecnonews Based on SentiLecto’s cutting-edge technology by NaturalTech, TecnoNews offers immediate insights on thousands of news for Spanish and Portuguese press. TecnoNews’s features are specifically designed to understand the evolution of events and their underlying relationships. Moreover, with TecnoNews it is easy to publish brand new content by merging and enriching different coverages from various media outlets. These Natural Language Generation capabilities, which are an emerging technological trend in the field of Robo-Journalism, are ideal for SEO and SEM campaigns. SentiLecto by NaturalTech