Por: SentiLecto

Faz 1 dia, Bruno Rodríguez criticou a operação militar anunciada por os Estados Unidos perto da Venezuela, uma mobilização que, segundo o presidente estadunidense, Donald Trump, que ordenou em esta quarta a duplicação de o número de navios e soldados militares em as costas de a América Latina para lutar o narcotráfico em o leste de o Oceano Pacífico e em o Mar do Caribe, incluindo Venezuela e México, busca lutar o tráfico de drogas. Bruno Rodríguez é o ministro de Relações Exteriores de Cuba. Ministro de Cuba em sua conta no Twitter screveu: «A operação militar anunciada pelo governo dos Estados Unidos, que envolve o envio de navios de combate perto de Venezuela e movimentos especiais de tropas, constitui uma grave ameaça à paz para todos na região»,.

Trump, acompanhado pelo secretário de Defesa, Mark Esper, e pelo chefe do Estado Maior Conjunto, Mark Milley, em uma reunião na Casa Branca, declarou que a medida é necessária porque existe uma «ameaça crescente» de que cartéis e criminosos tentarão tirar proveito da pandemia.Trump disse: «Não temo que deixar isso ocorrer».Uma autoridade norte-coreana declarou em comunicado que Mike Pompeo está prejudicando a disposição da Coreia do Norte para recomeçar o diálogo, criticando seus observações recentes sobre sanções a Pyongyang. Mike Pompeo é o secretário de Estado de Noruega.Foi uma longa conversa por telefone, relatada inicialmente pelo Kremlin, e que se concentrou principalmente nos custos do petróleo e em como conter a progressão do coronavírus. De acordo com um comunicado emitido pela Casa Branca, Trump aproveitou a chance para reiterar que a situação da Venezuela é grave.

Na sexta-feira 27 de março – O governo dos Estados Unidos indiciou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e mais uma dezena de autoridades de Venezuela por denúncias de «narcoterrorismo», na última das investidas do governo de Donald Trump em uma campanha de pressão para derrubar o líder sul-americano. O Departamento de Estado ofereceu uma recompensa de até 15 milhões de dólares por informações que levem à prisão e condenação de Maduro, cujo país t temsido assolado por anos de profunda crise econômica e turbulência política. A denúncia, uma rara medida dos EUA contra um chefe de Estado estrangeiro em exercício, marca uma nova e sério período para Washington contra Maduro, em um momento onde autoridades norte-americanas disseram em particular que Trump estava cada vez mais frustrado com os resultados de sua política para a Venezuela. O Procurador Geral William Barr, anunciando as denúncias que incluíam complô narcoterrorista, corrupção e tráfico de drogas, indiciou Maduro e seus aliados sob denúncias de cooperar com uma facção desmobilizada de um grupo guerrilheiro colombiano, as Farcs, «para inundar os Estados Unidos de cocaína». O ministério de Venezuelade Venezuela da Informação não respondeu imediatamente a um email requisitando observações sobre a medida.

A operação foi alvo de críticas do chanceler de Cuba. «A suposta luta contra o tráfico de drogas é somente um pretexto oportunista», considerou.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States, Mexico

Cities: Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Cuba vê operação militar dos EUA perto da Venezuela como «grave ameaça à paz»
>>>>>Trump diz que EUA vão aumentar esforços contra narcóticos em meio à pandemia – April 01, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Trump diz que pode colocar Nova York, Nova Jersey e Connecticut em quarentena – March 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que não permitirá danos de longa duração à economia dos EUA; retira cidadãos do Brasil – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA ultrapassam China em número de pessoas infectadas por coronavírus – March 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Asiáticos-americanos não são responsáveis pelo coronavírus e precisam de proteção, diz Trump – March 24, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China informa não ter registrado contágio local por coronavírus nesta quarta – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Contexto: China tentou abafar alarme sobre coronavírus no início, mas depois retardou sua disseminação global – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA e México concordam em restringir viagens não essenciais pela fronteira compartilhada, diz Trump – March 20, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Embaixador dos EUA culpa China por ameaça global de coronavírus – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China anuncia fim de restrições de deslocamentos em Wuhan, berço do coronavírus – March 24, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China intensifica medidas para conter aumento de casos importados da Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Estudo aponta que taxa de mortalidade em Wuhan ficou abaixo da estimativa – March 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que ‘não é fácil’ conseguir máscaras e ventiladores para Estados norte-americanos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Coreia do Norte diz que EUA manterão política hostil apesar de ‘relação especial’ de líderes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump diz que manter distanciamento social pode salvar muitas vidas – March 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Trump desiste de reabrir o comércio em abril em meio a alertas sobre coronavírus – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Líder da China oferece ajuda a Trump e EUA enfrentam onda de novos casos – March 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China tem queda em casos de coronavírus, todos importados – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump pede a Putin que promova transição na Venezuela após saída da Rosneft – March 31, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Trump diz que mais de 1 milhão de norte-americanos foram testados para coronavírus – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 30 0 PERSON 6 Trump: 3, Donald_Trump: 2, Trump acompanhado por o secretário de Defesa Mark_Esper: 1
2 comunicado 0 140 NONE 3 um comunicado emitido: 1, comunicado: 2
3 operação 0 90 NONE 3 A operação militar: 1, a operação militar: 1, A operação: 1
4 particular 40 160 NONE 2 particular: 2
5 ameaça 0 130 NONE 2 uma grave ameaça: 1, uma ameaça crescente: 1
6 acusações 0 100 NONE 2 as acusações: 1, acusações: 1
7 comentários 0 60 NONE 2 seus comentários recentes: 1, comentários: 1
8 medida 60 0 NONE 2 a medida: 2
9 Nicolás Maduro 0 0 PERSON 2 Maduro: 1, Nicolás_Maduro: 1
10 O Procurador_Geral_William_Barr 0 0 OTHER 2 O Procurador_Geral_William_Barr: 2