Por: SentiLecto

Tedros Adhanom Ghebreyesus anunciou nesta segunda-feira que será começada uma avaliação independente a respeito de como a organização está lidando com a pandemia de coronavírus no «primeiro momento oportuno», prometendo clareza e responsabilidade. Tedros Adhanom Ghebreyesus é o chefe da Organização Mundial da Saúde .

As estatísticas também revelam aprimoramentos no acesso aos cuidados de saúde para a prevenção de enfermidades como Aids, malária ou tuberculose, bem como nos serviços de maternidade, o que diminuiu pela metade a mortalidade infantil entre 2000 e 2018, realça o relatório.

Na sexta-feira 08 de maio o mundo precisava recomeçar «princípios básicos» de vigilância de saúde pública se desejar controlar o surto de coronavírus, declarou o principal expert de emergências de saúde do Organização Mundial da Saúde nesta sexta-feira.

«Todos temos lições a aprender com a pandemia. Todos os países e as organizações têm que examinar sua resposta e aprender com sua experiência. A OMS está comprometida com a clareza, a prestação de contas e o aprimoramento contínuo», declarou o diretor-geral na assembleia ministerial anual da OMS.

Enquanto os países com menor expectativa de vida na região são Bolívia , Guatemala e República Dominicana, no continente de America, a Costa Rica lidera as estatísticas, seguida por Cuba e Panamá , de acordo com a OMS.

Alegou: «O risco continua alto e temos um longo percurso a percorrer». Testes sorológicos preliminares em alguns países mostraram que no máximo 20% das populações haviam contraído a enfermidade e «na maioria dos lugares, menos de 10%», declarou.

Xi também prometeu 2 bilhões de dólares ao longo de dois anos para auxiliar na resposta ao vírus e declarou que a China qualquer vacina desenvolvida contra a enfermidade modificará em um bem público.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Diretor da OMS declara que se vai avaliar resposta em a pandemiae promete clareza
>>>>>OMS alerta que Covid-19 ameaça reduzir expectativa de vida no mundo – May 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Continente americano se torna região com mais casos de Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Mundo precisa retomar vigilância de saúde pública na luta contra a Covid-19, diz OMS – May 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>UE quer análise sobre papel da OMS na crise do coronavírus – May 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Povos indígenas do Brasil pedem fundo de emergência à OMS para combater coronavírus – May 05, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Dados do Google mostram tendência variada em obediência a isolamento no Brasil; EUA e Austrália caem – May 01, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China ironiza reação dos EUA ao coronavírus em animação no estilo Lego – May 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump se diz confiante de que coronavírus pode ter se originado em laboratório chinês – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China ironiza reação dos EUA ao novo coronavírus em animação no estilo Lego – May 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China rebate acusação de Trump e afirma não ter interesse em interferir nas eleições dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>OMS alerta contra fim precipitado de paralisações em decorrência do coronavírus – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>OMS diz que casos de infecção por novo coronavírus já são mais de 4 milhões – (EfeGeneric)
>>>>>Presidente da China apoia investigação liderada pela OMS após controle da pandemia – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Trump diz que considera restaurar alguns fundos para OMS – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Pandemia será rapidamente superada se todos países trabalharem juntas, diz Merkel – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 OMS 40 40 ORGANIZATION 8 (tacit) ele/ela (referent: A OMS): 5, a OMS: 2, A OMS: 1
2 Tedros Adhanom Ghebreyesus 105 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Tedros_Adhanom_Ghebreyesus): 3, Tedros_Adhanom_Ghebreyesus (apposition: O chefe de a Organização_Mundial_da_Saúde): 1
3 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
4 países 50 20 NONE 2 os países: 1, alguns países: 1
5 doença 0 0 NONE 2 a doença: 2
6 estatísticas 0 0 NONE 2 as estatísticas: 1, As estatísticas: 1
7 nós 0 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
8 mortalidade infantil 0 115 NONE 1 mortalidade infantil: 1
9 retomar princípios básicos de vigilância de saúde pública 80 80 NONE 1 retomar princípios básicos de vigilância de saúde pública: 1
10 a pandemia de coronavírus 0 50 NONE 1 a pandemia de coronavírus: 1