Por: SentiLecto

– O presidente Rodrigo Maia defendeu nesta sexta-feira que seja instituído um «núcleo técnico» que leve em conta dados e números relacionados à saúde para municiar aosddebatessobre eventual adeferimentodas evotaçõesmunicipais de outubro. Há previsão que um grupo de parlamentares, junto com Maia e o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre , reúna-se nesta sexta-feira com Luís Roberto Barroso para debater o assunto. Luís Roberto Barroso é o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral . Faz 5 meses, Maia em entrevista em a rádio Bandeirantes declarou : » Eu acho que o mais importante é instituir um núcleo técnico para a gente avaliar de o ponto de vista de a saúde as condições de realizar as votações em 4 de outubro, ou «.Mas para tomar uma resolução, a gente precisa estar baseado em números, em dados concretos. E para isso, a gente tem que coordenar, reunir um grupo técnico para que ele possa dar os elementos para o Parlamento poder decidir.» Maia também tem provado a preocupação com a saída legislativa a ser adotada para protelar as votações sem que isso implique na prorrogação de mandatos.

– Um grupo de parlamentares deve se reunir na sexta-feira com o recém-empossado presidente do Tribunal Superior Eleitoral , Luís Roberto Barroso, para debater a execução das votações municipais em outubro diante da crise do coronavírus. Segundo entrevista do líder do PDT Weverton à rádio Senado, ficou decidido na reunião de líderes da Casa que não tvão tratarde adeferimentodas evotaçõesaté o fim de junho. O debate tem aumentado no Congresso em meio às preocupações de parlamentares quanto à aglomeração de pessoas durante os dias de voeleição também em relação aos imefeitosa pandemia no pefaseleitoral. O senador à rádio ddeclarou «Essa cdelegaçãoque vai junto com o presidente Davi Alcolumbre ssentar-secom o presidente Barroso para conversar sobre as evotações.O líder informou: «No colégio de líderes do Senado ficou decidido, também sobre as votações, que até o dia 30 de junho nós não iremos decidir nada». Weverton alegou que a ideia é «esperar, ver os conseqüência dessa pandemia, da curva dessa pandemia no Brasil, para daí se tomar uma resolução». Rodrigo Maia tem advertido para a necessidade de se prorrogar as votações sem Rodrigo Maia é o presidente da Câmara., no entanto, prorrogar os mandatos vigentes. De acordo com ele, essa é a posição majoritária entre os deputados.

Na terça-feira 19 de maio – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia , defendeu que o presidente Jair Bolsonaro sancione a assistência a Estados e municípios ainda nesta semana, sob o risco de, em caso de demora, gerar a necessidade de uma segunda onda de assistência aos entes federativos. Segundo Maia, tinha que haver, nos próximos dias, o debate sobre eventual deferimento das votações municipais, sem que isso implique na prorrogação dos atuais mandatos. O presidente da Câmara evidenciou que a discussão incluiria o Tribunal Superior Eleitoral .

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Maia defende que deferimento de votação seja decidido a partir de critérios técnicos de saúde
>>>>>Parlamentares reúnem-se na 6ª-feira com presidente do TSE para discutir eleição municipal – May 26, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Maia 0 0 PLACE 4 Maia: 4
2 Rodrigo Maia 40 0 PERSON 3 O presidente Rodrigo_Maia: 1, Rodrigo_Maia (apposition: O presidente de a Câmara_dos_Deputados): 1, Rodrigo_Maia (apposition: O presidente de a Câmara): 1
3 Luís Roberto Barroso 0 0 PERSON 3 o presidente Barroso: 1, Luís_Roberto_Barroso: 1, Luís_Roberto_Barroso (apposition: o novo presidente de o Tribunal_Superior_Eleitoral): 1
4 eleições 0 0 NONE 3 as eleições municipais: 1, as eleições: 1, votação: 1
5 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 2, Eu: 1
6 gente 0 0 NONE 3 a gente: 3
7 núcleo 0 0 NONE 3 um núcleo técnico: 3
8 Davi Alcolumbre 0 0 PERSON 2 o presidente Davi_Alcolumbre: 1, senador Davi_Alcolumbre: 1
9 um grupo de parlamentares 0 0 NONE 2 Um grupo de parlamentares: 1, um grupo de parlamentares: 1
10 comissão 0 0 NONE 2 Essa comissão: 2