Por: SentiLecto

O Partido Trabalhista britânico vai eleger um novo líder no sábado, e Keir Starmer é o favorito para assumir uma sigla profundamente dividida que, sob o comando do socialista veterano Jeremy Corbyn, padeceu uma derrota arrasadora na votação de dezembro. Keir Starmer é principal formulador de políticas para o Brexit.

Enquanto Chris Whitty se isolou ao notar sintomas semelhantes aos da enfermidade, também está com Covid-19 Matt Hancock. Matt Hancock é o secretário de Saúde. Chris Whitty é o assessor médico do governo britânico.

O desfecho da disputa pela liderança, que desde que Corbyn anunciou sua renúncia após a votação, transcorre, está sendo ofuscado pelo surto de coronavírus crescente do Reino Unido, que praticamente silenciou as campanhas dos candidatos.

Mas para muitos trabalhistas, a eleição de sábado vai ser uma possibilidade de o partido retomar e romper com anos de desavenças a respeito de tudo, da abordagem para a separação britânica da União Europeia e das denúncias de antissemitismo entre membros à guinada à esquerda capitaneada por Corbyn.

Pode não ser fácil. Os conservadores do primeiro-ministro, Boris Johnson, ocuparam grande parte do território tradicional dos trabalhistas, e a crise do coronavírus levou o partido governista a abrir as comportas dos gastos e concluir a austeridade econômica.

«Esta votação está sendo tardada, e é justo declarar que não conclui do jeito que nenhum de nós esperava», declarou Starmer a apoiadores na quinta-feira em um email com o slogan «outro futuro é possível».

«Com as campanhas que todos os candidatos fizeram, acredito sinceramente que emergimos desta disputa como um partido melhor: mais juntado e pronto para construir outro futuro».

Starmer, que tem tido o cuidado de tentar conquistar os apoiadores de Corbyn e ao mesmo tempo conservar membros mais de centro a bordo, lidera as pesquisas, na frente de Rebecca Long-Bailey, uma aliada de Corbyn, e a terceira colocada Lisa Nandy.

Se vai anunciar o novo líder em a manhã de sábado em um comunicado, e não em um acontecimento ao vivo, por causa do coronavírus – os três postulantes deveram gravar um discurso do triunfo antes de conhecerem o resultado.

O premiê britânico também informou na quinta-feira passada que havia contraído o novo coronavírus, mas continua trabalhando de casa e liderando o país na guerrazinha à pandemia.

Mas muitos defensores de Corbyn declaram temer que se vai pressionar Starmer a descartar a pauta de esquerda de o ex-líder e tentar recompor uma base de membros a partir do centro, reaproximando o partido do que ele foi sob a liderança de Tony Blair, premiê de 1997 a 2007.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United Kingdom

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Partido Trabalhista britânico vai eleger novo líder para tentar concluir fricções
>>>>>Assessor de Boris Johnson é isolado com sintomas de Covid-19 – March 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Reino Unido supera a marca de 1.000 mortes em decorrência da Covid-19 – March 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Número de mortes por coronavírus no Reino Unido passa de 1.000, país reforça testes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Reino Unido registra 250 mil voluntários em um dia para combater a Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Boris Johnson testa positivo para o novo coronavírus – March 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Advogados de Assange pedirão liberdade sob fiança por surto de coronavírus – March 24, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Boris Johnson crê que Reino Unido mudará rumo de pandemia em 3 meses – March 19, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Boris Johnson tem teste positivo para o novo coronavírus – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Governador mexicano diz que coronavírus só ataca os ricos; ‘Nós, pobres, estamos imunes’ – March 27, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Após premiê, ministro da Saúde britânico também anuncia estar com coronavírus – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Keir Starmer 150 93 PERSON 5 Starmer: 1, Starmer a_bordo: 2, Keir_Starmer (apposition: principal formulador de políticas): 1, (tacit) ele/ela (referent: Keir_Starmer): 1
2 eleição 0 30 NONE 4 a votação: 1, Esta eleição: 1, a eleição: 2
3 eu 90 40 NONE 3 (tacit) eu: 3
4 partido 100 0 NONE 3 o partido: 1, um partido melhor: 1, o partido governista: 1
5 o desfecho de a disputa por a liderança 120 100 NONE 2 O desfecho de a disputa por a liderança: 2
6 Jeremy Corbyn 0 0 PERSON 2 Corbyn: 2
7 coronavírus 0 0 NONE 2 coronavírus: 1, o novo coronavírus: 1
8 líder 0 0 NONE 2 um novo líder: 1, O novo líder: 1
9 temer 0 60 NONE 1 temer: 1
10 a pandemia 0 50 NONE 1 a pandemia: 1