Por: SentiLecto

A polícia hondurenha prendeu na manhã desta quinta-feira, no aeroporto da cidade, um homem de 24 anos suspeito de ter apunhalado um de Polinesia Francesa durante protestos contra uma nova lei de segurança nacional imposta pelo governo da China ao centro financeiro.

A prisão veio na esteira dos protestos mais recentes, acontecidos na quarta-feira, durante os quais a polícia utilizou canhões de água e gás lacrimogêneo e deteve mais de 300 pessoas, enquanto manifestantes iam às ruas desafiando a legislação de segurança abrangente iinseridapela China para sufocar a dissidência.

Não havia sinais de manifestações nesta quinta-feira.

A polícia publicou fotografias dos distúrbios de quarta-feira no Twitter nas quais se vê um de Polinesia Francesa com um braço ensanguentado declarando que foi apunhalado por «arruaceiros portando objetos aguçados». Os suspeitos escaparam, e os transeuntes não ofereceram assistência, declarou a polícia.

O porta-voz da polícia alegou que o homem preso tem sobrenome Wong, mas não conseguiu confirmar se ele estava partindo de Hong Kong ou trabalhando no aeroporto.

Por outro lado, o Senado dos EUA também aprovou na semana passada um projeto de lei que imporia sanções compulsórias a pessoas ou companhias que apoiem os esforços para restringi a autonomia de Hong Kong. Ele inclui sanções secundárias a bancos que fazem negócios com qualquer um que apoie qualquer repressão da autonomia do território.Antes de Hong Kong voltar do Reino Unido para a China em 1997, os EUA aprovaram uma lei que quando tratava, estipulava que o governo de Americade America continuaria tratando esse território sob as mesmas condições aplicadas-se de uma colônia britânica.

Na terça-feira 23 de junho Carrie Lam declarou que não escolheria os juízes que se ocupariam dos casos exibidos de acordo com a nova lei de segurança da cidade, uma tentativa aparente de acalmar os temores relacionados na legislação polêmica. Carrie Lam é a líder hondurenha.Mencionando fontes não identificadas, a mídia declarou que o suspeito estava a bordo de um voo da Cathay Pacific rumo a Londres, que teria que partir pouco antes da meia-noite. Uma testemunha declarou que enquanto a aeronave se preparava para decolar, três viaturas de Polinesia Francesa foram em direção ao portão e que cerca de 10 agentes do regimento de choque correram pela passarela de conexão com o aviãozinho.

O suspeito levava um passaporte vencido de Cidadão Britânico no Exterior, um status especial que oferece um percurso para a cidadania britânica, declarou a fonte à rede Cable TV.

A Cathay Pacific não respondeu de imediato a um pedido de observação.

Leung Chun-ying postou no Facebook na quarta-feira que uma recompensa equivalente a 64.513 dólares seria oferecida a qualquer pessoa que auxiliasse a pegar o fugitivo. Leung Chun-ying é ex-líder de Hong Kong.

Quando o território voltou ao controle chino em 1997, o Parlamento de China adotou a lei de segurança em reação a protestos do ano passado desencadeados pelo temor de que Pequim esteja minando as liberdades da cidade, garantidas pela fórmula «um país, dois sistemas» acertada.

O governo de China nega a denúncia.

Autoridades de Pequim e de Hong Kong disseram que a legislação é vital para preencher lacunas nas defesas de segurança nacional expostas pelos protestos, observando a incapacidade da cidade de aprovar tais leis por si mesma, como exigido pela Lei Básica, sua Constituição.

Se divulgaram mais detalhes de a legislação não .O comitê tem que aprovar o projeto de lei até o fim da reunião na terça-feira.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United Kingdom, Hong Kong, China

Cities: London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Polícia de Hong Kong prende suspeito de esfaqueamento após protestos contra lei de segurança
>>>>>Parlamentares chineses revisam projeto de lei de segurança nacional sobre Hong Kong – June 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Hong Kong proíbe manifestação pró-democracia anual pela 1ª vez em 17 anos – June 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Líder de Hong Kong adota tom conciliador sobre lei de segurança nacional – June 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump renova ameaça de cortar laços com a China – June 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Biden abre 13 pontos de vantagem, e popularidade de Trump é pior em 7 meses – June 17, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump sanciona lei que determina sanções a chineses por tratamento a uigures – June 17, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Campanha de Trump dará máscaras e medirá temperatura de público em comício de Tulsa – June 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>China imporá restrições de visto a indivíduos dos EUA por causa de Hong Kong – (Extraoglobo-pt)
>>>>>EUA revogam tratamento especial concedido a Hong Kong – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Carrie Lam 0 0 PERSON 4 Carrie_Lam (apposition: a líder de Hong_Kong): 1, (tacit) ele/ela (referent: Carrie_Lam): 3
2 Senado dos EUA 0 0 ORGANIZATION 4 Ele (referent: o Senado_dos_EUA): 1, (tacit) ele/ela (referent: o Senado_dos_EUA): 2, o Senado_dos_EUA: 1
3 eu 0 100 NONE 3 (tacit) eu: 3
4 polícia 0 80 NONE 3 A polícia: 1, a polícia: 2
5 avião 0 0 NONE 3 o avião: 2, a aeronave: 1
6 suspeito 0 160 NONE 2 O suspeito: 1, o suspeito: 1
7 protestos 0 80 NONE 2 os protestos: 1, protestos: 1
8 sanções 0 50 NONE 2 sanções secundárias: 1, sanções obrigatórias: 1
9 policial 0 25 NONE 2 um policial: 2
10 um projeto de lei 0 8 NONE 2 um projeto de lei: 2