Por: SentiLecto

Shinzo Abe disse nesta terça-feira formalmente o alerta de saúde em várias regiões do país, uma medida que expande excepcionalmente os poderes das autoridades com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19. Shinzo Abe é o primeiro-ministro do Japão.

Abe declarou que a ideia é disser o alerta na província de Tóquio e em outros seis, incluindo Osaka e Kanagawa, cuja capital é Yokohama, um dos principais portos do país. Inclui também Chiba e Saitama.

Abe anunciou a ativação desta medida conhecida no Japão como estado de emergência, durante uma reunião realizada hoje, em Tóquio, com um grupo governamental especialmente nomeado para gerenciar a crise da saúde e após obter o suporte do Parlamento japonês.

A situação mais angustiante, no entanto, é Tóquio, uma cidade de 14 milhões de moradores, porque já registrou mais de 1 mil casos confirmados e corre o risco de sobrecarregar seus clínicas.

O alerta de saúde começou a entrar em forcita na área metropolitana de Tóquio e seis outras províncias do país, Em 1 mês, vai durar e vai permitir que as autoridades imponham uma série de limitações aos cidadãos e companhias para tentar impedir a ampliação de infecções.

Especificamente, Abe pediu aos cidadãos que evitassem sair de casa até o estado de alerta concluir com o objetivo de «proteger a vida e a saúde do povo japonês», durante seu discurso na reunião, captado pela TV local.

O primeiro-ministro, que apareceu utilizando uma máscara como os outros participantes da reunião declarou: «Para evitar uma ampliação drástica no número de infecções, peço toda a colaboração possível do povo de Japon».

Além da recomendação de não sair de casa, o estado de emergência vai permitir às autoridades ordenar o fencerramentode escolas, estabelecimentos comerciais, espaços de lazer e centros edesportivose culturais.

O governo recorreu a essa medida pela primeira vez na história do país devido aa ampliação nos casos de Covid-19, que agora ultrapassam 4,8 mil, com 108 mortes, incluindo 108 do navio de cruzeiro Diamond Princess.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Abe diz alerta de estado de saúde no Japão para conter a Covid-19
>>>>>Japão deve declarar estado de alerta de saúde por conta da Covid-19 – April 06, 2020 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Abe Shinzo 140 0 PERSON 9 Abe: 1, (tacit) ele/ela (referent: Abe): 2, Shinzo_Abe (apposition: O primeiro-ministro de o Japão): 1, (tacit) ele/ela (referent: Shinzo_Abe): 5
2 medida 240 0 NONE 3 uma medida: 2, essa medida: 1
3 cidadãos 6 0 NONE 3 os cidadãos: 3
4 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
5 autoridades 0 40 NONE 2 as autoridades: 2
6 o alerta de saúde 160 0 NONE 2 o alerta de saúde: 1, O alerta de saúde: 1
7 Tóquio 0 0 PLACE 2 Tóquio: 2
8 primeiro-ministro 0 0 NONE 2 o primeiro-ministro: 2
9 a situação mais preocupante 0 140 NONE 1 A situação mais preocupante: 1
10 evitar um aumento drástico em o número de infecções 0 110 NONE 1 evitar um aumento drástico em o número de infecções: 1