Por: SentiLecto

Os casos e mortes por Covid-19 ampliaram em vários países da África nas últimas semanas, informou nesta quinta-feira o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da África , advertindo que, o continente padecerá uma segunda onda da enfermidade, se sua guarda for baixada.

Desde que foi detectado o primeiro contágio, em 14 de fevereiro no Egito, a região acumula pouco mais de 1,6 milhão de casos , 39 mil mortes e 1,3 milhão de curados, de acordo com os últimos dados divulgados hoje pelo CDC África, uma organização da União Africana .

Cinco países respondem por 69% das infecções registradas no continente: África do Sul , que continua a ser o epicentro africano da pandemia; Marrocos , Egito , Etiópia e Nigéria .

O diretor-regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, declarou que a ampliação de casos registrados em vários países do continente não significa, no entanto, que tenha entrado um «período negro» na evolução da pandemia e que há tempo para comportar-se.

Faz 3 meses, os casos reduziram, após atingir o pico em julho, mas quando registrou, ampliou novamente nas últimas quatro semanas -se uma ampliação média de %7 em novas infecções, declarou hoje o diretor do CDC África, John Nkengasong.

Registrou-se uma ampliação média de %8 em esse fase, também » em o número de novos óbitos por semana «.

«Alcançamos um ponto crítico em nossa resposta» à crise do coronavírus. Assistimos a grandes diminuições e agora estamos vendo ampliações», sublinhou Nkengasong.

«Faço um pedido retumbante ao continente para que não diminua a guarda, pois as consequências seriam devastadoras», advertiu o virologista camaronês.

«Não podemos nos dar aa opulência de uma segunda onda em todo o continente», em decorrência da «fadiga» na adoção de medidas para conter a propagação do coronavírus, insistiu. Uma segunda onda também teria um efeito econômico devastador na África, que continua sendo um dos continentes menos afetados pelo Covid-19, de acordo com dados oficiais, onde o crescimento das infecções acontece paralelamente ao relaxamento das medidas de contenção em muitos países cujas economias entraram em colapso devido à crise gmundialde saúde. «Nossas economias não sobreviveriam de modo algum» advertiu o diretor do CDC África, pedindo aos países que abram, se essa possível segunda onda chegasse suas economias «com segurança», avaliar o efeito e comportar-se em conformidade.

A Organização Mundial da Saúde alertou nesta quinta-feira para o «crescimento exponencial» da pandemia do novo coronavírus na Europa e disse que esta situação é «preocupante», embora o vírus esteja causando menos mortes do que na primeira onda.

No entanto, a real incidência da pandemia permanece obscura no continente, onde somente 16,6 milhões de testes foram realizados para uma população de cerca de 1,3 bilhão de pessoas e onde há muitos pacientes assintomáticos. EFE

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Ethiopia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>África teme 2ª onda da pandemia com ampliação de casos e mortes por Covid-19
>>>>>OMS mostra preocupação com aumento de casos de Covid-19 na Europa – October 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Mundo tem 4º dia seguido com mais de 340 mil casos do novo coronavírus – October 12, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Itália tem maior número de casos do novo coronavírus desde meados de abril – October 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Reino Unido registra mais 14,5 mil casos de infecção pelo novo coronavírus – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Índia tem 72 mil novos casos de infecção mas foca em recuperados da Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mundo chega a 35,5 milhões de casos do novo coronavírus, indica OMS – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Itália segue com contágio em alta e tem mais 4.458 casos de infecção – October 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Alemanha tem 4.516 novos casos e se aproxima da marca registrada durante pico – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Segunda vaga de Covid-19 em grande parte da Europa – (Euronews-pt)
>>>>>>>>>OMS diz que novos confinamentos devem ser «último recurso» para a Europa – October 13, 2020 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 continente 0 0 NONE 5 o continente: 5
2 nós 0 0 NONE 5 (tacit) nós: 5
3 países 0 0 NONE 5 os países: 2, Cinco países: 1, muitos países: 2
4 eu 0 80 NONE 3 (tacit) eu: 3
5 economias 0 0 NONE 3 economias: 2, Nossas economias: 1
6 onda 48 4 NONE 2 essa possível segunda onda: 1, Uma segunda onda: 1
7 John Nkengasong 0 0 PERSON 2 Nkengasong: 1, John_Nkengasong: 1
8 a África 0 0 PLACE 2 a África: 2
9 aumento 0 0 NONE 2 um aumento médio de %7: 1, um aumento médio de %8: 1
10 guarda 0 0 NONE 2 a guarda: 1, sua guarda: 1