Por: SentiLecto

Rodrigo Duterte advertiu as pessoas que violarem as medidas de isolamento do coronavírus que podem ser baleadas por provocarem problemas e declarou que agressões contra agentes médicos encarnam um crime grave que não serão toleradas. Rodrigo Duterte é o presidente das Filipinas.

«Há médicos, enfermeiros e assistentes que faleceram. Eles foram os que faleceram auxiliando os outros. Eles tê tanta sorte. Eles faleceram pelo país. Essa tem que ser a razão pela qual falecemo», declarou o presidente, que adicionou: «Seria uma honra falecer pelo seu país, garanto isso a vocês».»Há médicos, enfermeiros e assistentes que faleceram. Eles foram os que faleceram auxiliando os outros. Eles têm tanta sorte. Eles faleceram pelo país. Essa tem que ser a razão pela qual falecemo», declarou o presidente, que adicionou: «Seria uma honra falecer pelo seu país, garanto isso a vocês».— Está ficando cada vez pior. Por isso, eu advirto vocês para a seriedade do problema e vocês devem escutar. As minhas ordens para a polícia e para os militares são que, se houver problemas e se houver uma ocasião em que devam ripostar e as suas vidas estejam em perigo, os matem a tiros. Compreendido? Mortos em vez de a provocar problemas. Vou sepultar vocês — alegou o político, em declarações publicadas pela «Reuters».

Em um pronunciamento televisionado, Duterte declarou que é vital que todos colaborem e obedeçam as medidas de quarentena em casa, e as autoridades tentam travar o contágio e impedir que o sistema de saúde frágil do país fique sobrecarregado.

As Filipinas já registraram 96 mortes do coronavírus e 2.311 casos confirmados, todos nas últimas três semanas, com exceção de três. Atualmente há relatos de centenas de infecções todos os dias.

Um balanço divulgado na segunda-feira assinala que as Filipinas registraram 1.546 casos de coronavírus, incluindo 78 mortes e 42 pacientes curados.

«Está piorando. Então, mais uma vez, estou falando a vocês sobre a seriedade do problema e que vocês precisam escutar», declarou Duterte na noite de quarta-feira.

«Minhas ordens à polícia e aos militares… vocês estiverem em perigo, atirem para matar», declarou, se houver alvoroços e alguma ocasião em que houver reação e as vidas de.

«Está compreendido? Para matar. Em vez de provocarem alvoroços, sepultarei vocês.»

As declarações foram feitas depois de reportagens mostrarem um distúrbio e várias prisões de habitantes de uma área pobre de Manila que estavam queixar-se contra a falta de ajudinha alimentar do governo na quarta-feira.

Também vieram na esteira do motim da comunidade médica com o estigma social e de casos de abuso físico e discriminação de funcionários de clínicas, o que Duterte declarou que precisa parar.

Ativistas repreenderam Duterte por causa de sua retórica dura e o acusam de impeli a violência e a justiça com as próprias mãos, como se o viu em seu combate contra as drogas, durante a qual de Polinesia Francesa e atiradores desconhecidos mataram milhares de pessoas acusadas de utilizar ou vender drogas.

A polícia declara que suas ações durante a campanha antidrogas foram legais.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>’Atirem para matar’: líder das Filipinas declara que não tolerará violação de isolamento
>>>>>Coronavírus: presidente das Filipinas diz que médicos ‘têm sorte de morrer pelo país’ – April 01, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Coronavírus: presidente das Filipinas diz que médicos ‘têm a sorte de morrer pelo país’ – April 01, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Presidente das Filipinas manda matar quem desrespeitar medidas contra o coronavírus – April 02, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 vocês 0 0 NONE 9 vocês: 9
2 eu 16 0 NONE 8 (tacit) eu: 7, eu: 1
3 Rodrigo Duterte 0 0 PERSON 5 Duterte: 4, Rodrigo_Duterte (apposition: O presidente de as Filipinas): 1
4 razão 240 0 NONE 4 a razão: 4
5 país 0 0 NONE 4 seu país: 2, o país: 2
6 presidente 0 0 NONE 4 o presidente: 4
7 polícia 0 0 NONE 3 A polícia: 1, a polícia: 2
8 a seriedade de o problema 120 160 NONE 2 a seriedade de o problema: 2
9 problemas 0 160 NONE 2 problemas: 2
10 assistentes 0 140 NONE 2 assistentes: 2