Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – 2012-03-20 Almazbek Atambayev

A situação está cada vez mais tensa no Quirguistão. Este sábado, e depois de manifestantes terem libertado um antigo presidente, Almazbek Atambayev, as autoridades voltaram a detê-lo.

Almazbek Sharshenóvich Atambaiev, no alfabeto cirílico Атамбаев Алмазбек Шаршенович, é um político do Quirguistão, foi Presidente do Quirguistão de 1 de dezembro de 2011 até 24 de novembro de 2017.

Bichkek está em estado de emergência até 21 de outubro. Proibiram-se as manifestações e foi imposto o recolher compulsório em a capital de o país. A população, e seguindo o decreto assinado pelo presidente, Sooronbai Jeenbekov, está obrigada a ficar em casa das 21h e as 05h da manhã. O que não é claro, para já, é se os militares mandados para a cidade obedecerão às suas ordens ou ficar do lado dos seus oinimigos

O atual chefe de Estado, Sooronbai Jeenbekov, por enquanto conserva-se no poder e mostrou-se disposto para dialogar com as várias forças políticas para evitar o que chamou de tomada ilegal do poder.

Têm-se multiplicado os pedidos para que o chefe de Estado abandone o posição, após milhares de manifestantes terem invadido construções governamentais, e depois das votações Legislativas que foram, entretanto, invalidadas.

Na terça-feira, mencionou-se Sadyr Zhaparov, em uma sessão de emergência de o parlamento, para novo primeiro-ministro. Resolução contestada por outros grupos de manifestantes, o que mergulhou o país no caos.

Na sua vez, a designação de Zhaparov para chefiar o governo também foi atribulada, teve lugar num hotel, onde a Assembleia Nacional reuniu de emergência depois do construção do parlamento ter sido incendiado. Segundo os relatos de a comunicação social de o Quirguistão , um grupo suspendeu a reunião de manifestantes armados com rochas e paus, mas o novo primeiro-ministro conseguiu fugir. As mesmas fontes garantem que a ordem nas ruas da capital, Bishkek, está a ser garantida por milícias populares.

Faz 4 meses, condenou se Almazbek Atambayev em junho, por corrupção e abuso de poder mas os seus apoiantes falam em represália política. Desta vez as autoridades justificam a detenção acusando-o de coordenar revoltas.

Na sexta-feira, apoiantes de Zhaparov agrediram defensores de Atambayev na praça central biscainha. Um homem disparou vários tiros contra o carro do antigo presidente mas este saiu ileso.

É a terceira vez, em 15 anos, que manifestantes tentam derrubar um governo no Quirguistão, um país da Ásia Central de 6,5 milhões de moradores que é um dos mais pobres da antiga União Soviética.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Kyrgyzstan

Cities: Bishkek

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Bichkek em estado de emergência
>>>>>Primeiro-ministro Kubatbek Boronov pede a demissão – (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Almazbek Atambayev 0 110 PERSON 4 Almazbek_Atambayev: 2, Almazbek_Sharshenóvich_Atambaiev: 1, o (referent: Almazbek_Atambayev): 1
2 Quirguistão 0 0 ORGANIZATION 3 o Quirguistão: 3
3 a cidade 0 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: a cidade): 3
4 esto 0 0 NONE 3 (tacit) esto: 3
5 Sooronbai Jeenbekov 0 50 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Sooronbai_Jeenbekov): 1, Sooronbai_Jeenbekov: 1
6 vez 0 50 NONE 2 sua vez: 1, a terceira vez: 1
7 manifestantes 0 40 NONE 2 manifestantes armados: 1, manifestantes: 1
8 Bichkek 0 0 PERSON 2 Bichkek: 1, (tacit) ele (referent: Bichkek): 1
9 autoridades 0 0 NONE 2 as autoridades: 2
10 presidente 0 0 NONE 2 o presidente: 1, um antigo presidente: 1