Por: SentiLecto

A América Latina tem que aproveitar os conseqüência econômicos da pandemia de covid-19, como a mudança das cadeias de fornecimento, e apostar na relocalização de companhias e na integração econômica, cobrou nesta sexta-feira o Banco Interamericano de Desenvolvimento .

A América Latina e o Caribe encaram um «cruzamento» gerada pela crise econômica desencadeada pela pandemia da Covid-19, que obriga em aposta em um «desenvolvimento sustentável», alegou nesta quarta-feira o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento , Mauricio Claver-Carone.A América Latina e o Caribe padecem um déficit de «habilidade digital» – capital humano qualificado em novas tecnologias da informação -, embora já existam programas em toda a região que estão agilizando o treinamento de milhares de pessoas, declararam experts do setor na assembleia anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento .A «democratização» da vacina e a «integração regional» e uma «recuperação sustentável» serão imprescindíveis para evitar «mais uma década perdida» na América Latina, dada a magnitude da crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus, evidenciaram nesta quarta-feira o presidente da Colômbia, Ivan Duque, e o do Banco Interamericano de Desenvolvimento , Mauricio Claver-Carone.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento ou Bid é uma organização financeira internacional com sede na cidade washingtoniana, Estados Unidos.

A necessidade é especialmente urgente devido à profunda crise econômica e social na região, uma das mais duramente atingidas pela pandemia. Atualmente, a América Latina e o Caribe têm uma baixa participação nas cadeias mundiais de valor , tanto em percentagem quanto nas diferentes etapas, que no caso da região está concentrada principalmente na exportação de matérias-primas ou derivados.

«A América Latina e o Caribe estão em um cruzamento. É o momento-chave para refletir sobre a crise social e econômica que enfrentam nossos países», alegou o dirigente, no discurso de abertura da assembleia anual do BID, que ocorre de forma virtual, a partir da cidade barranquenha, na Colômbia.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>BID cobra que América Latina aposte em relocalização e integração
>>>>>Presidente do BID diz que América Latina e Caribe estão em «encruzilhada» – March 17, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Embaixador do Brasil se reúne com presidente sul-coreano em fórum digital – March 17, 2021 (EfeGeneric)
>>>>>América Latina e Caribe enfrentam grave déficit de talento digital – March 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>BID: América Latina precisa democratizar vacina e apostar em integração – March 18, 2021 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 a América_Latina e o Caribe 50 0 PLACE 4 A América_Latina e o Caribe: 3, a América_Latina e o Caribe: 1
2 região 0 0 NONE 4 a região: 1, toda_a região: 2, região: 1
3 pandemia 0 150 NONE 3 a pandemia: 3
4 crise 20 0 NONE 3 a crise econômica: 1, a crise social: 1, a profunda crise econômica: 1
5 Mauricio Claver-Carone 0 0 PERSON 2 Mauricio_Claver-Carone: 1, o de o Banco_Interamericano_de_Desenvolvimento Mauricio_Claver-Carone: 1
6 encruzilhada 0 0 NONE 2 uma encruzilhada: 2
7 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
8 etapas 0 0 NONE 2 as diferentes etapas: 2
9 a necessidade 90 170 NONE 1 A necessidade: 1
10 os efeitos econômicos de a pandemia de covid-19 0 50 NONE 1 os efeitos econômicos de a pandemia de covid-19: 1