Por: SentiLecto

Faz 1 dia, a de Brasilde Brasil Romilda Carvalho Salman, de 51 anos, que mora em o Líbano há 20 anos, relatou a o EXTRA como foi o momento de a explosão em Beirute para seu marido e seu filho, em a noite de esta terça-feira, dia 4. Quando uma série de estrondos atingiu uma área próxima do porto, os dois estavam em casa. Segundo Romilda, a residência deles fica a cerca de 20 minutos do ponto de origem.

— Meu marido estava em casa com meu filho. Segundo ele, a explosão foi bastante forte, o edifício tremeu e balançou, todo mundo desceu correndo pela escada berrando e achando que era um sismo — declarou. — Eles estão bem e já voltaram para casa, mas minha cunhada que mora próximo da explosão, teve tudo em casa arruinado e não pode voltar. Existem muitas pessoas sumidas que voaram para o oceano.

Romilda adicionou que foi passar uns dias na casa de uma amiga no Sul do país, perto da fronteira com Israel.

— Estamos ouvindo os drones deles sobrevoando o Líbano. A percepção do presidente da Associação União Líbano-Brasileira, Bassam Haddad, que evidenciou que sua primeira ação foi ligar para a mulher, que é gaúcha, para verificar se ela estava bem e, ao mesmo tempo, ela ligava para ele pelo mesmo motivo, «um inquietado com o outro», já foi diferente da que Romilda teve. Por um lado, a brasileira entreviu a calamidade através dos relatos de sua família e, por outro, Bassam observou a enorme fumaça que consumia a região litorânea através da janela do escritório onde concluía uma reunião, num edifício a aproximadamente 15 quilômetros do porto.

Na sua vez, o advogado declarou ao EXTRA que, ao ouvi um som bastante alto, «tomou um grande susto». Depois, não conseguiu mais escutar o irmão e, conhecendo o contexto político da região, ficou inquietado.

— Eu estava no final do horário de trabalho numa reunião com algumas pessoas no escritório delas e, quando senti um sismo de quase 4 ou 5 graus, por coincidência, me preparava para sair. E alguns segundos depois escutámo um estrondo, depois uma explosão bem maior e olhamos pela janela. O lugar é distante do porto em quase 15 quilômetros, mas vimos a fumaça saindo do porto de Beirute — contou ao EXTRA.

Por outro lado, — Naquele cais do porto não existe esse armazém de fogos de subterfúgio. Vamos ver que realmente não era nada disso. Foi tudo calculado — declarou Bassil, adicionando que, em sua visão, o edifício abrigava carregamento do Hezbollah.

— Na hora, claro, minha preocupação é que seria um atentado. Liguei para minha mulher que tinha ido para o centro da capital, perto da explosão. A primeira coisa que fiz foi ligar para ela e ela ligou pra mim. Ela desejava me aliviar e advertiu que tinha acabado de chegar na nossa fábrica, distante uns 10 quilômetros do centro. Ligamos para os filhos, uma estava no shopping. Depois foram os amigos. Soubemos que machucou-se uma de Brasil e levada para a clínica, mas está bem graças a Deus — alegou o libanês, que morou no Brasil por quase 15 anos e voltou para seu país há 22. Um de seus filhos ainda vive em Porto Alegre.

— Se se arruinou as vitrines e as portas com essa distância, imagina o que estava perto. O centro é super contemporâneo, com edifícios de vidro, quebrou praticamente tudo. Uma calamidade. Uma situação realmente triste. A gente está vendo mais de três mil feridos. Tudo isso já está deixando a gente abalado. O Líbano já apanhou bastante na sua História, mas vai se reerguer, como uma fênix que renasce, se Deus desejar a gente.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil, Lebanon

Cities: Porto Alegre

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Brasileira descreve escapada de marido e filho de apartamento na hora da explosão em Beirute: ‘achando que era sismo’
>>>>>Telefonema entre irmãos, um deles no Rio, foi interrompido por explosão em Beirute: ‘Susto’ – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Grande explosão atinge Beirute em região próxima ao porto e deixa ao menos 10 mortos – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Explosão na área portuária de Beirute sacode a capital do Líbano, dizem fontes – August 04, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 0 0 NONE 9 (tacit) nós: 9
2 Romilda Carvalho Salman 0 0 PERSON 6 a brasileira Romilda_Carvalho_Salman de 51 anos: 2, (tacit) ele/ela (referent: a brasileira Romilda_Carvalho_Salman de 51 anos): 1, Romilda: 3
3 eu 0 0 NONE 6 (tacit) eu: 2, Eu: 1, mim: 1, me: 2
4 explosão 80 0 NONE 5 uma explosão bem maior: 1, a explosão: 2, explosão: 2
5 gente 0 70 NONE 3 A gente: 1, a gente: 2
6 pessoas 0 60 NONE 3 muitas pessoas desaparecidas: 2, algumas pessoas: 1
7 Bassam 0 0 PERSON 3 Bassam_Haddad: 2, Bassam: 1
8 EXTRA 0 0 ORGANIZATION 3 o EXTRA: 3
9 casa 0 0 NONE 3 casa: 3
10 fumaça 0 0 NONE 3 a fumaça: 1, a enorme fumaça: 2