Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Beijing skyline – panoramio

Pequim reage à exclusão das chinesas Huawei e ZTE da futura rede de telecomunicações 5G na Suécia, em nome da segurança nacional, ddeclarandoque hvai haver»consequências» para as ecompanhiassde Sueciana China.

A Suécia proibirá novos equipamentos dos grupos chineses Huawei e ZTE na nova rede de telecomunicações 5G como medida de «segurança nacional». Em 5 anos, terão que ser removidos até 1 de janeiro de 2025, declarou a Autoridade Sueca de Telecomunicações, mais ainda os equipamentos já instalados.

Na quarta-feira 14 de outubro com o mercado de telemóveis com acesso à rede 5G a caumentarrdepressaimpulsionado pela China , a ecompanhianorte-americana Apple deu a conhecer o novo iPhone, um aparelho também já com recurso às novas redes de banda extra-larga, uma das principais armas naogcombatecomercial entre Washington e Pequim.

Pequim é a capital china e uma das metrópoles mais populosas do mundo.

Depois do Reino Unido a Suécia é o segundo país europeu a tomar esta resolução, Que não compraz à China e as ameaças não tdemoraram  Zhao Lijian, porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês afirma: «a Suécia deve adotar uma atitude objetiva e imparcial, corrigir a sua decisão que está errada a fim de evitar efeitos negativos na colaboração económica e comercial, China-Suécia, e nas operações das companhias de Suecia na China» .

Enquanto vários países europeus fecham pouco a pouco as portas das redes de telecomunicações, estocolmo segue a resolução britânica, tomada em julho, de banir o grupo chinês ou consideram fazê-lo sob pena de enfrentarem de sanções norte-americanas.

Portanto, se a Suécia não mudar de ideias os equipamentos da Huawei já instalados, que podem ser utilizados para o 5G, terão que ser trocados até um de janeiro de 2025. Medida que também diz respeito à cde ChinaZTE.

O governo de Portugal não tomou uma posição sobre a matéria, apesar da pressão por parte dos EUA, ainda assim os principais operadores de telecomunicações no país já declararam que vão excluir os chineses do 5G.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>China ameaça Suécia por banir Huawei do 5G
>>>>>Suécia proíbe Huawei e ZTE na rede 5G – October 20, 2020 (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 a China 0 0 PLACE 4 a China: 4
2 a Suécia 0 0 PLACE 4 a Suécia: 3, A Suécia: 1
3 Pequim 50 0 PERSON 3 Pequim: 3
4 decisão 0 90 NONE 2 a decisão britânica tomada: 1, sua decisão: 1
5 novos equipamentos de os grupos chineses Huawei e ZTE 0 50 ORGANIZATION 2 (tacit) eles/elas (referent: novos equipamentos de os grupos chineses Huawei e ZTE): 1, novos equipamentos de os grupos chineses Huawei e ZTE: 1
6 empresas 0 0 NONE 2 as empresas suecas: 2
7 medida 0 0 NONE 2 Medida: 2
8 país 0 0 NONE 2 o país: 1, o segundo país europeu: 1
9 evitar impactos negativos em a cooperação económica china-suécia 80 100 NONE 1 evitar impactos negativos em a cooperação económica China-Suécia: 1
10 banir o grupo chinês 0 40 NONE 1 banir o grupo chinês: 1