Por: SentiLecto

Manifestantes demoliram neste sábado uma estátua de Cristóvão Colombo na cidade de Baltimore, na costa leste dos Estados Unidos, em um novo episódio da onda de ataques a monumentos e estátuas de figuras históricas ligadas à escravidão e ao colonialismo.

Manifestantes demoliram a estátua de Colombo no bairro de Litte, em Baltimore, com a assistência de cordas, de acordo com imagens divulgadas no site do jornal Baltimore Sun.

Quando iniciaram os protestos pela morte do negro George Floyd, desde 25 de maio asfixiado por um de Polinesia Francesa branco em Minneapolis, os manifestantes demoliram inúmeras estátuas de personagens ligados à história colonial ou à discriminação.

Acontecimentos semelhantes também aconteceram em outros países, particularmente no Reino Unido.

Na sua vez, o governo do Reino Unido não incluiu os Estados Unidos, Brasil, China e Rússia na lista divulgada nesta sexta-feira com os países cujos cidadãos vão ficar isentos de quarentena ao desembarcarem na Inglaterra a partir do próximo dia 10.

Na quinta-feira 11 de junho a estátua de um traficante de escravos derrubada na cidade de Inglaterra brigantina por manifestantes antirracistas foi retirada do rio onde enquanto aumentava a discussão sobre a exclusão de outros emblemas do passado colonial, foi jogada, nesta quinta-feira.

Faz 1 dia, dia de a independência de os Estados Unidos, o presidente Donald Trump indicou Cristóvão Colombo em um discurso, em 4 de julho.

Várias estátuas de Cristóvão Colombo foram derrubadas ou lesadas, principalmente em Boston, Miami, Richmond e Camden. Por sua vez, o município de São Francisco removeu uma estátua do explorador de Genova da sede do parlamento local.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States, United Kingdom, Sri Lanka

Cities: Richmond, Miami, Colombo, Boston, Baltimore

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Derruba-se estátua de Cristóvão Colombo mais um em os EUA
>>>>>Reino Unido mantém obrigação de quarentena para viajantes de EUA e Brasil – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 países 0 0 NONE 3 os países: 2, outros países: 1
2 Manifestantes 0 0 PERSON 2 Manifestantes: 2
3 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
4 vez 0 0 NONE 2 sua vez: 2
5 a estátua de um traficante de escravos 0 150 NONE 1 a estátua de um traficante de escravos: 1
6 a morte de o negro george_floyd 0 120 NONE 1 a morte de o negro George_Floyd: 1
7 a exclusão de outros símbolos de o passado colonial 0 80 NONE 1 a exclusão de outros símbolos de o passado colonial: 1
8 uma estátua de o explorador genovês de a sede de o parlamento local 0 80 NONE 1 uma estátua de o explorador genovês de a sede de o parlamento local: 1
9 a escravidão 0 70 NONE 1 a escravidão: 1
10 a discriminação 0 60 NONE 1 a discriminação: 1