Por: SentiLecto

Milhares de pessoas se reuniram na cidade de Rusia de Khabarovsk, no extremo-leste do país, neste sábado, no que se tornou um protesto semanal contra o Kremlin desde a prisão do popular governador da região, em julho, declarou uma testemunha da Reuters.

Faz 2 meses, Moradores de Khabarovsk, que fica aproximadamente 6.110 quilômetros a o leste de Moscou, iniciaram as manifestações após a prisão de Sergei Furgal por denúncias de homicídio que ele nega,.

Os apoiadores de Furgal , que declaram que política estimulou sua detenção , acusam o presidente Vladimir Putin de ter com a crise política . lidado mal com a crise política.

«Sim, a visita de Lukashenko ocorrerá em 14 de setembro. Vai ser uma visita de trabalho e ele se vai encontrar com o presidente Putin», declarou nesta sexta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.Alexander Lukashenko se vai reunir na próxima segunda-feira em Sochi, com Vladimir Putin em sua primeira visita ao exterior desde o começo dos protestos antigovernamentais na ex-república de Sovetsk. Alexander Lukashenko é o presidente de Belarus. Vladimir Putin é o mandatário de Rusia.

Na sábado 29 de agosto – Milhares de pessoas foram às ruas na cidade russa de Khabarovsk, neste sábado, para pqueixar-secontra a fmaneiracomo o presidente Vladimir Putin está lidando com uma crise política regional e a suspeita de envenenamento de seu principal oinimigo «Putin, vá tomar infusão», enquanto marchavam na principal via pública da cidade, entoavam os manifestantes , em referência ao caso do político de oposição Alexei Navalny, que ficou gravemente doente este mês após beber uma xícara de infusão na cafeteria de um aeroporto. Transportou-se Navalny, de 44 anos, para a Alemanha napós ter desmaiado durante um voo que ia de a cidade de Tomsk em a Sibéria, para Moscou,. Agora ele estava em coma induzido em uma clínica de Berlim. Moradores de Khabarovsk, a cerca de 6.110 quilômetros a leste de Moscou, começaram a realizar protestos semanais após a prisão de Sergei Furgal, o popular governador da região, em 9 de julho, sob denúncias de homicídio, que ele negava. Apoiadores de Furgal declaravam que a prisão era estimulada politicamente. No ato deste sabado, manifestantes seguravam cartazes delatando a «repressão» e a «ditadura», exigindo que Furgal seja libertado e possa voltar à cidade. Alguns também disseram solidarierdade aos inimigos do líder de Bielorrusia Alexander Lukashenko, que era amigo de Putin há muito tempo e tem enfrentado protestos públicos há semanas devido a denúncias de fraudes eleitorais na votação presidencial de 9 de agosto.

«Putin é um assaltante – ele roubou Furgal de nós», cantaram alguns dos manifestantes que marchavam pela principal via pública da cidade, um dia antes de o país realizar votações locais. Autoridades locais, segundo a agência de notícias TASS, que a eleição de domingo, que é vista pelo Kremlin como preparação para as votações parlamentares do próximo mês de setembro, vai eleger 18 governadores regionais e uma série de parlamentares e vereadores locais, deram uma estimativa baixa para o tamanho da multidão, declarando que por volta de 700 pessoas participaram da passeata. A eleição antecipada iniciou na sexta-feira.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Em a véspera de a votação, milhares são unidos em protesto contra o Kremlin em a Rússia
>>>>>Presidentes de Belarus e Rússia se reunirão na próxima 2ª feira em Sochi – September 11, 2020 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Alexander Lukashenko 100 80 PERSON 7 Alexander_Lukashenko (apposition: O presidente de Belarus): 1, Alexander_Lukashenko: 2, (tacit) ele/ela (referent: Alexander_Lukashenko): 3, ele (referent: Alexander_Lukashenko): 1
2 Moradores de Khabarovsk 0 0 PERSON 4 Moradores_de_Khabarovsk: 3, ele (referent: Moradores_de_Khabarovsk): 1
3 Putin 0 80 PERSON 3 o presidente Putin: 1, Putin: 2
4 18 governadores regionais e uma série de parlamentares 0 0 NONE 3 (tacit) eles/elas (referent: 18 governadores regionais e uma série de parlamentares): 3
5 cidade 0 0 NONE 3 a cidade: 3
6 eleição 0 0 NONE 3 a eleição presidencial: 1, a votação: 1, A votação antecipada: 1
7 acusações de assassinato 0 170 NONE 2 acusações de assassinato: 2
8 assassinato 0 140 NONE 2 assassinato: 2
9 a prisão de sergei_furgal 0 80 NONE 2 a prisão de Sergei_Furgal: 2
10 protestos 0 80 NONE 2 protestos semanais: 1, protestos públicos: 1