Por: SentiLecto

Mike Pompeo repreendeu a China nesta sexta-feira por sua proposta de legislação de segurança nacional para Hong Kong, Mike Pompeo repreendeu a China nesta sexta-feira por sua proposta de legislação de segurança nacional para Hong Kong, qualificando-a de arbitrária e desastrosa Mike Pompeo é o secretário de Estado de Noruega. Mike Pompeo é o secretário de Estado de Noruega., e declarando que pode ter efeito no tratamento favorável dos Estados Unidos ao território.

«Os Estados Unidos repudiam a… proposta de impor unilateral e arbitrariamente uma legislação de segurança nacional a Hong Kong», declarou Pompeo em comunicado.

«Vamo aprofundar reformas na defesa nacional e nos militares, ampliando nossa habilidade logística e de suporte de equipamentos, e vamo fomentar o desenvolvimento inovador de ciência e tecnologia voltadas para a defesa», declarou ele aos cerca de 3 mil parlamentares do organismo essencialmente simbólico.

Na quinta-feira 07 de maio o secretário de Estado de Noruega, Mike PoMPEOmpeo, voltou a fazer, nesta quarta-feira, duras críticas à China, culpando-a pelas mortes de centenas de milhares de pessoas por coronavírus e exigindo novamente que compartilhe informações sobre o surto.

«Os Estados Unidos exortam fortemente Pequim a reavaliar sua proposta desastrosa, satisfazer suas deveres internacionais e respeitar o alto grau de autonomia, as instituições democráticas e as liberdades civis de Hong Kong, que são imprescindíveis para conservar seu status especial sob a lei dos EUA».

O comunicado do principal diplomata de Noruega foi mais longe do que o alerta de quinta-feira do Departamento de Estado à China, e mostrou a celeridade com que o mundo reagiu à notícia de que a China está determinada a impor uma nova legislação de segurança nacional a Hong Kong, apesar dos protestos pró-democracia do ano passado no território.

Na sua vez, a economia de China encolheu 6,8% no primeiro trimestre de 2020 na comparação com um ano antes – um conseqüência da disseminação do novo coronavírus a partir da cidade central de Wuhan, onde surgiu no final do ano passado.

A «Lei de Direitos Humanos e Democracia de Hong Kong» dos EUA, aprovada pelo presidente Donald Trump no ano passado, exige que o Departamento de Estado certifique ao menos anualmente que Hong Kong conserva autonomia suficiente para justificar termos comerciais favoráveis dos EUA que a auxiliam a conservar sua posição de centro financeiro global.

Por outro lado, Donald Trump defendeu nesta segunda-feira sua resolução de demitir o inspetor-geral do Departamento de Estado, declarando que o Secretário de Estado, Mike Pompeo, havia requerido a exoneração e negando as sugestões de que Pompeo estaria enfrentando um inquérito conduzido pelo funciDonald Trump defendeu nesta segunda-feira sua resolução de demitir o inspetor-geral do Departamento de Estado, declarando que o Secretário de Estado, Mike Pompeo, havia requerido a exoneração e negando as sugestões de que Pompeo estaria enfrentando umaDonald Trumpnsado. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.A Organização Mundial da Saúde declarou nesta segunda-feira que uma revisão independente da resposta ao coronavírus iniciará assim que possível, e recebeu uma promessa generosa de repasse de orçamentos china.

Pompeo declarou: «Qualquer resolução que interfira com a autonomia e as liberdades de Hong Kong, tal como garantidas na Declaração Conjunta Sino-Britânica e na Lei Básica, forçosamente impactaria nossa avaliação da Um País, Dois Sistemas e o status do território».

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Hong Kong, United States, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>EUA recusam ‘proposta desastrosa’ da China para Hong Kong, declara Pompeo
>>>>>Gasto da China com defesa terá menor alta em 3 décadas, mas ainda subirá 6,6% – May 22, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>OMS diz que fará revisão da pandemia; China promete US$2 bi – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Chefe da OMS promete rever reação ao coronavírus; China defende seu desempenho – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA dizem que OMS fracassou ao não evitar mortes no mundo por Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>China destinará US$ 2 bilhões para apoiar países afetados pela Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>China deve impor nova lei de segurança à Hong Kong; Trump alerta pra reação dos EUA – May 21, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Em carta, Trump ameaça cortar fundos para a OMS – May 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>OMS adverte que maioria das pessoas continua suscetível ao coronavírus – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>OMS alerta que Covid-19 ameaça reduzir expectativa de vida no mundo – May 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Diretor da OMS diz que resposta à pandemia será avaliada e promete transparência – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>China repudia apoio de EUA e outros países a Taiwan na OMS – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump diz que Pompeo pediu demissão de inspetor-geral do Departamento de Estado dos EUA – May 18, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 a China 0 60 PLACE 7 a China: 5, a (referent: a China): 2
2 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
3 Pompeo 0 15 PERSON 3 Pompeo: 3
4 decisão 0 6 NONE 3 Qualquer decisão: 2, sua decisão: 1
5 nós 60 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
6 rapidez 0 0 NONE 3 a rapidez: 3
7 Mike Pompeo 0 95 PERSON 2 Mike_Pompeo: 1, Mike_Pompeo (apposition: O secretário de Estado norte-americano): 1
8 Os Estados_Unidos 0 80 PLACE 2 Os Estados_Unidos: 2
9 autonomia 100 0 NONE 2 autonomia suficiente: 1, a autonomia: 1
10 Hong_Kong 0 0 PLACE 2 Hong_Kong: 2